FRASES DE SAI BABA - 3

FRASES FAMOSAS e PENSAMENTOS CÉLEBRES

"A companhia de homens santos e devotados (satsang) leva gradativamente ao afastamento das atividades que geram enredamento. Quando um pedaço frio de carvão é colocado entre as brasas incandescentes e quando o fogo é avivado, o carvão também acende. O fogo da sabedoria funciona da mesma forma."


"A determinação do homem de adquirir bem-aventurança e paz não deveria oscilar como a chama de uma lamparina colocada no parapeito de uma janela fustigada pelo vento. Ele precisa aprender como conquistá-las com base nas escrituras compostas pelos santos ou dos sábios que as conquistaram. Para isso, precisa aderir ao Caminho, não importam as críticas contundentes ou quem quer que o condene desumana e cinicamente. O riso cínico não pode ferir o devoto. Seria possível que a tempestade abalasse os picos do Himalaia? Não deixem sua fé no objetivo ou caminho abalar-se ante qualquer problema ou dificuldade, labuta ou esforço penoso, sofrimento ou desespero. Todas estas coisas nada mais são do que nuvens passageiras, lançando sombras temporárias e ocultando por pouco tempo a glória do sol ou da lua. Não se distraiam pela dúvida ou pelo abatimento."


"A disciplina espiritual está baseada na fé na unidade de todos os seres que têm em si o Eu Superior imanente e onipresente. Aqui tenho à minha frente milhares desses seres escutando minhas palavras, mas em essência todos são Um, porque nada mais são do que milhares de ondas da superfície de um único oceano."


"A disciplina espiritual pode crescer apenas em um campo fertilizado pelo amor. Amor ou Prema é a condição sine qua non para a devoção a Deus. O amor que vocês têm pelos objetos materiais, nome, fama, esposa e filhos, etc, deve ser santificado sendo submetido ao mais poderoso amor de Deus."


"A educação é a raiz, enquanto a virtude é o fruto. De outra forma, toda a educação escolar seria perda de tempo e dinheiro."


"A educação escolar não se destina simplesmente à obtenção do alimento e prazer, à conquista de um meio de vida e aprendizado para desfrutar da inércia. Essa educação tem como objetivo ativar as qualidades divinas da sabedoria em ação, desapego e discernimento, que asseguram ao indivíduo desenvolver as virtudes da paz, verdade e retidão, graças ao florescimento do amor divino."


"A lei do karma confere esperança ao homem, pois, assim como for a ação, tal será a conseqüência. Não se amarrem ainda mais buscando os frutos da ação; ofereçam esses frutos aos pés de Deus, usem-nos para glorificá-lO e realçar Seu esplendor. Não se preocupem com o sucesso ou fracasso dos seus empreendimentos. Então, a morte não terá qualquer chance de enlaçá-los. A morte será um libertador, não um carcereiro."


"A língua pode pronunciar o nome do Senhor, os ouvidos podem estar abertos para ouvir as recitações da glória do Senhor, as mãos podem depositar flores frente à imagem de Deus; contudo, a língua pode não conhecer ou saborear o paladar, os ouvidos podem não se enternecer, as mãos podem não sentir desejo ardente. Isso só pode acontecer quando o coração estiver consciente do Supremo, quando a mente for emocionada ao se lembrar das glórias do Senhor."


"A mente leva os sentidos a se projetarem no mundo exterior dos objetos, pois elabora noções como prazer e dor, alegria e tristeza, terminando por construir grande número de anseios e impulsos. Ela resiste a todas as tentativas de voltar ao Eterno, Universal e Absoluto. A mente protesta quando a pessoa anseia por se tornar consciente da sua identidade com Deus; contudo, quando encontra oposição inabalável aos seus expedientes, entrega-se e desaparece."


"A pretensão de ser um devoto do Senhor, um adorador do Sublime, pode ser aceita apenas se as paixões e emoções forem puras e o caráter virtuoso."


"Abram as portas dos seus corações, para que o sol possa irradiar e desinfetar os vícios que lá se abrigam e iluminar seus recônditos. Vocês precisam ao menos começar a realizar esse pequeno esforço. O sol não abrirá as portas e entrará. Para ouvirem o programa certo e agradável, vocês precisam ligar o rádio e ajustar sua sintonia. Esse é um esforço inevitável."


"Adotem os textos sagrados como guias para a vida diária."


"Algumas pessoas são invejosas em relação ao alto padrão de vida alcançado pelas nações ricas, mas a pobreza da Índia é muito mais agradável para a vida adequada do que a vida luxuosa e vangloriosa do Ocidente. O mar tem uma vasta extensão de água, mas ele pode mitigar a sede do homem? Do mesmo modo, independente de quanto um homem possa ter, se ele não cultivou o desapego, isso não é mais do que um desperdício árido. O desapego dos prazeres sensórios e buscas objetivas ajudam no crescimento do amor em direção a Deus e ao Divino.


"As pessoas gabam-se por estar interessadas somente na investigação e na razão, por seguirem apenas o caminho do conhecimento supremo (jnana). Elas aspiram por ser pessoas liberadas que têm o conhecimento supremo – (jnanis)! Mas o conhecimento supremo não pode ser alcançado sem uma mente pura. Ele tem de descobrir quem ele é, antes de se aventurar na indagação de: 'Quem é Deus?' Uma vez que tenha descoberto quem ele é, não há necessidade em saber quem é Deus, já que ambos são o mesmo."


"As vidas dos personagens divinos, sábios e profetas que os homens lêem, se não forem usadas como tônicos para reforçar a saúde mental, ou como faróis a iluminar a jornada tortuosa da vida, são simples histórias que estimulam a fantasia. O homem sábio descobre nesses relatos sinais luminosos na escuridão."


"Assim como uma lâmpada acesa, a graça de Deus espalha-se por todos os lados e chega a todos aqueles que se aproximam e anseiam por estar próximo d’Ele; contudo, caso interponham uma sombra que impeça a luz de chegar até vocês, se a graça de Deus não brilhar, os únicos culpados são vocês."


"Assim como uma peste que destrói as colheitas de uma plantação, a inveja entra sorrateiramente e espalha-se com rapidez. Assim, mesmo nas questões de somenos importância, fiquem atentos para evitar que se tornem vítimas da inveja."


"Atuem de acordo com sua fé. Não enganem a si próprios e aos seus ideais. Negar por seus atos a verdade que vocês pregam é um sinal de covardia e suicídio moral. Vocês dizem que Deus sabe e vê tudo, mas fazem coisas erradas na crença de que Deus está em algum outro local."


"Batam e as portas da graça de Deus abrir-se-ão. Abram a porta e os raios do sol que aguardam lá fora entrarão silenciosamente e inundarão de luz o aposento."


"Cada segundo marca um novo nascimento; ele é uma nova chance para alcançar uma nova vitória. Isto porque, o objetivo, como previsto pela cultura indiana, é a realização do Atma pelo indivíduo, e não a aquisição de riqueza, erudição ou fama. O dever principal do homem é a investigação sobre a verdade. A verdade só pode ser alcançada através de profunda dedicação e devoção. E estes são dependentes da graça de Deus, que é mostrada apenas em corações saturados de amor."


"Creiam, esforcem-se e terão sucesso; essa é a mensagem dos textos sagrados. No entanto, esses textos não são usados dessa forma por aqueles que os consultam. As escrituras são lidas para fins litigiosos, para exibição pedante de erudição complexa; ou, como algumas pessoas fazem, são reverenciados como relíquias sagradas do passado. Raramente são adotadas como guias para a vida diária, como cintos de segurança durante a travessia oceânica perigosa chamada vida."


"Deus não está longe de vocês, ou afastado em algum lugar distante. Ele está dentro de vocês, em seu próprio altar interior. O homem sofre porque é incapaz de descobri-lO lá, e receber paz e alegria dessa descoberta."


"Deus pode ser encontrado pela prática espiritual perseverante."


"Esforço individual e a graça de Deus são fatores interdependentes; sem esforço, a graça não é outorgada e sem a graça, não pode haver gosto pelo esforço. Para conquistarem a graça, vocês precisam apenas de fé e virtude. Não é necessário louvar a Deus para conquistar Seu auxílio." "Existem muitas pessoas que tentam afastar seus filhos dos homens santos e livros sagrados, temendo que possam desenvolver atração por essas disciplinas numa idade muito precoce; contudo, nessa questão não existe algo como “muito precoce”, pois em qualquer época que se começar, sempre será “tarde” para quem sabe que a vida de curta duração está próxima de terminar."


"Milhares de pessoas podem assistir a um discurso sobre a Gita e permanecer imóveis em silêncio imperturbável, dando a impressão de concentração profunda e atenção indivisa; contudo, quem poderia dizer quantas delas estão sendo realmente transformadas pela Mensagem do Senhor? Os olhos vêem, mas os ouvidos divagam; os ouvidos escutam, mas a mente está vagueando ao acaso. A fé é uma planta que se desenvolve lentamente e, para tanto, é necessário concentração."


"Nesta guirlanda, o que mais ressalta aos olhos são as flores, enquanto que o fio que as une não pode ser visto e, sim, apenas inferido, pois não está muito evidente. Contudo, sem ele, todas as flores cairiam. Da mesma forma, sem essa ligação ao Supremo Absoluto, vocês despencariam como entidades nãorelacionadas; na verdade, todos existem porque têm a centelha divina em seu interior, a corrente divina que circula e ativa a todos. Tudo (a diversidade) está ligado ao Uno. No Uno, a multiplicidade encontra sustentação."


"No Estado de Kannada, há um festival chamado Karaga. A figura central desse rito santo mantém vários vasos em sua cabeça, um em cima do outro, e movimenta-se na procissão, marcando passo com a música; ele também tem de cantar em sintonia com a pausa e manter o tempo conforme a batida da bateria. Mas, o tempo todo, ele tem sua atenção fixada em equilibrar a torre precária em sua cabeça. Assim, também, o homem deve manter o objetivo da realização de Deus sobre si, enquanto ocupado na barulhenta e hilariante procissão da vida."


"Nos tempos antigos, a voz do professor era suprema. Até mesmo os imperadores não interferiam com a liberdade dos mestres, quando treinavam e puniam seus filhos. O filho era entregue ao mestre e os soberanos o apoiavam em todos os seus esforços por instrui-lo e aperfeiçoá-lo. Jamais ficavam ao lado do filho contra o mestre. Contudo, hoje em dia, as crianças são os mestres, pois ditam as regras; se tiram notas baixas, os pais declaram guerra contra o professor desafortunado, que não pode infligir nem mesmo a mais leve punição ao pupilo. Essa é a razão pela qual o ensino e a aprendizagem convencionais atingiram níveis tão baixos hoje em dia."


"O caráter das crianças precisa ser reforçado e purificado. Transmitam-lhes toda a segurança e coragem de que necessitam para se tornarem crianças boas, honestas, autoconfiantes. Não basta que elas aprendam alguma coisa que lhes permita sobreviver; como vivem é mais importante do que o padrão de vida. As crianças também precisam desenvolver reverência por sua religião e cultura, por seus conhecimentos educacionais e por seus pais."


"O declínio atual do progresso espiritual, que é tão marcante entre os líderes das instituições monásticas e outras ordens, é devido a essa bajulação indiscriminada realizada pelos grupos de aduladores. O louvor alimenta o fogo do egoísmo e embaça a fé genuína. O discípulo ou pupilo não deve adular o guru, nem este deve bajular o discípulo ou pupilo. Essa relação deve ser semelhante à que existe entre pai e filho. Se o filho adular o pai, ou este bajular o filho, isso seria ridículo."


"O engajamento em algum trabalho os libertará do seu ego limitado e os lançará na magnificência mais vasta, uma tarefa na qual possam dedicar os frutos da ação a Deus, na qual devotem seu tempo e sua energia visando compartilhar sua felicidade, capacidade ou conhecimento com seus semelhantes."


"O homem precisa reduzir seus desejos para libertar-se da ilusão; os desejos originam-se do apego, enquanto a liberação vem do desapego."


"O homem preenche seus dias com trabalho incessante e mergulha em ansiedade e preocupações perpétuas. Extremamente atarefado, sem tempo para parar e contemplar silenciosamente a obra de Deus, o homem é atormentado por pressentimentos estranhos e inexplicáveis e corre atabalhoadamente atrás de falsos consolos, com sua visão embaçada pelo ódio e pela ambição."


"O ideal das mulheres é a condição da esposa fervorosa e mãe amorosa. Esse dharma é muito louvável."


"O primeiro passo do dharma é a gratidão."


"Os corações das crianças são puros, são atraídos fácil e naturalmente para os Pés do Senhor, porque não têm apego aos objetos dos sentidos, que lhes impediria de inalar profundamente a fragrância da glória divina. A felicidade que irradia dos rostos dessas crianças é uma evidência de sua simplicidade e doçura inatas."


"Os ensinamentos sublimes dos textos antigos são a herança da humanidade e devem ser transmitidos às gerações novas nos lares e nas escolas."


"Os pais deram-lhes esses corpos e nutriram a inteligência e o amor que trazem dentro deles; por essa razão, devem se sentir gratos. Se não honrarem seus pais, que são os criadores na forma humana, como conseguirão aprender a honrar o Criador na Forma Divina? Além disto, os pais revelam para vocês a glória de Deus e os meios de adorá-lO; eles são os primeiros representantes da autoridade que vocês encontram, autoridade modificada pelo amor e pelo esmero."


"Os pais têm de aconselhar os filhos: 'Estejam convencidos de que há um Deus nos guiando e nos protegendo. Lembrem-se d’Ele com gratidão. Orem a Ele para os tornar puros. Amem a todos, sirvam a todos. Unam-se à boa companhia. Visitem templos e homens santos'."


"Os pais não devem realçar as faltas alheias na criação dos filhos, ou demonstrar seu ódio ou sua inveja dos outros frente a essas mentes tão sensíveis."


"Os sábios da Índia tinham o conhecimento de que a mente é um instrumento que pode aprisionar ou libertar o homem da escravidão."


"Parece muito impróprio quando um membro da família é louvado por outro, antes do repouso. Esse é um hábito, um cerimonial que foi trazido por empréstimo da vida política, onde os ministros ao serem apresentados recebem elogios, de forma que alguns benefícios possam ser trazidos ao local que eles estão visitando e aos que o estão homenageando." "Quando jovem, o coração humano é muito sensível e responde à mágoa e à dor da humanidade. O exemplo dos mais velhos, as lições que recebem dos pais, a companhia que têm e o treinamento que recebem nas escolas e na sociedade é que transformam esses corações em pedra. Mantenham esses corações sensíveis; aprendam a compartilhar com os demais sua mágoa e alegria; não sintam ciúmes quando os outros forem mais felizes, ou quando conquistarem prêmios ou créditos nos exames. Sigam seu exemplo de dedicação, orem por uma cota mais ampla de inteligência ou por uma memória mais afiada, mas não abriguem a inveja e malícia em seus corações."


"Quando vier a saber que Deus está dentro de si, vocês irão se valorizar muito mais, pois quando um homem sabe que o pedaço de “vidro” que pegou é um diamante, ele irá mantê-lo num cofre de ferro, para uma melhor segurança. Quando um pedregulho é entalhado por um escultor em uma adorável imagem de Deus, ele será altamente valorizado e colocado em um templo magnífico e adorado através de ritos cerimoniais por gerações."


"Sem dúvida alguma, a escola é um local sagrado, no qual se realiza uma tarefa sagrada: formar e moldar os destinos de muitas gerações do país. Aqui, as crianças aprendem as habilidades e aptidões especiais, que podem levá-las a alcançar a meta da felicidade e trazer paz e prosperidade às famílias e sociedades às quais pertencem. Nas escolas, as crianças são corrigidas, treinadas e apresentadas à grandiosa cultura que os profetas e sábios da antigüidade desse país descobriram e legaram para a posteridade."


"Somente quando tiverem derrotado os inimigos internos da luxúria, cobiça, ódio e orgulho, e assegurado um domínio incontestável sobre si mesmos, é que poderão ascender ao Trono e clamar para serem o Mestre."


"Todos vocês precisam envidar algum esforço espiritual para eliminar da mente a luxúria e avareza, a inveja e o ódio. Saiam do poço do ego e entrem no oceano do Espírito Universal, do qual vocês fazem parte. Forcem suas mentes a respirar a atmosfera mais sublime do Eterno, lembrando-se de Deus e Sua glória a cada segundo, a cada respiração, quando repetirem qualquer um dos Seus nomes."


"Vocês lêem nos jornais sobre campanhas, conquistas, vitórias, triunfos, etc, mas elas são todas conquistas materiais e outros triunfos. Façam campanha contra as tentações dos sentidos, conquistem os inimigos internos, triunfem sobre seu ego. Essa é a Vitória para a qual vocês merecem parabenizações, não as outras. É isso a que Eu me refiro como identificação com Deus (Swarajya)."


"Vocês precisam amar e reverenciar seus professores. Esta é a primeira etapa da disciplina que leva ao desenvolvimento de um caráter virtuoso. Esses mestres têm seu progresso como estímulo para seu trabalho; têm muita paciência para suportar seus erros; colocam suas mãos entre as suas e levam-nos gentilmente para a terra maravilhosa do conhecimento acerca do mundo e seu Criador. Se vocês desrespeitarem seus professores, como poderão assimilar as lições que eles anseiam por lhes ensinar? Sem aprendizagem não pode haver proteção; somente a educação garante sua segurança. Se forem educados, vocês podem estar protegidos das tentações do mundo, que os induzem a falar falsidades, apropriarem-se das posses alheias, odiarem o próximo, tirarem vantagem da fraqueza ou ignorância do outro."


"Vocês têm de estar no mundo, mas não precisam ser dele. A atenção tem de ser fixada em Deus, no Deus interior."

Outras frases

Frases de Sai Baba: 1  2


Frases do Dalai Lama: 1  2


Frases de todos os autores
(por ordem alfabética)

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10
11  12  13  14  15  16  17  18


Frases de amor: 1  2  3  4  5  6




Google
 
Web www.eurooscar.com

www.NewWordGames.com - Author: Euro Oscar - © 2008
All Rights Reserved - Contact: eurooscar@gmail.com


Se veio até aqui por um link externo e não vê o menu fixo à esquerda, clique aqui, para melhor usar e controlar o site.


Página inicial do site