FRASES DE BUDA SHAKIAMUNI - 1

Pesquisa, compilação, seleção,
digitação e revisão de Euro Oscar

FRASES FAMOSAS e PENSAMENTOS CÉLEBRES

"A sabedoria é o melhor guia e a fé, a melhor companheira. Deve-se pois, fugir das trevas da ignorância e do sofrimento, deve-se procurar a luz da Iluminação."

"Aquele que percebe a existência da dor e conhece sua causa, remédio e extinção, compreende as quatros nobres verdades, está no bom caminho. Seu reto propósito é ser a luz que ilumina seus passos, e a palavra verdadeira é o seu refúgio. Caminhar em linha reta, com reta conduta."

"Aquele que protege sua mente da cobiça, e da ira, desfruta da verdadeira e duradoura paz."

"Aqueles que se respeitam e se amam a si mesmos devem estar sempre alerta, a fim de que não o sejam vencidos pelos maus desejos."

"Assim como as pedras preciosas são tiradas da terra, a virtude surge dos bons atos, e a sabedoria nasce da mente pura e tranqüila. Para se andar com segurança, nos labirintos da vida humana, é necessário que se tenham como guias a luz da sabedoria e virtude."

"Bem farias em te examinares e refletires sobre ti mesmo."

"Cada qual pagará a si mesmo pela má ação que cometeu. Praticando uma boa ação, cada qual se purificará a si mesmo. Não se podem purificar uns aos outros."

"Cada um é senhor de si mesmo, deve depender de si próprio; deve, portanto, controlar-se a si próprio."

"Dominar-se a si próprio é uma vitória maior do que vencer a milhares em uma batalha."

"É mais fácil ver os erros dos outros que os próprios; é muito difícil enxergar os próprios defeitos. Espalham-se os defeitos dos outros como palha ao vento, mas se escondem os próprios erros como um jogador trapaceiro."

"Eu sou o resultado de meus próprios atos, herdeiro desses atos; atos são a matriz que me trouxe, os atos são o meu parentesco; os atos recaem sobre mim; qualquer ato que eu realize, bom ou mal, eu dele herdarei. Eis em que deve sempre refletir todo o homem e toda mulher."

"Feliz aquele que vence o egoísmo, alcança a paz, encontra a verdade. A verdade liberta-nos do mal; não há no mundo libertador igual. Confie na verdade, mesmo que você não seja capaz de a compreender, mesmo que no começo lhe pareça amarga a sua doçura."

"Minhas obras são meu bem; minhas obras são minha herança; minhas obras são o seio que me leva; minhas obras são a razão à qual pertenço; minhas obras são meu refúgio."

"Não busco recompensa alguma, nem mesmo renascer num paraíso; procuro, porém, o bem dos homens, procuro reconduzir os que saíram do Caminho, alumiar os que vivem nas trevas e no erro, banir do mundo toda pena e sofrimento."

"Não sou o primeiro Buda que existiu na terra, nem serei o último. No tempo devido outro Buda levantar-se-á no mundo, um santo, um ser divinamente iluminado, dotado de sabedoria em sua conduta, benigno, conhecendo o universo, um líder incomparável dos homens, um mestre dos anjos e dos mortais. Ele vos revelará as mesmas verdades eternas que vos ensinei. Ele vos pregará esta religião, gloriosa em sua origem, gloriosa em seu climáx, gloriosa em seus objetivos, tanto no espírito como na forma. Ele proclamará uma vida religiosa tão pura e perfeita como a que agora proclamo. Seus discípulos serão contados em milhares, enquanto que os meus contam-se em centenas."

"Não tenham medo em seus corações de coisas como elefantes selvagens. Porém, o que devem temer são as más companhias! Um elefante selvagem destrói apenas o corpo da pessoa; ele não pode destruir seu coração. No entanto, a má companhia destrói ambos. Se você for morto por um elefante selvagem, não cairá em nenhum dos três maus caminhos (inferno, fome e animalidade). Mas se as más companhias o levarem à morte, você certamente cairá em um dos três!"

"Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente."

"Numa viagem, um homem deve andar com um companheiro que tenha a mente igual ou superior a sua; é melhor viajar sozinho do que em companhia de um tolo."

"O homem que busca a fama, a riqueza e casos amorosos, é como uma criança que lambe mel na lâmina de uma faca. Ao lamber e provar a doçura do mel, a criança corre o risco de ter a língua ferida. É como o tolo que carrega uma tocha contra o vento forte; corre o risco de ter o rosto e as mãos queimados."

Mais frases de Buda Shakiamuni

2

Todas as frases do site

Índice

Google
 
Web www.eurooscar.com

www.eurooscar.com  -  eurooscar@gmail.com
©Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade - Privacy Policy

Se não vê o menu esquerdo de navegação clique aqui.

Only if you are not seeing the left navbar click here.

Home