RACIONALISMO CRISTÃO - 11

APRENDER A VIVER

Vem o Racionalismo Cristão preparando os espíritos para saberem viver, e é tão importante o saber viver que insistimos em fazer compreenderem as criaturas a necessidade de se esclarecerem. Há muita gente pensando que vive, mas não vive, vegeta, porque conduz-se sem um ideal, sem um objetivo elevado na vida. Há muita gente que se acomoda a tudo, que não quer fazer o menor sacrifício, que julga que para bem viver deve levar uma vida de prazeres, ter vida dissipada, vida sem cuidados e sem trabalho, mas isso será viver? O espírito encarna para fazer alguma coisa de bom, em bem de seu progresso espiritual. Portanto, vem para produzir, para criar, para ser útil, e não para ser um inútil, sem possuir uma finalidade na vida.


E como neste mundo nada se consegue sem sacrifício e sem trabalho, toda criatura tem que trabalhar, tem que se esforçar pelo seu aperfeiçoamento moral. A vida torna-se útil para aqueles que a estudam e compreendem e a sabem viver com inteligência; a vida torna-se difícil e trabalhosa para aqueles que em tudo vêem obstáculos, dificuldades, empecilhos. Há criaturas que têm prazer em tudo dificultar na vida, e essas encontram de fato tudo difícil, porque o seu espírito está impregnado de idéias enfermiças, pessimistas, e que, portanto, só podem concorrer para o seu mau estado psíquico.


É preciso, pois, saber viver. Saber viver, lutando, trabalhando, esforçando-se o ser para cada vez mais galgar no terreno da vida material e da espiritual, e assim é que se estará concorrendo para o maior progresso espiritual do mundo. Aprendam, pois, a viver, se quiserem progredir e se quiserem encontrar paz de espírito, essa paz tão desejada que constitui a verdadeira felicidade do ser. Tudo é possível conseguir na vida quando a criatura se dispõe à luta para conseguir o que deseja.


Há seres que possuem uma fraqueza de ânimo tão grande que de tudo se amedrontam, que em tudo vêem obstáculos, precipícios, temores, tornando-se criaturas, enfim, sem coragem e sem valor; essas criaturas são verdadeiras infelizes e estão sujeitas a avassalamentos. Devem as criaturas preparar-se para aquilo que de bom e de mau encontrarem no mundo. Contar só com compensações, glórias, prazeres e alegrias é contar com coisas que podem existir mas que não são eternas.


A luta é a vida destinada ao ser humano, portanto, todos têm que lutar, todos precisam lutar e, aqueles que sabem lutar com valor, esses são os que saem da luta vitoriosos; aqueles que por tudo se assombram, que se acovardam, esses serão os eternos fracassados. O mundo é dos fortes, estamos sempre a dizer; o mundo é dos fortes, porque só um espírito preparado pode levar de vencida a vida e tudo conseguir. Há exemplos frisantes no mundo do quanto vale a força de vontade. Há criaturas que chegaram ao apogeu na vida material devido unicamente a sua força de vontade, e há outras que, infelizmente, descem, descem e caem, por serem fracas, por serem pusilânimes, porque são infelizes.


É preciso que as criaturas se disponham a vencer, não se lembrem nunca de fraquezas, mesmo que encontrem dificuldades sérias na vida, mesmo que encontrem tropeços, mesmo que não corram os seus negócios na medida dos seus desejos. O dever da criatura valorosa é enfrentar as dificuldades, procurando vencê-las, procurando saná-las, sem se deixar abater, sem se entregar a fraquezas.


O Racionalismo Cristão prepara os espíritos para a luta, indica como a criatura deve pensar para tudo conseguir. É no pensamento que está o segredo de todo o êxito, é o pensamento que guia as criaturas e o pensamento forte e bem guiado é que as leva ao caminho do bem, da vitória e da glória. Aprendam, portanto, a pensar sempre bem, não alimentem idéias pessimistas, não se entreguem a pensamentos de fraqueza, porque o ser conforme pensar assim será, conforme pensar, assim receberá. Lembrem-se sempre disso e alimentem sempre pensamentos bons, não tenham receio de coisa alguma, tratem de lutar para vencer, não pensem em enfermidades, não pensem em fraquezas, lutem, trabalhem e procurem, sobretudo, possuir a paz de espírito, a tranqüilidade, a harmonia nos lares, porque um ambiente são, de paz e tranqüilidade traz a verdadeira felicidade, concorre para que as criaturas estejam sempre calmas, raciocinando com acerto e agindo com prudência.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home