RACIONALISMO CRISTÃO - 13

AUTOCORREÇÃO

Há tantas misérias, há tantas infelicidades no mundo provenientes da ignorância, da falta de senso, de critério que a muito custo se pode fazer compreender às criaturas que a vida na Terra seria muito melhor se dessem trato à inteligência e ao raciocínio. Não basta ser crente ou descrente, nem ser indiferente, é preciso ter esclarecimento para que a criatura se conheça como espírito e matéria, e saiba dar valor ao pensamento. Esclarecido o ser, saberá exercer predomínio sobre si mesmo, controle para viver como criatura humana sensata e cordata.


Há entre as criaturas humanas mais animalidade do que espiritualidade; cuida-se muito da matéria, vive-se muito mais para ela do que para o espírito. Os bons sentimentos, os sentimentos elevados e dignos, aqueles que partem do espírito e que são, por conseguinte, superiores, esses não têm valor para aqueles que só visam ao seu interesse; todo aquele que apenas quer a satisfação do seu "eu" passa a ser uma criatura sem valor; aquilo que requer renúncia, sofrimento, sacrifício não tem valor, não tem merecimento, não pertence à época, não é deste mundo, porque entendem os materialistas que aqui só se pode viver sem nenhuma elevação moral ou espiritual. No entanto, a humanidade seria bem outra, se todos os seres tivessem um pouco mais de sentimento espiritual, sentimento que se revela nos atos, nos sacrifícios, na renúncia, em tudo enfim que eleva e dignifica. Todos vivem, comem, dormem, praticam atos comuns, mas tudo isso sem o menor vislumbre de sentimento fraternal.


As misérias morais e materiais do mundo, as infelicidades que se observam nas criaturas desapareceriam se fossem menos materializadas as suas idéias, a sua forma de ver a vida. Tudo no planeta Terra é matéria e o que é da Terra na Terra fica, mas os espíritos que a ela vêm não são da Terra, não pertencem à Terra, portanto deveriam se altear nos seus pensamentos, deveriam dar mais valor àquilo que não é visto mas é sentido, porque existe e vive eternamente, por ser espírito.


O Racionalismo Cristão é doutrina que esclarece, que fortifica, que eleva a criatura, mas não pode fazer com que aqueles que têm prazer em viver metidos em verdadeiros lodaçais, rastejando quais répteis, se alteiem, se tornem dignos de conceito por parte daqueles que pensam e raciocinam com acerto. Há muito que outra coisa não se faz que não seja ensinar a humanidade a viver. Viver é uma arte que todos devem cultivar. É uma ciência que todos devem estudar. O homem não pode viver como vive o animal. Ele pensa, ele tem inteligência, para só fazer aquilo que pensa para o bem ou para o mal.


A vida na Terra seria bem mais dolorosa para todos se não existissem aqueles que pugnam pela verdade, pela moral e pela superiorização dos atos da vida. O Racionalismo Cristão deseja ver as criaturas esclarecidas e felizes. Nem todos os espíritos podem possuir a mesma afinidade; eles partem de diversos mundos, diferentes, portanto, em sua espiritualidade, mas todos são luz, todos são partículas da Inteligência Universal; todos aqui vêm para se depurarem e progredirem.


Os espíritos encarnados ficam sujeitos às leis da vida na Terra, e como seres humanos não são nenhumas perfeições, e não o sendo, eles, naturalmente, têm os seus choques, têm as suas atribulações, têm os seus defeitos, têm os seus maus hábitos, têm, enfim, tudo o que lhes acarreta imperfeições. São, portanto, espíritos em evolução, e sendo espíritos em evolução, para que possam bem viver na Terra, precisam se tolerar, precisam saber se desculpar mutuamente, para que haja felicidade, paz de espírito, e para que isso exista, é preciso que todos cumpram o seu dever, reconhecendo os seus defeitos para corrigi-los e aumentar sempre as suas qualidades.


A vida se tornará suave no dia em que todos souberem cumprir os seus deveres, no dia em que todos se tolerarem como espíritos ligados à mesma fonte de origem, movimentando corpos diferentes, famílias diferentes, mas todos irradiados pela Inteligência Universal, portanto, todos merecendo o mesmo apoio espiritual. Saibam pensar, saibam elevar o pensamento sempre, pois, esse é o caminho para poderem bem viver.


É no pensamento que está a defesa da criatura; é o pensamento são e forte que serve da guia na vida; ele elucida, eleva, ajuda a viver e a vencer. É pensando com elevação, agindo como criatura esclarecida que se consegue vencer os obstáculos, as dificuldades que surgem pela frente. É com pensamentos elevados que se afugenta a fraqueza, a dúvida e a vacilação e se consegue vencer as dificuldades. Saber pensar é o dever de toda criatura esclarecida. É no pensamento que está o segredo de todo o êxito, e, para ter êxito, a criatura deve saber pensar, pois, pelo pensamento, afugenta o mal e atrai o bem, não se esqueçam nunca disso. Não alimentem pensamentos que não sejam sãos, elevados, fortes e dignos. O Racionalismo Cristão leva o esclarecimento aos espíritos para que saibam viver e para que, da luta que são obrigados a travar na Terra, saiam vitoriosos.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home