RACIONALISMO CRISTÃO - 15

CARÁTER DAS CRIANÇAS

O gênero humano, quando persiste no mal, é muito mais difícil de se corrigir do que os próprios irracionais; há criaturas tão rebeldes, de pensamentos tão ínfimos, de temperamentos tão revoltados e maus, que não há conselhos, não há exemplos que as modifiquem e as façam tornar-se melhores, enfim, humanas e sãs da alma.


Desde quando encarnado, lidando sempre com toda espécie de gente numa experiência dolorosa, sem dúvida nenhuma, quando nós desencarnamos já tínhamos profundas desilusões, provindas da ingratidão e da rebeldia de muitos espíritos renitentes. Esclarecer a humanidade não é serviço tão fácil, como a muitos parece. Esclarecimentos temos feito, mas há seres que não se modificam. Temos o máximo interesse em levantar e fortificar espiritualmente aqueles que aqui chegam, mas há os que nada aceitam, porque no seu modo de pensar, com o seu temperamento criam imaginações completamente diferentes do que lhes apresentamos como sendo a verdade.


A vida do encarnado é cheia de surpresas, e o ser humano tem que vivê-la. Portanto, devem se preparar para receber as lições que ela dá a todos aqueles que pensam e raciocinam. Há muita gente que vive por viver, passa os dias, as horas e os minutos inconscientemente; mas aqueles que pensam, aqueles que raciocinam, que têm a noção da responsabilidade, que têm encargos e que procuram cumprir os seus deveres não podem deixar de esperar surpresas mediante os muitos problemas a resolver na vida.


Forme-se, portanto, muito bem o caráter da criança, porque dessa formação depende o seu êxito na vida amanhã. O seu futuro, a sua felicidade dependem da formação do caráter. Nunca se deve descurar a formação do caráter de um filho, porque os espíritos que não tiveram quem lhes formasse o caráter desde criança são justamente aqueles que se tornam rebeldes, que se tornam infelizes. Nesses espíritos nada cala e nada se consegue, porque ficaram como que embrutecidos. É preciso saber guiar os espíritos encarnados desde a infância.


É preciso viver neste mundo sem ilusões, sem pessimismo, tudo sabendo ver e observar, tudo recebendo com a máxima naturalidade. É preciso caminhar com o passo firme e a mente alteada, único meio de se chegar à vitória. Só assim procedendo é que os espíritos conseguem passar por este mundo sem fraquejarem no cumprimento do seu dever, lutando com denodo e valor. Sejam, portanto, fortes, encarem a vida como a vida é, saibam vencer as suas dificuldades, saibam lutar com valor, aproveitem as lições que a vida oferece e ajam sempre como criaturas criteriosas, desejando melhorar, subir sempre e descer nunca.


Numa época de agitado progresso, na qual se pode viver com mais facilidade, verifica-se que tudo se dificulta e, quando a vida devia tornar-se mais suave, amena, é o contrário, torna-se árdua e difícil, porque são as próprias criaturas que assim querem. Quem dificulta a vida são os próprios seres humanos pelo mau uso de seu livre-arbítrio. Tudo, hoje, no mundo se encontra facilitado para haver mais produção, mais fartura, menos dificuldades econômicas. No entanto, são criadas situações críticas, morais e materiais, porque faltou o critério e o bom senso, havendo embaraços à produção. O progresso industrial tem emprestado ao mundo uma série de facilidades. A máquina vai substituindo o braço humano e diminuindo assim o desperdício de energias físicas. Mas diminuindo o trabalho braçal, infelizmente, aumentou a indolência, o pouco caso, o desamor ao trabalho e é por isso que, embora se tenham criado meios e modos de tudo se facilitar, o homem por sua maldade dificulta a vida.


Em vez de racionalizar o trabalho como um bem para vida, para melhor ocupação das horas livres em estudo e recreio úteis, entregam-se a orgias, misérias morais e materiais. Numa época em que tudo é progresso, luz e atividade, em que as distâncias se encurtam pela aviação, em que as indústrias aumentam os meios de produção, em que a inteligência do homem é mais desenvolvida do que nunca, há criaturas revoltadas, há criaturas que se rebelam contra o trabalho honrado, contra o progresso espiritual, porque a vaidade, a prepotência e o espírito de domínio as vêm obcecando. Pela ignorância de uns e pela perversidade de muitos há como que uma sede de luxo, de regalias, de igualdades mal compreendidas. É isso que concorre para as dificuldades da vida.


A escassez de muita coisa que não temos existe justamente por culpa de certas criaturas, pela desonestidade de uns e pela falta de cooperação de muitos. Portanto, quer uns, quer outros, são uns criminosos, a eles cabe culpa das dificuldades da vida. Hoje, que tudo pode ser fácil, por que não há abundância de tudo em toda a parte? Principiando por este país, cujo solo é fertilíssimo, é preciso apenas quem queira cuidar dele, quem se dedique com a compreensão do que há a fazer. Cuide-se da terra e do povo, facilite-se a locomoção, existam os meios de transporte e nada, absolutamente nada, faltará. Desapareçam o pouco caso, a indolência, as revoltas, os recalques, as ofensas, os melindres e a desonestidade e se entrará numa situação bonançosa.


É preciso energia espiritual, bom senso e critério para que o homem se compenetre de que a vida se torna fácil, desde que ele o queira. A indolência espiritual atrofia e aniquila a razão, engendra as enfermidades, torna as criaturas inúteis. É preciso que todos saibam aumentar as suas energias, agindo com critério, com prudência e com valor. A revolta espiritual de nada adianta. Tudo se deve resolver pela inteligência, com critério e bom senso. As desordens implantadas no mundo vêm justamente comprovar que todos são uns revoltados sem a compreensão de que não há vida sem luta e que, portanto, o espírito vem à Terra ciente e consciente de que essa é a vida. Saibam, pois, os homens estudar a Vida e criar leis humanas de modo a não se escravizarem uns aos outros e sim viverem cooperando para o aperfeiçoamento espiritual e planetário.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home