RACIONALISMO CRISTÃO - 18

CONHECER PARA NÃO TEMER

Se pudéssemos sacudir as criaturas e fazê-las despertar, despertar para compreenderem a razão de ser da sua estada neste mundo, despertá-las-íamos para que não continuassem na indolência espiritual em que vivem, desprezando as coisas mais sérias da vida e que são as espirituais. Há muita gente que vive mas não sabe por quê, nem qual a sua finalidade na vida. O materialismo que as obseda, impede que dêem importância às coisas espirituais. Procuram o baixo espiritismo para satisfazer a sua curiosidade ou algum desejo criminoso, alguns interesses contrariados, sem saberem, sem terem noção do perigo que correm freqüentando esse espiritismo, envolvidas que são em assuntos espirituais dessa espécie; outras criaturas têm pavor do espiritismo, e estas são as religiosas que fogem do espiritismo como dizem: "como o diabo da cruz" e têm verdadeiro pavor quando se fala em espiritismo e nem querem saber se ele existe ou não. Condenamos umas e outras. Condenamos as primeiras, porque a prática do baixo espiritismo é de fato um perigo e todos dele devem fugir. Condenamos as segundas, porque o seu fanatismo religioso não as deixa raciocinar e compreender que não se deve desprezar a vida espiritual que existe, nem tampouco desconhecer os fenômenos psíquicos, que são de grande importância na vida dos seres. Essas criaturas, quer umas quer outras, podem chegar ao avassalamento sem quererem compreender a causa desse avassalamento, que é puramente psíquica.


O espiritismo tem sido uma fábrica de loucos para aqueles que, ignorantes, o abraçam, ou com ele se divertem, praticando atos indignos e fazendo até mal a muita gente. Mas há necessidade de se estudar o Espiritismo Racional e Científico, o Alto Psiquismo, aquele que desvenda às criaturas não os mistérios, porque mistérios não existem, mas a vida real, a vida espiritual, aquela vida que todos devem procurar conhecer, porque ela é a garantia daqueles que vivem na Terra, sujeitos a avassalamentos, sujeitos a males psíquicos desconhecidos e que só podem ser combatidos pela prática do Espiritismo Racional e Científico. No Redentor e seus Filiados não se pratica outro espiritismo que não seja o Racional e Científico. Nós não nos propomos a satisfazer a curiosidade de ninguém, não fazemos propaganda de curas, nem tampouco fazemos questão de adeptos e fanáticos. O nosso fim é bem mais elevado. Nós queremos que as criaturas se esclareçam.


Aqueles que freqüentam as nossas Sessões Públicas de Limpeza Psíquica sofrem nelas a Limpeza Psíquica de que todos carecem para se tornarem mais leves, os seus espíritos mais lúcidos e aqui deixarem a carga fluídica, os espíritos inferiores que os perturbam, que os acompanham, atraídos pelos pensamentos. No Redentor e seus Filiados explanam-se Princípios esteados na Verdade, que irradiam moral para levantar o ânimo das criaturas, ensinando-as a viver, a pensar, a se livrarem dos males psíquicos e até físicos, porque uma criatura esclarecida pelo Racionalismo Cristão sabe pensar, sabe guiar os seus passos pelos pensamentos fortes. A criatura esclarecida sabe que não deve ter pensamentos de fraqueza, que não pode se deixar enfraquecer, que deve lutar com denodo, que não pode esperar nem contar com a proteção de quem quer que seja, que tem que contar somente consigo, com o seu valor, com a sua vontade forte e educada para o bem.


Assim fazendo e assim pensando, a criatura enfrenta as vicissitudes da vida, enfrenta as tempestades e vendavais, passa por cima de todas as dores e sofrimentos, encara a vida como deve encarar, com sobranceria, valor e desprendimento. Os espíritos assim preparados não têm receio de coisa alguma, não fracassam na vida, porque sabem lutar com valor, sabem pensar e sabem, sobretudo, que existem as Forças Superiores, assim como também existem as forças inferiores que são atraídas pelos pensamentos de fraqueza.


Para uma criatura ser bem assistida basta cumprir os seus deveres, ser honesta, pensar sempre com elevação, não ter ódio, nem inveja de ninguém e caminhar sempre como criatura equilibrada e sensata, ocupando o seu tempo em coisas úteis, não ser parasita e indolente, mas útil, valente e destemida. É assim que o Racionalismo Cristão quer as criaturas, é assim que deseja esclarecer a humanidade, fortificando todas as criaturas para que vivam com valor, para que lutem com denodo, para que não tenham receio de coisa alguma.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home