RACIONALISMO CRISTÃO - 20

CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE

Tudo se torna mais fácil àqueles que procuram facilitar a luta pela vida. As dificuldades vencem-nas os seres que as enfrentam, agindo com bom senso e critério. Há muita gente infeliz porque procura, justamente, a felicidade onde ela não se encontra, esquecendo-se de que é a própria criatura quem a constrói, assim como também quem a destrói. Agindo com critério e bom senso, pisando com firmeza neste mundo, caminhando sempre para a frente, procurando vencer todos os obstáculos e transpor todas as barreiras, sem pessimismo, sem receio, sem medo, sem vacilação, as criaturas têm que chegar ao final de sua existência vitoriosas sempre.


É preciso saber viver, vimos nós afirmando sempre. Sim, é preciso saber viver, porque o saber viver é uma arte que toda gente deve cultivar. Nem tudo o que o ser humano deseja e pensa poder encontrar na sua existência, consegue. Há muita coisa contrária aos seus desejos e ao seu modo de pensar, e em vez de a criatura se revoltar, em vez de se tornar pessimista, ela deve revestir-se de resignação, moderação e paciência, procurando vencer, e tudo ver, tudo observar, solucionar da melhor maneira possível. O que não tem remédio remediado está: mais vale prevenir do que remediar. Assim sendo, previnam-se as criaturas contra os males que as possam atacar, previnam-se contra as vicissitudes da vida.


Querer é poder e toda criatura que sabe querer pode alcançar aquilo que quer, desde que seu querer seja possível, seja razoável, seja comedido, porque há muitos que querem o impossível. Tudo que estiver dentro das leis comuns e naturais que tudo regem, tudo que seja razoável e que a criatura, pelo seu pensamento forte e valoroso sabe querer, ela consegue. Saber guiar o pensamento é dever de todas as criaturas que desejam manter-se equilibradas. Um pensamento forte, bem irradiado e bem elevado é uma defesa para o espírito, é uma barreira que impede que sofra as conseqüências de um pensamento de mal, irradiado sobre si. A criatura é forte quando tem valor espiritual para afugentar de si os maus pensamentos e, por conseguinte, a má assistência astral.


A fraqueza de vontade deve ser combatida, porque ela é a causa de muitas infelicidades. Toda criatura deve ter força de vontade, deve ter personalidade, deve saber querer, mas querer para o bem, querer para a virtude, agir sempre com sensatez, com bom senso, com equilíbrio. O maior mal da humanidade é a ignorância da Verdade. Toda criatura que ignora o que seja a Verdade, toda criatura que vive num mundo de sonhos e de ilusões, é ignorante, e, portanto, uma infeliz, porque não tem em si as energias necessárias para saber afugentar o mal, para livrar-se do mal, para afugentar tudo que for prejudicial. Saibam, portanto, bem guiar o pensamento, tornem esse pensamento uma muralha que impeça a aproximação maléfica das forças inferiores e se tornarão invencíveis.


Quando a criatura tem consciência absoluta de que cumpre o seu dever, de que cumpre as suas obrigações, não deve recear coisa alguma, porque a satisfação do dever cumprido, a satisfação das obrigações cumpridas, deve ser o bastante para que se sinta com a consciência limpa. Toda criatura que deseja o mal, toda criatura que é má, toda criatura que pensa mal atrai para si mesma esse mal. Portanto, quem bem faz para si o faz, mas quem mal faz para si também o está fazendo. O mundo está cheio de misérias e maldades, mas a miséria e a maldade só atingem aqueles que têm pensamentos maus, aqueles que são coniventes com o erro.


Ajam como criaturas dignas, ajam em tudo com sensatez, com critério e terão sempre a paz de espírito que lhes dá a consciência do dever cumprido, que é a maior felicidade de que o ser humano pode gozar na Terra. Agindo a criatura esclarecida com valor, caminhando sempre dentro da moral e do bom senso, está isenta de todo mal e chega ao final da sua existência com a satisfação de algo de bom haver feito em bem do Todo. Cumpram todos os seus deveres e ajam neste mundo como criaturas valorosas, ponderadas, moderadas e justas.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home