RACIONALISMO CRISTÃO - 21

CRÍTICA DESAIROSA

Esta Doutrina, que se iniciou combatendo religiosidades e mentiras que só servem para iludir e enganar a humanidade; esta Doutrina, que tem a finalidade de preparar as criaturas para a luta pela vida, ensinando-as a pensar, a darem valor ao pensamento, indicando-lhes as vicissitudes da vida; esta Doutrina se impõe pela Verdade que explana, não admitindo nem ilusões, nem hipocrisias, nem mentiras. E, assim sendo, exige dos seus praticantes raciocínio, para saberem discernir com acerto, para tudo analisarem e tudo resolverem. Esta Doutrina não admite fanatismo, porque o fanatismo embota a inteligência, escurece a razão e torna as criaturas instrumentos dóceis da vontade alheia, escravas dos preconceitos, das teorias, dos dogmas. Essas criaturas não têm liberdade de pensamento, a liberdade, que é tudo na vida dos seres humanos, porque aquele que pode pensar livremente, dando livre curso aos pensamentos, age por si mesmo, não está atido a ninguém, tem confiança absoluta em si.


Esta Doutrina quer que todos raciocinem bem, quer que todos saibam fazer justiça, dando o seu a seu dono. Ela não ensina aos seus praticantes a condenar, a espezinhar, a diminuir quem quer que seja. Quer que todos sejam justos, na forma e no fundo, que caminhem com retidão neste mundo, procurando aperfeiçoar-se cada vez mais, sabendo separar o joio do trigo. O fato de censurar e censurar sempre, como acontece hoje mais do que nunca, entre aqueles que pensam muito saber e pouco ou nada sabem, esse fato, no Racionalismo Cristão, não tem importância alguma. As criaturas que estão sempre prontas a censurar, a criticar desairosamente, a fazer crítica mordaz de tudo e por tudo, essas criaturas são umas infelizes.


Bem sabemos que há muito desleixo, muito pouco caso, muita falta de consideração, senso e justiça. Mas habituaram-se as criaturas de tal modo a condenar, a censurar, a criticar, que chega a ser uma vergonha, porque àqueles que desconhecem a razão de tudo isso, causa-lhes certa espécie, e isso demonstra muita falta de respeito à Pátria a que pertencem. O Brasil merece de todos mais amor e respeito. É certo que todos aqueles que têm por dever pugnar pelo progresso, pelo seu futuro, pela sua segurança, deveriam dar exemplos mais frisantes de respeito e de amor ao trabalho. Um País como este, cujo povo é bom e ordeiro, merece consideração e respeito, mais patriotismo, para que não seja mal julgado pelo estrangeiro. "A roupa suja lava-se em casa" é ditado muito antigo, mas, infelizmente, há muitos brasileiros que não sabem lavar a roupa suja nas suas casas, trazem-na para as ruas, falam diante de tudo e de todos e não vêem o ridículo em que caem e agravam ainda mais a situação do País.


Não adiantam as críticas e as censuras. O que adianta é ação, ação inteligente, colaboração. Mas não vemos colaboração, todos censuram, todos criticam, todos ajudam na desmoralização. Haja, pois, mais honestidade, mais sinceridade e justiça. O Racionalismo Cristão condena tudo isso e ensina o homem a ser sensato, a pensar com elevação e a agir com justiça. O verdadeiro juiz, julga imparcialmente. E é assim que o Racionalismo Cristão procede.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home