RACIONALISMO CRISTÃO - 22

CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA

O estudo da Psicologia é interessante e deve ser cuidadosamente feito, para bem se conhecer a humanidade. Hoje cogita-se de educar a criança por meio de estudos psicológicos feitos de modo a revelar suas inclinações, seu estado de espírito, suas fraquezas e suas fortalezas. O pai que estuda psicologicamente o seu filho desde pequenino e que passa a educá-lo de acordo com esse estudo obtém aquilo que outros pais não conseguem de seus filhos. Estudando-se psicologicamente a criança conhece-se o que se passa no seu espírito. É comum encontrar-se em uma criança inclinações de adultos, observações, respostas e perguntas próprias de criaturas adultas. Isso, dentro do que ensina o Racionalismo Cristão, revela que o espírito traz consigo o saber, a compreensão e o raciocínio de sua última encarnação, bem recente.


Estudando-se psicologicamente a criança, começa-se a descobrir aquilo que lhe vai na alma, os seus receios, a sua fraqueza espiritual, a sua rebeldia ou a sua docilidade. Os pais inteligentes começam a servir-se daquilo que vão observando no espírito do seu filho, para corrigi-lo, para formar bem o seu caráter e prepará-lo para os dias de amanhã, que talvez sejam ainda mais tumultuosos do que os de hoje. Não podem o pai e a mãe saber do futuro do seu filho, se será mais fácil ou difícil do que o presente. Assim sendo, é preciso preparar os espíritos estudando-lhes as inclinações, fortificando-os e corrigindo-os para que amanhã sejam valorosos e empreendedores. É desde criança que se começa a combater o receio e o medo que o espírito demonstre. Educa-se a sua vontade e forma-se o caráter impedindo que minta.


Os espíritos de hoje não admitem mais aquela severidade de ontem. Os espíritos de hoje têm a compreensão, têm o raciocínio mais desenvolvido. Reparai bem na criança de hoje! Como sabeis, o mundo passa por uma grande transformação e todos sofrem a influência dessa transformação. A criança mais do que ninguém. É por isso mesmo que deveis cuidar com carinho e inteligência da criança, que encontrará dupla dificuldade, talvez um caminho mais vasto em inteligência, em descortino, progresso, atividade, mas talvez mais difícil, psicologicamente falando. É preciso preparar o espírito dos homens e das mulheres de amanhã!


Ensinai vossos filhos a serem homens valorosos, intrépidos e destemidos, a terem caráter, para que amanhã, ao partirdes deste mundo, possais levar convosco a consciência de bem haverdes cumprido os vossos deveres para com os filhos, que vos bendirão eternamente. O espírito ao encarnar traz consigo qualidades que, bem aproveitadas, de muito lhe servirão para a jornada neste mundo. Possui ele inteligência que, desenvolvida, verificará a vastidão do campo em que exercerá a sua ação espiritual, lhe dará cultura, compreensão, discernimento e raciocínio, ficando apto a enfrentar as dificuldades da vida, a vencer os obstáculos.


Não admitimos fracassos nos espíritos que desenvolvem ou possuem essas qualidades! Um espírito que possui vontade e cultiva a inteligência tem por obrigação conseguir êxito em todos os empreendimentos. A vida na Terra é árdua, bem o sabemos, tem os seus altos e baixos, tem dificuldades a vencer, há sérias decepções e desilusões, mas para tudo o espírito deve estar preparado. Ingratidões, desilusões e decepções existirão sempre, enquanto a humanidade for defeituosa, egoísta e má. O ser inteligente, porém, sabe o que vai encontrar na humanidade, não se ilude e espera dela somente aquilo que lhe pode dar, desprezando por completo tudo que de mal lhe ofereça.


No dia em que os governos se dispuserem a cuidar da instrução do povo, do seu preparo mental, no dia em que franquearem e facilitarem o estudo, exigindo que se estude, nesse dia terão dado um grande passo para a felicidade dos povos. Não basta proteger o povo desta ou daquela maneira. É preciso instruí-lo, é preciso prepará-lo para que dê valor à vida, para que possa trabalhar desafogadamente, para que possa demonstrar suas habilidades, suas inclinações e vocações, pois só assim será útil a si próprio e à Nação.


Há muito que fazer, faltam homens de envergadura moral, homens de caráter bem formado, homens justos e que tenham a noção de honestidade, porque de exploração e mais exploração tem sido a vida da humanidade. Portanto, todos aqueles que têm vontade forte e sabem querer precisam dar instrução aos filhos e prepará-los para o dia de amanhã, pois, só com a mentalidade devidamente preparada para a vida atual, conseguirão fazê-los vitoriosos.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home