RACIONALISMO CRISTÃO - 24

CURA DE OBSEDADOS

Criaturas há que causam lástima pela maneira indecorosa de se conduzirem na vida, por se prestarem a papéis ridículos, servindo de instrumentos dóceis a espíritos inferiores que delas se aproximam, atraídas pelos pensamentos afins. Uma criatura que possui educação e boa formação moral conduz-se sempre de maneira a nunca chegar ao avassalamento e de nunca se entregar à vontade dos obsessores que viciam aquelas criaturas desordenadas. Nas Sessões de Limpeza Psíquica, efetuam-se as desobsessões das criaturas, mas o avassalamento produz vícios que ficam arraigados no espírito de tal forma que é preciso saber controlá-lo, fazê-lo despertar de modo a mostrar-lhe o papel ridículo que representa, para que sinta vergonha, reaja e procure ter atitudes de maior compostura.


O Racionalismo Cristão não alimenta doenças nem lastima ninguém; esclarece e sacode os espíritos pela Verdade, para que reajam e tenham controle sobre si mesmos. Os avassalamentos são sempre passageiros, quando o espírito é bem educado e sabe reagir. Mas quando o espírito se entrega prazenteiramente aos obsessores, quando está acostumado a fazer papéis tristes, dificilmente se controla, dificilmente se domina. Nesta Casa, prática há demais, porque inúmeros são os casos de desobsessão passados durante os longos anos que vimos exercendo as nossas Sessões de Limpeza Psíquica. Há obsedados que se normalizam facilmente, que no fim de algumas sessões, já demonstram lucidez, compreensão e vontade de reagir. Mas há outros cujos espíritos são tão rebeldes, tão viciados, tão acostumados às cenas espalhafatosas, que habitualmente fazem, que dificilmente se normalizam, por lhes faltar quem os submeta à disciplina do capítulo XVIII do livro Racionalismo Cristão.


É preciso, para curar esses obsedados, que haja na família quem tenha bastante energia para chamá-los à realidade. Concordar com um obsedado é alimentar a sua obsessão. Para lidar com um obsedado haja energia e nada de pena, pois de nada adianta, pelo contrário, prejudica o obsedado e a criatura que toma conta dele. O enfermeiro tem que ser enérgico, ter energia cristã, disciplina, conforme explica e ensina a nossa obra Racionalismo Cristão. Saibam, portanto, fazer voltar à normalidade os enfermos da alma, como ensina o Racionalismo Cristão.


Há criaturas que pensam que, para normalizar uma criatura obsedada, é preciso condescender com ela, condizer com ela, fazer-lhe todas as vontades, não irritá-la. Nós não queremos que se irrite o obsedado, mas queremos que se o desperte por palavras e por ações enérgicas. Concordar com um obsedado, alimentar o seu vício é erro e grande erro, porque, assim, nunca se chega a normalizá-lo.


Aprendam a tratar de obsedados todos aqueles que vêm às nossas Casas e que queiram ouvir os nossos conselhos. Operada a Limpeza Psíquica, não continuem os obsedados a representar papéis tristes, aqueles que representavam nas macumbas, nos meios em que vivem. O Redentor e seus Filiados não são macumba, não há neles o baixo espiritismo. Nesta Casa se exige respeito, nela há disciplina baseada em princípios que elevam e dignificam as criaturas, não se satisfaz a curiosidade de quem quer que seja, não se representam papéis tristes, ridículos, nojentos e vergonhosos. Aprendam as criaturas que vêm às nossas Casas a caminhar de modo a dominarem o seu "eu", porque é ele que continua impondo, após a Limpeza Psíquica, a representação de papéis tristes.


Não se ligue importância alguma àquilo que os obsedados façam ou digam após a Limpeza Psíquica, porque é o vício que está imperando, e vícios só se corrigem em casa com castigos morais e físicos, com muita energia e rigorosa disciplina. Aprendam todos a curar os obsedados de modo a trazê-los a esta Casa com disposição para normalizá-los e reeducá-los, porque as portas de nossas Casas se abrem a todos os que sofrem e estamos dispostos a aliviar todos os infelizes que aqui chegam, mas não concordaremos nunca com o vício, não concordaremos nunca com as criaturas que estão acostumadas a fazer papéis tristes dentro do espiritismo. Saibam ser enérgicos, mas sempre educados, como nos ensina o Racionalismo Cristão.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home