RACIONALISMO CRISTÃO - 30

EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA

A causa da decadência moral que se observa é a falta de educação e de preparo espiritual para a vida. Decaem moralmente as criaturas, quando mal orientadas e falhas dos Princípios que lhes garantem o seu equilíbrio neste mundo. Um espírito possuidor de um caráter bem formado, não decai moralmente, mantém-se sempre firme, cumprindo o seu dever com lisura. Há quem atribua a imoralidade a uma "fatalidade" na vida. Nós condenamos essa fatalidade. Tudo tem a sua explicação racional, e se há infelicidades para as quais existe uma explicação e uma razão formal, há muitas faltas para as quais não há desculpa, nem se as aceita como fatalidade. A criatura, quando possui moral, enfrenta todas as vicissitudes da vida sem perder o equilíbrio e a sensatez.


Bem sabemos que há muita miséria neste mundo, que os seres inexperientes e mal formados de caráter podem se perder, mas perdem-se justamente por lhes faltar o apoio moral, o apoio dessa moral que parte da educação de Princípios e que vem do berço, do lar, razão por que repisamos sempre sobre a necessidade de saber educar a criança, pois é desde criança que se deve fazer sentir a noção da moral, do pudor, do respeito por si própria. É de criança que se forma o caráter, e um caráter bem formado é sempre sólido, é a garantia do futuro. Os espíritos que possuem uma educação adequada podem passar pelo que for, porque eles se manterão firmes, caminhando por este mundo, saltarão os lodaçais que encontrem, evitarão escorregar, possuirão ânimo forte, vontade educada para o bem, que é a sua garantia. Formar, pois, o caráter de um filho é uma necessidade para evitar quedas e desgostos. A humanidade está cheia de misérias, misérias que revoltam os espíritos bem formados, misérias que não deveriam existir, se houvesse mais senso e mais critérios. Mas, por isso mesmo, é preciso que os espíritos esclarecidos se mantenham equilibrados e fortes para observar essas misérias, tomando-as como lições dolorosas, não perdendo aquilo que aprenderam na casa dos pais.


É preciso encarar a vida como a vida é, saber estar em toda a parte sem se prejudicar, sem se confundir, porque conforme a criatura se conduz, conforme as atitudes que ela toma, assim ela se impõe ao respeito alheio, não há ninguém que tenha coragem de faltar ao respeito àquele que sabe se impor, àquele que sabe se conduzir. Haja noção da moral, caminhem com passo firme neste mundo, tenham preocupação de se manterem sempre equilibrados e sensatos, porque no mundo há tempestades que se desencadeiam sucessivamente mas, para os espíritos preparados, essas tempestades passam e não deixam vestígios, porque eles são fortes e compreendem a vida como a vida de fato é.


Mas para aqueles que alimentam ilusões, para aqueles que não têm o seu espírito preparado, o seu caráter bem formado, e, portanto, uma educação espiritual sólida, essas tempestades podem derrubar e fazer fracassar muitos espíritos. Ninguém deve contar só com flores, prazeres e bons sucessos na vida; devem contar com alegrias, sim, mas também com fracassos, com sofrimentos e com desilusões e decepções. A vida não pode correr sempre bonançosa, não; se assim fosse, não haveria depuração espiritual, porque o que depura o espírito é o sofrimento, quando vem naturalmente, sem que a criatura o procure pelo seu livre-arbítrio.


Todos devem procurar ser fortes e compreender a vida como a vida deve ser compreendida. Repisamos sempre neste assunto, porque há necessidade de preparar os espíritos para a vida, porque há muitos que não foram preparados para tal e por isso há muita fraqueza espiritual, há muitos avassalamentos, há muitas desgraças, pois um espírito preparado para a vida é forte e consegue da luta sempre sair vitorioso. Um espírito sem preparo é um fraco, é um indolente, nunca consegue a vitória nos seus empreendimentos.


É preciso, pois, que as criaturas encarem a vida como a vida de fato é, que tenham os seus momentos de alegria e de distrações, porque isso é necessário ao espírito. Uma criatura que não se distrai, um espírito que não cria ambiente saudável, que vive num ambiente pestífero e rotineiro, pode se perturbar, pode enfermar, pode se tornar insociável e até intratável. Toda criatura deve se distrair com comedimento, deve dar ao espírito uma distração, deve trabalhar, porque o trabalho é o alimento do espírito, pois quem trabalha produz e quem produz sente a satisfação de ver o produto do seu trabalho.


O mal da humanidade é exagerar, é se tornar insociável, é se tornar perdulária, é se tornar gozadora. Saibam viver uma vida racional, dando ao espírito o que ele necessita e ao corpo aquilo de que ele carece, e todos podem construir a sua felicidade. Há muita gente que vive à espera de que lhe caia a felicidade nas mãos, mas a felicidade não é um presente que se compre com dinheiro ou, então, que se compre pelo prazer de comprar. A felicidade constrói-se, é feita pela própria criatura, ambientando-se ela conforme é preciso, e agindo na vida com moderação e comedimento.


Há criaturas que querem tudo, que tudo ambicionam, que tudo desejam; essas criaturas nunca podem ser felizes. Aquele que só deseja o razoável é que sabe viver, esse é que é feliz. Há muita infelicidade proveniente da vaidade descomedida, do luxo demasiado, dos prazeres sem conta; essas infelicidades nunca deixarão de existir enquanto as criaturas não forem esclarecidas, não souberem ser comedidas e sensatas. Aprendam a viver, pois o Racionalismo Cristão ensina aquilo que precisam fazer para ter o espírito forte, a vontade educada para que saibam querer, para que possam lutar com valor e com desprendimento. Aproveitem as lições que ele oferece.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home