RACIONALISMO CRISTÃO - 35

ENERGIZAR

Fortificar o ânimo para poder vencer na luta pela vida, para adquirir novas energias, para poder reagir contra tudo o que possa atingir a criatura é uma necessidade que se impõe a todo aquele que vive pensando e raciocinando. Sem energia espiritual e resistência física ninguém pode vencer na vida, que é bem cheia de lutas e trabalhos. Não é com fraqueza que se transpõem os obstáculos, nem com lamúrias ou queixumes. É com a reação espiritual, é com a energia, é com o valor que tudo se consegue neste mundo. Entregar-se o espírito ao desânimo, deixar-se levar pela fraqueza, é aniquilar-se, pouco a pouco.


Todos, para viverem neste mundo, precisam de força, de vigor, de valor e de compreensão. Há muita gente que ao menor abalo moral entrega-se ao sofrimento e deixa-se enfraquecer. Essas são as criaturas que não sabem dar valor ao pensamento, não sabem o que é energia espiritual. É preciso reagir, reagir contra tudo, contra qualquer coisa que lhe possa acontecer. O homem está no mundo sujeito a vicissitudes, a trabalhos, a decepções, a insucessos. Ninguém está livre disso. Mas, ele não deve se entregar, ele não deve se deixar abater, aconteça o que acontecer, suceda o que suceder, ele deve altear sempre o seu espírito, fortificar o seu ânimo, reagir a desgostos e decepções, e caminhar para a frente. Caminhar, sim, porque é preciso caminhar sempre, não parar nunca! Toda criatura que tem essa disposição de espírito vence, torna-se forte e valorosa, por maiores que sejam os desgostos, por maiores que sejam as contrariedades. Ninguém se deve deixar abater, todos devem reagir, lutar e vencer.


O Racionalismo Cristão, como Doutrina, faz o que nenhuma faz, porque não quer que aqueles que freqüentam as suas Casas, aqueles que se dizem seus instrumentos, vivam à espera de proteção, seja de quem for. O Racionalismo Cristão quer que cada um encontre em si mesmo a proteção, que reaja, que se torne forte, não conte com ninguém, pois em si encontrará a energia necessária para transpor os obstáculos, para vencer os sofrimentos desde que saiba vencer-se a si próprio. O Racionalismo Cristão prepara o homem para a luta, fazendo-o conhecer o valor do pensamento, o valor da lei de atração, o valor de uma boa irradiação e o valor sobretudo, da energia espiritual vinda dos seus Princípios.


O estudo da vida fora da matéria deve interessar a todas as criaturas que pensam e raciocinam. A vida fora da matéria preocupa hoje muita gente culta. O espírito investigador quer ir além dos compêndios e das teorias puramente materialistas, ele quer ir além dos fatos presenciados, vistos e apalpados. A vida fora da matéria é uma ciência psíquica, espiritualista, que todos devem estudar e conhecer. A matéria mesmo viva é inerte; ela só se incita e só se movimenta com alguma coisa que vive fora dela. O corpo é matéria que sem a força (espírito) não vale nada. A matéria torna-se pútrida antes mesmo de vinte e quatro horas, a partir do momento em que o espírito a abandona. A matéria sem o espírito é um corpo sem vida, sem beleza, sem brilho. E quanto mais vivaz o espírito, mais admirada a criatura; logo, há que se estudar essa vida fora da matéria.


É preciso não desprezar esta ciência, que bem merece ser estudada. O cientista só tem a sua ciência completada quando junta aos seus conhecimentos positivos os da ciência psíquica, aqueles que emanam do espírito. Um espírito perturbado será sempre um enfermo. A enfermidade não está no corpo, mas sim no espírito. A reação espiritual auxilia de maneira considerável a cura de um corpo enfermo. Um espírito que se entrega à enfermidade é um ser vencido, é um doente difícil de ser curado.


Um espírito que reage, um espírito que tem coragem, que encara a sua situação e procura vencê-la da melhor maneira possível é um espírito forte, é um espírito capaz de triunfar na vida. As perturbações psíquicas, as enfermidades psíquicas são originadas por distúrbios espirituais. Como não devem desconhecer aqueles que entendem alguma coisa de espiritismo, há muitos espíritos perturbados na atmosfera da Terra, infelicitando aqueles que os atraem pelo pensamento de amizade, quando são parentes, ou com pensamentos afins, quando são criaturas perversas, viciadas, ou fracas. Um espírito perturbado só pode atrair fraqueza pelo seu pensamento.


Desconhecer tudo isso é ignorância e, no entanto, há muita gente que desconhece porque quer. É preciso que todos se convençam de que espiritismo não é uma coisa banal, não é um modo de se distrair, como faz muita gente. Esse espiritismo, magia negra, é um perigo para aqueles que o procuram. O Espiritismo Racional e Científico Cristão vale a pena ser estudado, porque a criatura que o conhece fica com uma bagagem considerável de saber e que muito a pode auxiliar para resolver os seus complicados problemas da vida.


Não se despreze, portanto, aquilo que tem um valor considerável e que, nos momentos difíceis da vida de cada um, nas horas amargas, tem uma importância tão grande para os espíritos, para suavizar os seus sofrimentos, fazendo desaparecer as dores, dando valor, força e resignação, dando, mesmo, a intuição que muitas vezes leva os seres à solução de um problema difícil.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home