RACIONALISMO CRISTÃO - 39

ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE

Entre os seres humanos existe uma multiplicidade de temperamentos, de inclinações, de gênios, enfim uma infinidade de pequenas coisas que precisam ser tomadas em consideração, para que o espírito possa terminar com êxito sua estada neste mundo. Os temperamentos, as maneiras de pensar dos seres diferem consideravelmente de uns para os outros.


Não se pode obrigar outrem a pensar como A ou B. O principal é fazer compreender aos espíritos a necessidade de se esclarecerem para dominarem seus ímpetos, para educarem sua vontade. Quem possui a vontade educada para o bem pode ter o temperamento que tiver, porque se dominará e se manterá sempre neste mundo com equilíbrio. A falta de orientação espiritual leva as criaturas a praticarem atos condenáveis, a tornarem-se indesejáveis, enfim, a viverem infelizes.


O esclarecimento espiritual é uma necessidade para todos os seres, porque a humanidade ignorante das coisas espirituais, das coisas transcendentes, não dá a devida importância à vida, descontrola-se, só vê com os olhos materiais, mas na hora do perigo quer segurar-se a tudo. As criaturas devem saber bastar-se a si próprias, mas saberem também que há uma Força invisível, que não é vista nem apalpada, mas que exerce uma influência considerável sobre o espírito. Dê-se, pois, valor às coisas transcendentais, às coisas espirituais, que muita gente despreza e de que até ri. Não sabem o mal que estão fazendo, e é por isso que muita gente sofre e não sabe por quê.


Se não fossem os princípios religiosos a impedir as criaturas de raciocinarem, de estudarem, de discernirem, de buscarem a Verdade, estamos certos de que a maioria seria, hoje, esclarecida. Há muitos espíritos revoltados, sequiosos de algo fazerem diferente daquilo que está feito, mas os princípios religiosos, estéreis que são, impedem que rompam os preconceitos, quebrem as cadeias e possam livremente estudar, perscrutar aquilo que seus espíritos buscam.


É do esclarecimento espiritual que depende a felicidade do ser humano. Uma criatura esclarecida é feliz, passa a compreender a vida com naturalidade, enfrenta os problemas da vida, por mais difíceis, por mais árduos, por mais pesados que sejam, com serenidade. Tudo estuda para resolver dentro da razão e do bom senso, possuirá sempre lucidez, razão esclarecida, não se amedrontará, não terá receio de coisa alguma, porque sabe que cada um é aquilo que quer ser e que quem bem faz para si o faz. Enfrenta as dificuldades, vence pelo pensamento bem irradiado, possui uma vontade férrea e bem educada, sabe que, como esclarecida, tem por dever saber sofrer, saber lutar e dessa luta sair vitoriosa.


Quem é esclarecido tem possibilidade de resolver os mais intrincados problemas da vida. O pior, porém, é que há muita gente que não quer ser esclarecida, e não o quer ser porque não lhe convém abdicar dos seus princípios errôneos, abdicar de seus vícios, de sua pusilanimidade, de sua indolência espiritual, de sua preguiça mental. Não quer fazer esforço para raciocinar, não quer modificar os pensamentos, continua entregue ao seu "eu", à sua vontade, não quer aceitar a Verdade nem reconhece a necessidade de procurar emendar-se, enveredando por caminho mais direito, mais correto, que lhe poderá trazer, às vezes, sacrifício, mas também maiores vantagens. Alguns desses, ainda presos à lei do mínimo esforço, preferem continuar errados, ignorantes, e, portanto, infelizes, porque não encontram em seus espíritos, nos pensamentos e na vontade, a resistência para os males e as misérias que os podem acometer durante uma existência inglória e infeliz.


Não pouparemos esforços para irradiar luz sobre a humanidade, embora saibamos que muita gente não quer se esclarecer, porque, como já dissemos, não lhes convém. Mas, mesmo assim, nós continuaremos explanando os nossos Princípios, esperando que a semente que lançamos encontre terreno fértil, onde possa medrar, crescer e frutificar. Eis o que o Racionalismo Cristão deseja, eis o que pretendemos da humanidade. Não queremos adeptos nem crentes, mas, sim, esclarecidos e fortes de vontade para seu bem próprio.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home