RACIONALISMO CRISTÃO - 4

A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO

Na Terra como na Terra! O homem deve caminhar sempre dando trato à inteligência, procurando todos os recursos morais e materiais para incentivar o seu progresso. Muito se tem mentido à humanidade, e é por esse motivo que ela se ressente e vive ainda apegada à religiosidade, a crendices, sempre à espera da felicidade prometida, mas que nunca alcançará, se não fizer por isso.


Quem vem às nossas Casas, ouve a verdade e verifica não haver nela palavras melosas, nem quaisquer promessas de encontrar um céu, um jardim florido na passagem da vida. Alguns ficarão em suspenso, sem saber, sem compreender de pronto o nosso modo de fazer sentir a verdade que emana dos nossos princípios.


Nada prometemos, mas procuramos fazer sentir às criaturas que elas precisam esclarecer-se para se conhecerem como Força e Matéria, composição única do Universo. A Inteligência Universal é Luz que tudo irradia, nela não há matéria. A matéria (corpo) é o carro de que a Força ou Inteligência se serve na Terra. É preciso fazer sentir a vibração da Força. Queremos que a humanidade sinta bem a verdade dos nossos princípios, que sinta a irradiação da Força que se faz sentir por toda parte, por todos os seres. Para a Força não há ricos, pobres ou remediados: todos vivem ligados a ela.


O Racionalismo Cristão, como Doutrina, não pode dizer uma coisa por outra, não pode proferir uma palavra que não tenha um real significado. Mas, quanta felicidade desperdiçada! Pois, nem todos aqueles que ouvem as explicações procuram meditar, pensar e raciocinar com acerto. É bem triste observar-se o estado doloroso em que se encontra a humanidade. Uma grande parte caminha desabridamente para a loucura. Mas aqui estamos sempre para fazer sentir à humanidade a necessidade de se esclarecer. Todos que estiverem atentos hão de sentir a irradiação das Forças Superiores e reconhecer o valor e a beleza desta Doutrina. Muitos são os que aqui vêm maquinalmente, vêm por se sentirem bem e por quererem ser felizes, materialmente falando, mas um passo em frente para a vida espiritual bem poucos o dão. Esses poucos já vão sendo bastantes, porque hoje um, amanhã, outro, todos irão seguindo o ritmo do esclarecimento.


Como é belo o homem sentir em si o impulso do progresso espiritual, o desejo de ser útil, a aspiração suprema de cumprir um dever, colocando esse dever acima de tudo e de todos. À Terra, a este alambique depurador, descem almas para lutar e trabalhar, mas bom seria que abreviassem a depuração eterna, não ficassem por aqui a encarnar e a desencarnar sem progredir.


É do progresso espiritual de cada um que depende a felicidade dos povos. Procurai, portanto, cumprir os vossos deveres espirituais. Deveis saber progredir espiritual e materialmente, mas sempre com elevação moral, porque o homem, quando for espiritualista, tudo assimilará com mais facilidade, tudo lhe virá pela irradiação. A criatura esclarecida é austera, quer acertar, faz sacrifício e tem pontualidade em todos os setores da vida.


O mal de muitos é não querer sacrificar-se, mas, sim, dar satisfação a todos os prazeres, causa da derrota espiritual, o que constitui crime irremediável numa encarnação, pois há crimes que têm que ser resgatados através de tremendos sacrifícios na Terra.
Procurai alcançar o significado das nossas explanações e sereis felizes. Estudai e procurai esclarecer os espíritos.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!











Google
 
Web www.eurooscar.com













Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home