RACIONALISMO CRISTÃO - 40

EVITANDO FRACASSOS

A evolução do espírito faz-se a partir dos conhecimentos que vai incorporando na medida do seu crescimento físico, do estudo processado nas escolas e também na luta pela vida. Nenhum espírito pode evoluir sem cuidar do desenvolvimento mental. A ignorância atrofia a mente, impede o desenvolvimento da inteligência e, sem compreender, sem discernir, sem desenvolver a inteligência, o espírito não pode progredir. O seu progresso depende também do desenvolvimento intelectual. Esclarecendo as criaturas, nós desenvolvemos nelas aquelas qualidades que ativam o seu progresso.


Quando o espírito começa a discernir, a se desenvolver, a investigar, quando começa, enfim, a beber conhecimentos que até então desconhecia, passa então a dar valor àquilo que ele próprio possuía, mas que ignorava, desconhecia. Combater a ignorância é um dever que assiste a todos que são mais esclarecidos, porque desse combate resulta o progresso, a felicidade espiritual dos seres que vivem agrestemente, sem noção do dever, sem compreensão do que seja a vida. Sem esse conhecimento a criatura não progride, vegeta, passa por este mundo sem aproveitar o seu precioso tempo.


Há necessidade, portanto, de fazer desaparecer a ignorância, que é o maior mal da humanidade. O Racionalismo Cristão vem há muitos anos combatendo a ignorância e é de se lamentar que muitos daqueles que freqüentam as nossas Casas não queiram compreender a finalidade desta Doutrina. Ela não é uma religião a alimentar sentimentos religiosos, enfermiços, que tornam as criaturas covardes, desconhecendo que possuem em si mesmas o valor e a defesa contra o mal. O Racionalismo Cristão, portanto, não é uma religião, nem tem princípios doutrinários que alimentem a fraqueza humana.


O Racionalismo Cristão esteia-se em Força e Matéria, tem sãs teorias de moral, ensina o homem a vencer-se a si próprio, estimula-o a estudar, a investigar, a compreender a vida, a ser forte e valoroso. O Racionalismo Cristão quer que a criatura se defenda a si própria, que não esteja atida nem à nossa proteção, porque nós não pretendemos proteger ninguém. Esclarecemos, preparando os espíritos para a luta pela vida, dando-lhes valor e coragem, incutindo neles a disciplina dos Princípios que são o seu baluarte, a sua força, a sua resistência. Quando as criaturas nos compreenderem e se dispuserem a ser aquilo que lhes ensinamos, estamos certos de que se tornarão valorosas, verdadeiramente esclarecidas.


Se houvesse melhor compreensão da vida, se as criaturas se dispusessem a analisar fatos, a investigar, para poderem, então, concluir com acerto, muitos e muitos fracassos seriam evitados. O mal dos seres é viverem atordoadamente, atirarem-se ao mundo sem tino e sem compreensão, sem pesarem nem medirem conseqüências, muitos por espírito de imitação apenas.


O Racionalismo Cristão quer fazer compreender àqueles que procuram as nossas Casas que todos devem ter opinião própria, personalidade e agirem como seres equilibrados. A confiança que cada um deve depositar em si será a sua garantia. Não se deve estar à espera de ninguém, nem de proteção divina, de santos e quejandos. Todos devem bastar-se para se protegerem a si próprios, e essa proteção cada um encontrará no seu pensamento equilibrado, pois não devem se esquecer de que é no pensamento que está o segredo de todo êxito. Pensando sempre com elevação, pensando com dignidade, pensando sempre com valor se alcança a felicidade.


O ser humano infelicita-se pelos pensamentos, porque avoluma sofrimentos, quando não os engendra. Um pensamento pessimista, um pensamento de dúvida, um pensamento de vacilação é, invariavelmente, um veículo de infelicidade, avassalamento e fracasso espiritual. Aquele que sabe pensar e sabe guiar-se pelos bons pensamentos é vitorioso em todos os empreendimentos. Luta, sim, porque a vida do homem na Terra é de lutas, mas por mais árdua que seja a luta, desde que os pensamentos sejam fortes e valorosos, vence essa luta.


Não queremos que os seres vivam por viver. Desejamos que tenham noção do que seja a vida, do valor dessa vida. Queremos que todos se convençam de que este mundo não é um Paraíso onde a criatura se encontra somente para gozar. É um mundo de lutas, de sofrimentos, de apreensões, mas essas lutas serão sábias quando as souberem vencer. Os sofrimentos serão amenizados e as apreensões diminuirão também. Saibam agir com equilíbrio, saibam ter confiança, valor e a vida se lhes tornará melhor.


Não admitimos pensamentos pessimistas, não admitimos pensamentos enfermiços, condenamos tudo que venha enfraquecer o espírito. Uma criatura disposta a viver, disposta a vencer, disposta pelos seus pensamentos a agir com equilíbrio é vitoriosa, é feliz. Aprendam, portanto, a viver. Saibam ser homens e mulheres, saibam trabalhar, saibam lutar, pois tudo vencerão e serão felizes!

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home