RACIONALISMO CRISTÃO - 41

EVOLUÇÃO SEM MEDO

O cuidado de todo ser humano deveria ser o de conhecer-se a si próprio como espírito e matéria, porque conhecendo-se, reconheceria os seus defeitos e as suas qualidades e nunca perderia a oportunidade para aumentar as suas boas qualidades e corrigir-se dos seus defeitos. Ninguém é perfeito neste mundo, o espírito quando vem encarnar o faz para processar a sua evolução espiritual, porque possui imperfeições e quer resgatá-las, e essas imperfeições devem ser corrigidas para que o espírito consiga satisfazer a sua finalidade na Terra. O mal de muita gente é não se conhecer, e não se conhecendo, ela se envaidece, julga-se muito importante e não faz o mais pequenino esforço para corrigir os seus defeitos. As imperfeições são próprias da Terra, mas alimentá-las conscientemente, não é natural, chega a ser crime espiritual.


Todos têm que evoluir, porque as leis da evolução do mundo assim obrigam. Toda criatura que não quiser acompanhar o progresso do mundo demonstra ter muita indolência espiritual, carrancismo, ser retrógrada. Hoje, não se vive como se vivia ontem. A própria criança demonstra àqueles que a vão observando que ela não é idêntica àquela criança de ontem. É que o espírito vem evoluindo e, na evolução que ele vem fazendo, adquiriu conhecimentos, experiências que demonstra, então, na sua atividade, na sua argúcia, na sua compreensão rápida, nas deduções acertadas com que assombram os pais e os avós.


Se a evolução é um fato, por que razão não estudar a vida fora da matéria, essa ciência que não deve somente preocupar aqueles que estudam o espiritismo? Ela deve preocupar todos aqueles que estudam, que possuem cultura, que desejam enriquecer a inteligência com conhecimentos que satisfaçam ao espírito. Das coisas materiais muito se tem cuidado, mas das coisas espirituais poucos são aqueles que se interessam.


A lei de atração é um fato. E é dentro dela que é explicada a afinidade espiritual que existe entre certas criaturas e que os materialistas não sabem explicar. Essa atração, toda natural, que há entre criaturas que não são da mesma família, que não pertencem, portanto, ao mesmo grupo familiar e que, no entanto, se sentem atraídas umas para as outras, atesta afinidade, demonstra que o grau de espiritualidade se aproxima. Há tanta coisa a desvendar e que seria fácil reconhecer, se procurassem dar mais importância às coisas espirituais, àquilo que não se vê e não se apalpa, mas que existe, porque as criaturas sentem, sem saberem dar explicação.


O Racionalismo Cristão é Doutrina que deseja esclarecer a humanidade. Não tem a pretensão de criar adeptos, quer despertar as criaturas fazendo-as ver claro na vida, para que sigam pelo melhor caminho neste mundo, dando valor às coisas do espírito, sabendo se defender espiritualmente.


As criaturas sofrem as conseqüências da sua ignorância espiritual. Avassalam-se, porque não têm em si aquela defesa, aquela força que as faz afastar o mal. Todos devem se esclarecer para saberem conhecer e dar valor à vida. Há muita gente que vive por viver e, ao ser apanhada de surpresa por uma má notícia, não possui a resistência precisa para suportar o seu peso. É, pois, do preparo espiritual que depende o êxito do espírito neste mundo. Sem esse preparo podem os espíritos fracassar, e assim tem acontecido com muita gente considerada experiente, mas nem a inteligência, nem a experiência impediram que fracassassem e isso, tão somente, por lhes faltar o preparo que dá valor, que dá coragem, desprendimento, que ensina a criatura a ver a vida como de fato ela é. Quando as criaturas tiverem recebido esclarecimento, terão valor, desprendimento e coragem para saírem vitoriosas em seus empreendimentos. Saberão passar por todas as vicissitudes sem se deixarem abater, suportarão as tempestades que sobre elas se desencadearem, sem temores e sem receios.


O Racionalismo Cristão prepara a humanidade para a luta, para resistir ao sofrimento, à dor. Uma criatura esclarecida tem consigo as armas necessárias para se defender dos inimigos que porventura queiram alvejá-la. A criatura preparada não será nunca apanhada de surpresa, tudo esperará e nada, absolutamente nada, a amedrontará.


Há seres que têm medo de tudo, até da sua própria sombra; esses seres são uns infelizes e estão sempre à mercê das forças inferiores e facilmente se deixarão avassalar. Não se deve ter medo. O receio é uma doença perigosa, porque atrai, de fato, outras doenças. A criatura que tem receio da enfermidade "a", "b" e "c", acaba ficando com essa enfermidade. O pensamento é tudo. É pelo pensamento que a criatura atrai o mal, assim como também pode repelir o mal e atrair o bem. O astral inferior espreita as criaturas e, por afinidade de pensamentos, é que se aproxima dos encarnados para intuí-los e avassalá-los com os seus fluidos deletérios. Ele começa a engendrar na sua mente aquilo que irá aumentar os seus receios, dando os sintomas da enfermidade que receia. Isso é uma coisa importantíssima à qual ninguém dá importância.


O pensamento reflete na aura da criatura aquilo que ela pensa e por esse pensamento as forças inferiores, que se quedam na atmosfera da Terra em perturbação, se aproximam daqueles que pensam identicamente, e assim vão avassalando, pouco a pouco, minuto a minuto, hora a hora, dia a dia, até conseguirem totalmente o avassalamento. As criaturas, portanto, muitas vezes enfermam por culpa da sua ignorância, da sua fraqueza espiritual, e é combatendo essa fraqueza, é esclarecendo as criaturas que o Racionalismo Cristão as livra de todos os males, as prepara para a luta pela vida, porque ninguém neste mundo está isento de sofrimentos, de dores, de choques morais, de sofrimentos físicos. Para tudo na vida é preciso preparo espiritual. O espírito preparado não se deixa avassalar, não se deixa abater, não deixa quebrar a sua energia. É preciso preparo espiritual e esse preparo o Racionalismo Cristão dá àqueles que procuram as suas Casas.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home