RACIONALISMO CRISTÃO - 43

FALAR AOS ESPÍRITOS

Há muito pouco tempo vem a humanidade se interessando pelas coisas do espírito; há bem pouco tempo se vem dando importância ao pensamento; até, então, desconhecia-se o valor desse grande fator da felicidade ou infelicidade, da saúde ou da doença, pois é no pensamento que está a garantia do ser humano. É o pensamento bem vibrado, o pensamento elevado que dá êxito à criatura, que lhe aviva a inteligência, que lhe desanuvia o raciocínio, que lhe dá, enfim, valor. Só não vencem os fracos, os pusilânimes, os covardes. A criatura que sabe dar valor ao pensamento age sempre com elevação e certa de que, com vontade forte e bem irradiada, chegará à vitória, ao bom êxito em todos os seus empreendimentos.


Ninguém deve-se julgar incapaz na luta pela vida; todos devem ter orgulho de se fazerem por si próprios, pelo seu trabalho bem dirigido. Todos devem-se esforçar por vencer, por ter êxito, e não pode vencer, não pode ter êxito na vida aquele que não sabe pensar com elevação, que não sabe dar valor a si mesmo, que não é constante nas suas idéias e nos seus empreendimentos. Milagres e proteção não existem. O que existe é o esforço da criatura em ação e conformidade com as leis que regem o Universo.


Não se pode mais viver, numa época como esta, de ilusões, de mistérios, de milagres e de fantasias. As criaturas têm por obrigação conhecer a vida real, e esta demonstra progresso e atividade, e obriga o ser a pensar e a raciocinar, a desenvolver a sua inteligência. Só não pensa acertadamente a criatura avassalada, porque o seu pensamento está atrofiado, os obsessores tomaram conta dela e tornaram-na inconsciente, portanto; mas as criaturas sensatas são equilibradas, garantem-se e defendem-se pelo pensamento. O pensamento é tudo, é ele o segredo de todo o êxito. As criaturas pessimistas possuem pensamentos de fraqueza e avolumam, aumentam as suas dificuldades pelo pensamento doentio, de ódio, de inveja e de ciúme. Essas criaturas são infelizes, não podem gozar daquela felicidade relativa a que todos têm direito neste mundo.


É preciso, portanto, dar mais valor ao pensamento, sabendo-se que é com ele que todos podem vencer as suas dificuldades. Aprenda-se, pois, a pensar, mas a pensar como criaturas dignas e valorosas, que pensam sempre bem, que pensam em vencer, em lutar, em progredir, e não e nunca em se acomodarem às situações. É preciso que todos se convençam de que vieram a este mundo para lutar e não para estacionarem.


Na vida, todos os seres devem cultivar a arte de bem viver e, no entanto, muita gente a despreza. Para bem viver torna-se necessário que as criaturas abdiquem, algumas vezes, de certos e determinados feitios, e se tornem ponderadas e simples, que não sejam teimosas e irônicas, que não queiram impor quando por elas não falam os bons exemplos. Não são as palavras, não são as expressões, as discussões acaloradas, não são as opiniões dadas em voz alta que demonstram princípios doutrinários, que demonstram convicção e valor, mas, sim, o exemplo, porque esse fala mais alto.


De palavras está farta a humanidade; o que é preciso é falar aos espíritos, despertá-los para que comecem a encarar a vida por um prisma mais elevado e mais espiritual. Todos seriam felizes se deixassem de lado o "eu" ofendido, a vontade mal-educada, os caprichos, as idéias preconcebidas, o espírito de prevenção, pois tudo isso causa grandes males.


Pugnamos pela explanação da verdade; ela tornará o homem livre de preconceitos e convenções, mas a verdade que dizemos não vai ferir, vai apenas despertar, alertar os espíritos, indicando-lhes a melhor maneira de se conduzirem neste mundo. Aprendam, pois, a viver para serem felizes e gozarem paz de espírito, que é a maior felicidade que o ser humano pode possuir.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home