RACIONALISMO CRISTÃO - 55

ORIENTAR SEM COAÇÃO

Todos os extremismos, para aqueles que têm a noção da vida e a compreensão dos fatos pela observação e pelo raciocínio, são prejudiciais, partam eles de onde partirem, venham de onde vierem.


Tudo no mundo Terra obedece a leis comuns e naturais, e dentro dessas leis tudo se explica e tudo se resolve. Querer ir contra essas leis é errar na certa, porque nada se conseguirá. O tempo é o melhor fator para solucionar problemas difíceis da vida. Aqueles que agem apenas mecanicamente, querendo precipitar os acontecimentos, querendo o impossível, nada conseguem. A evolução do mundo vem-se fazendo dentro de leis sábias. Tudo segue uma rota natural, da qual ninguém pode fugir.


Paira sobre a humanidade uma atmosfera pesada, de incertezas e incompreensões, o que aliás já era de se esperar, porque bruscas transformações se efetuaram na mentalidade humana, na maneira de pensar das criaturas. Sem saber o que querem e desejam, todas querem muito mas, sem saber como consegui-lo, almejam o que não podem atingir. Essa transformação que se vem observando, e que nós há muito anunciamos, é natural, mas nem há motivo para regozijos nem para receios concentrados.


Os homens, enquanto não se esclarecem, deixam-se empolgar pela ganância, só querem usufruir, avançar, conquistar, enfim, viver egoisticamente. Enquanto assim pensam, não enxergam senão os seus interesses e nada mais querem. Não se preocupam com o bem-estar alheio, não querem saber do progresso do mundo, da paz das nações. Querem o que querem e, para satisfação do seu "eu", egoísta e mau, não há razão nem bom senso, que desaparecem perante o seu desejo de serem os senhores do mundo.


O mundo Terra evoluirá sim, como vem evoluindo, material e espiritualmente, mas não será com orgulho, prepotência ou escravidão que a humanidade fará mais depressa o seu progresso. Os seres, para saberem o que querem, precisam ser livres de preconceitos, livres para pensar e agir.


Toda e qualquer coação espiritual que prenda o livre-arbítrio do ser é prejudicial. Não se tente, portanto, coagir as criaturas no seu modo de pensar, na sua maneira de ver, porque isso nada adianta. Procure-se orientá-las racional e cientificamente para a vida.


A revolta espiritual, essa revolta íntima, daqueles que governam, não é vista, não é demonstrada senão astralmente, psiquicamente. Essa revolta faz com que não enxerguem o abismo para onde caminham.


Toda e qualquer idéia extremista, repetimos, é prejudicial à humanidade. Os homens precisam pensar e raciocinar livremente e, uma vez preparados para a vida, uma vez educados para essa vida, saberão separar o joio do trigo, terão equilíbrio e sensatez. Caminhem, pois, com as mentes elevadas e com os pés em terreno firme. Saibam pensar, saibam raciocinar, pois estarão dentro da corrente do Bem e agirão acertadamente. Todo e qualquer materialismo religioso ou ideológico imposto à humanidade é prejudicial. O que vence é o Bem espiritual que existe nas criaturas.


Aquilo que vemos atualmente no mundo é materialismo grosseiro e bruto. Toda idéia materialista grosseira e bruta é prejudicial ao espírito. E os seres não podem progredir materializados e brutos. Precisam espiritualizar-se, precisam ter ideais elevados, e não consideramos ideais elevados aqueles que se baseiam apenas na matéria, aqueles que só querem coação, escravidão e, portanto, infelicidade.


Aprendam a tudo ver, discernir, e não se iludam, porque nada de bom veio à Terra que não tivesse partido dos espíritos evoluídos, já nos planos do Astral Superior. Saibam pensar, saibam viver e concluirão com acerto!

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home