RACIONALISMO CRISTÃO - 56

PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO

A vida na Terra será sempre de lutas, e felizes daqueles que a sabem compreender como tal. Contar com uma vida de gozos e prazeres, alegrias e compensações é enganar-se o ser redondamente. As ilusões são admissíveis na mocidade inexperiente, para quem tudo é sonho e esperança, por tudo ver cor-de-rosa. Mas para aqueles que já sentiram o peso da vida, para aqueles a quem a experiência, pouco a pouco, vai mostrando o lado mau, para esses não há mais ilusão, a vida é o que de fato é, de lutas e de trabalhos.


Quantas vezes uma criatura luta incansavelmente para conseguir algo e depois vê que perdeu o seu tempo, porque não conseguiu o resultado almejado! São esses sofrimentos que ferem, que doem, mas que sempre depuram o espírito.


Todos aqueles que na Terra vivem têm suas horas de amargura. Aqueles que passam pelo mundo sem responsabilidades, que levam uma vida quase inconsciente, esses não vivem, vegetam. O homem, para evoluir, tem que lutar com valor.


As criaturas deixam ver claramente o seu estado de alma. Coerentes ou incoerentes, a fisionomia tudo revela. A incoerência torna-as frias e indiferentes, e essas não sofrem. Para elas a vida consiste apenas na satisfação de seu "eu". Vivem para a matéria, sem se importarem com o lado moral da vida. São as eternas egoístas, para quem o mundo nada vale, só cuidam de si, de dar expansão à animalidade.


Aqueles que lutam, e para quem o sofrimento advindo da luta fere, não se devem sentir diminuídos, nem vencidos, e sim caminhar com passo firme, aproveitando as lições que receberam para a solução de outros problemas.


Quem bem faz para si o faz. Mas não contem nunca com recompensas neste mundo. Façam sempre por proceder bem, dando satisfação à consciência. Deixem que o tempo se encarregará de absolver ou condenar. É ele que apresenta aquilo que cada um merece. Quem bem faz para si o faz. Isso se observa quando se parte deste mundo. Então é que se sentirá a satisfação íntima, aquela satisfação espiritual que premia todos os trabalhos, todos os sacrifícios, todas as lutas e todos os sofrimentos advindos do cumprimento do dever, da abnegação, do desprendimento. Aprendam a viver, saibam sofrer e esperem sempre vencer. Nunca se julguem vencidos, lutem com valor e sentirão a vitória espiritual quando deste mundo partirem.


O pensamento é tudo. É no pensamento que tudo se arquiteta, se cria o bem e se engendra o mal. Há muita gente que vive de imaginações, criando fatos e imagens que não existem, mas que o seu pensamento doentio vai avolumando. A mente trabalha tanto e tanto sem controle que daí vêm a obsessão e a loucura.


É preciso saber guiar o pensamento. O pensamento pode ser a atração do mal como pode ser do bem. Correm perigo aqueles que vivem mais de imaginação, que tudo quanto observam avolumam, corrompem e deturpam. Isso é um mal perigoso, e pode criar sérias conseqüências. Toda criatura tem por obrigação saber controlar os pensamentos. São eles a alavanca do progresso. O pensamento engendra, cria, inventa. É pelo pensamento que se progride e ativa o progresso do mundo. Mas ninguém se deve esquecer de que o pensamento trabalha para o bem e para o mal, portanto, os pensamentos maus podem ser de nefastas conseqüências para os seres.


Afirma-se que é no pensamento que está o segredo de todo êxito e, se o segredo de todo êxito reside no pensamento, por que não saber pensar? Todos devem cultivar o pensamento para o êxito, para as grandes invenções, para os grandes empreendimentos, para as boas resoluções, para o bom êxito e, assim, habituando o pensamento, passam a ser felizes e realizam aquilo que formularam no pensamento.


Aprendam, pois, a pensar. Livrem-se do mal, irradiando sempre pensamentos bons. Fortaleçam a vontade, eduquem-se, corrijam os maus hábitos, não tenham a pretensão de ser perfeitos, mas aproximem-se sempre da perfeição. Não deixem que o orgulho e a vaidade os ceguem a ponto de se julgarem os únicos capazes e perfeitos no mundo. Procurem em si mesmos as imperfeições e encontrarão os meios para as corrigir. Aprendam a viver, guiando-se por bons pensamentos para afastarem o mal, para evitarem os avassalamentos, as perturbações, os descontroles, tudo, enfim, que possa vir a afetar a saúde.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home