RACIONALISMO CRISTÃO - 57

PERSONALIDADE ESPIRITUAL

A espiritualidade dos seres nota-se e sente-se nas irradiações e produções, nas suas atividades, no seu desenvolvimento intelectual, pois quanto mais evoluído o espírito, mais ativo, mais inteligente é. A espiritualidade difere, porque os espíritos não são todos da mesma categoria e, assim sendo, não podem todos possuir idêntica espiritualidade, porém o progresso espiritual se faz através das encarnações e desencarnações.


O Racionalismo Cristão, como doutrina, procura esclarecer as criaturas, a fim de que não se iludam, a fim de que compreendam a necessidade de se espiritualizarem, enveredando pelo caminho que mais depressa as faça galgar o terreno espiritual. O esclarecimento que o Racionalismo Cristão dá aos seres tem a finalidade de os predispor ao conhecimento de si mesmos, evitando que percam encarnações preciosas, pois há espíritos que vêm encarnar e da Terra partem sem nada terem feito em proveito espiritual.


A vaidade leva muitas criaturas a supor que são uns grandes espíritos, umas grandes inteligências, quando é certo que o espírito verdadeiramente evoluído e inteligente não é vaidoso, não tem pretensões tolas e até dá pouco valor àquilo que produz, acha sempre que deveria produzir mais e melhor. A evolução do espírito se traduz na simplicidade, na maneira como o ser vive neste mundo, agindo sempre com inteligência, com sagacidade, mas sem estar dando importância à sua pessoa, que chega a não se aperceber do seu real valor.


O Racionalismo Cristão quer a humanidade espiritualizada, sabe que não pode haver progresso espiritual nem material, nem os homens poderão legislar com acerto, produzir, criar e inventar, se desconhecerem a ação da vida fora da matéria.


Haja espiritualidade e existirá um mundo melhor. Nele todos se sentirão mais à vontade para trabalhar, para produzir, porque terão os meios necessários para viver com facilidade. Saberão ter personalidade espiritual, caráter, força de vontade para o bem. Há espíritos que desde a infância demonstram pelos seus atos, pelas suas brincadeiras, diversões infantis, a personalidade caracterizante do homem que vai ser.


Estudando psicologicamente a criança, podeis observar nela o espírito que a anima. E é de personalidade moral que os homens carecem para haver um mundo melhor, de ordem e de paz. Mas, infelizmente, há crise de caráter, e aqueles que possuem qualidades nem sempre são bem aceitos, porque a humanidade está afeita à hipocrisia, à mentira, repelindo assim as criaturas sinceras, leais e verdadeiras, mas pouco importa, porque o mundo processa a sua evolução, quer os seres queiram, quer não queiram. É uma verdade triste, mas que não podemos deixar de dizer. O estado espiritual da humanidade seria bem outro, se outra também fosse a mentalidade dos seus condutores espirituais. Infelizmente, os espíritos, reencarnando, não têm encontrado campo propício para desenvolverem as idéias com que encarnaram.


Há muito, mas muito mesmo a se desejar. Como modificar a situação? – Educando, preparando homens e mulheres para o dia de amanhã. Instruir e educar racionalmente a criança é preparar esse mundo melhor de que tanto falam, mas pouco trabalham para a sua existência. Há uma dissipação constante na criança, na mocidade, dissipação que impede a concentração do espírito naquilo que lhe facilite demorar o raciocínio sobre as coisas sérias da vida. A educação mental e intelectual requer disciplina, método na maneira de ensinar e de viver, e isso falta de uma maneira espantosa, desde os lares às escolas.


Há muita falta de orientação intelectual, mental e moral. Há pais que procuram educar os seus filhos, que se esforçam por preparar os seus espíritos dentro dos bons princípios educativos, mas que vêem perdido depois o seu tempo, quando os filhos entram nas escolas, por faltar autoridade moral aos professores. Há um descaso completo pela educação da criança, e esse descaso vem aumentando de dia para dia, com a falta de respeito e de disciplina nas escolas. E, no entanto, é sabido que sem instrução não pode haver um povo são e forte.


Um povo inculto, indisciplinado, supersticioso e fanático será sempre infeliz. A ignorância da verdade impede que a criatura raciocine com acerto, impede que ela veja claro na vida. É, portanto, a ignorância a causa dos maiores males que assoberbam a humanidade. É preciso instruir, é preciso formar povos esclarecidos. Um homem sem conhecimento será um mau caráter, viverá sem vontade própria e desprovido dos princípios de honestidade, de valor e honra.


O Racionalismo Cristão bate-se pela instrução e pelo preparo espiritual da criança. É preciso preparar a criança para, quando na adolescência, estar o espírito com o seu caráter, com a sua personalidade formados. Quando o espírito encarnado chega a uma certa idade, aquela em que o raciocínio começa a desenvolver-se, é preciso que haja quem o encaminhe, quem o elucide como verdadeiro amigo. Eduque-se sem despotismo, sem condenáveis e humilhantes castigos físicos, aplicados à força bruta, com energia animal, que não faz outra coisa que não seja irritação.


É preciso estudar o temperamento e as inclinações dos espíritos, para saber guiá-los na vida. Os pais e os professores devem saber chamar a si os filhos e os alunos e nunca afastá-los, porque é um perigo. É um grande perigo os pais ou as mães com certas atitudes afastarem os filhos de si, porque afastando-se encontrarão lá fora, nos outros, uma amizade que pode ser falsa, insincera e nisso está o perigo das más companhias, dos amigos perversos, que só corrompem e desgraçam os filhos escorraçados com a severidade dos pais, que deveriam ter sabido ser pais e amigos.


Saibam os pais chamar a si os filhos pelo carinho e respeito, pela energia espiritual, franca, leal e sincera, estudando a maneira como devem atraí-los, falando-lhes, explicando-lhes racionalmente as coisas de que precisam saber para poderem entrar no mundo de trabalhos e de lutas devidamente esclarecidos, fortes, cônscios dos deveres morais e materiais a cumprir, formando-lhes assim o caráter.


É preciso cuidar de formar a personalidade do homem e da mulher, para que no futuro os pais e os professores sintam a consciência tranqüila por haverem cumprido os seus deveres para com os filhos e para com os discípulos, concorrendo assim para melhorar o mundo, educando e instruindo a humanidade em geral.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home