RACIONALISMO CRISTÃO - 59

SER ESPIRITUALISTA

Cultivar a vida espiritual, ser espiritualista, não é privilégio deste ou daquele; é dever de todos se prepararem para uma compreensão exata da vida e caminharem com segurança na passagem pela Terra.


Evoluir não é viver num mar de rosas mas, sim, trabalhar, lutar conscientemente. Espiritualizar-se, não é confabular com os espíritos, não é falar neles a todo o momento, como muitos fazem. Muitos que freqüentam as Casas Racionalistas vivem a encher a boca com a palavra espiritualista, sem saberem com certeza o valor dessa palavra. É por esse motivo que recomendamos que estudeis, para que vos aperfeiçoeis, procurando discernir bem sobre o que encerra a obra Racionalismo Cristão.


Ser espiritualista é ser esclarecido, conhecer-se como Força e Matéria, trazer o tempo ocupado, é ser honrado, é ter convicção do valor do pensamento, é ser forte, é procurar vencer todas as vicissitudes, todos os obstáculos, não querer o impossível, enfim, é ter prudência em todos os atos, cuidar da vida material com valor e inteligência, trabalhar pelo bem geral da humanidade, sempre dentro destes Princípios sãos, saber acumular vida anímica para que o espírito possa muito produzir com o bem querer, nesse anseio de ser útil ao semelhante, clarividenciar o raciocínio para melhor vencer as dificuldades, caminhar devagar, ser calmo, mas veloz com o pensamento, alimentando o desejo de produzir sempre e sempre.


Observai o que se vai passando pelo mundo afora! Campeia o desamor pelo trabalho e aumenta o deboche, há verdadeiro descaso pelas coisas sérias da vida. A dignidade se vende, troca-se por qualquer coisa de menos valia; o homem pouco ou nada procura produzir, cada vez se entrega mais à indolência, esperando por uma melhoria à custa dos braços alheios, querendo arrancar dos outros o que de direito possuem, querendo para si aquilo que não lhe pertence, aquilo que a ele não pode chegar, porque não faz esforço dentro das leis que regulam o trabalho honesto. Não pode haver produção sem esforço, sem trabalho, e infelizmente é com tristeza profunda que se observa haver falta de caráter.


Temos frisado muitas vezes que do preparo espiritual da criatura resulta o êxito, porque ele lhe dá coragem, lhe dá valor, lhe dá desprendimento. Para viver na Terra é preciso que haja desprendimento e valor. Há criaturas que não sabem viver, há criaturas que não têm, absolutamente controle sobre si mesmas, e do controle que cada um deve ter, do domínio do seu "eu" é que dependem a estabilidade e a paz da criatura.


Toda criatura tem os seus defeitos, toda criatura tem o seu célebre gênio, mas saber dominar esse gênio, conter o seu "eu" é o que todos precisam fazer. Ninguém é perfeito neste mundo. Enganam-se aqueles que julgam que são perfeitos. Todos são imperfeitos e, assim sendo, todos devem procurar aperfeiçoar-se.


A vida se tornará mais suave quando todos se convencerem de que devem ser humanos uns para com os outros, de que devem ser tolerantes, de que devem ser condescendentes não com o erro, mas com a falta de conhecimento do semelhante. Não se pode exigir perfeições, mas, sim, tolerância e compreensão, porque daí resultará a harmonia dos seres. Há muitos lares em desarmonia, em desequilíbrio espiritual, por falta de senso, de controle.


Todos devem saber primeiro olhar para dentro de si e depois então olhar para os outros, para não reconhecerem neles defeitos somente. Aprendam, portanto, a viver. Aprendam a agir como criaturas sensatas e equilibradas, saibam ser valorosas para compreenderem bem as suas obrigações e as cumpram. Ninguém deve resolver os seus problemas num ambiente de irritação. A irritação e a impaciência são inimigas da paz e da tranqüilidade.


É preciso que todos saibam resolver as coisas com naturalidade e inteligência. Aprendam a ser criaturas capazes de se bastarem pelo pensamento a si próprias, não precisando da proteção espiritual de ninguém, mas contando com os seus próprios recursos espirituais, para vencerem na luta pela vida sempre de cabeça erguida.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home