RACIONALISMO CRISTÃO - 61

VÍCIO DE RELIGIOSIDADE

Quando o Racionalismo Cristão se iniciou, muitas e muitas foram as criaturas que vieram à sua Casa, não para estudar, mas sim, para satisfazer a sua curiosidade, em busca do espiritismo, então uma novidade, uma coisa sensacional, porque, naquela época, eram muitos os religiosos e poucos, mui poucos, aqueles que se interessavam pelas coisas do espírito e, com o vício da religiosidade, aqui chegaram querendo confundir a nossa Doutrina com a religião que professavam. Gostavam de ouvir os espíritos para poder confabular com eles, tamanha era a curiosidade de ouvir os seus parentes e nada mais. Continuavam batendo no peito, curvando os joelhos, desfiando os rosários, enfim, os mesmos religiosos de sempre. Lutamos muito, não só para combater os vícios religiosos como a curiosidade daqueles que buscavam nos espíritos o meio para satisfazerem os seus desejos. Dos muitos espíritas que nos procuraram, quase todos discípulos de Kardec, só um escapou, e esse, para felicidade sua, tornou-se um convicto, e durante muito tempo, até desencarnar, prestou os seus serviços ao Racionalismo Cristão, e esse foi Leandro Francisco Gomes. Dos muitos outros mais nenhum ficou, todos continuaram kardecistas, todos continuaram os mesmos espíritas em provação.


Portanto, não houve conversões, porque, infelizmente, todos aqueles que se fazem espíritas praticantes ficam fanatizados pelo seu espiritismo e não querem, absolutamente, abraçar o Racionalismo Cristão. Dentre aqueles que não eram espíritas, nem religiosos demais, muitos se entregaram e se dedicaram à nossa Doutrina. Com esses nós pudemos contar e são esses que até hoje servem ao Racionalismo Cristão.


Mas, quando nós iniciamos, era tal nossa vontade de converter gente, de chamar as criaturas à realidade, que aceitávamos todos, recebíamos a qualquer hora, conversando com todos, a todos abríamos as nossas portas com prazer, sempre na esperança de converter, mas, no fim de um certo tempo, chegamos à conclusão de que não há conversões quando as criaturas teimam na ignorância e querem ser cegas propositais.


Passamos então a ligar importância à humanidade em geral, sem nos prendermos nem nos preocuparmos com os convertidos, e foi melhor assim para a Doutrina, porque ela começou a explanar os seus Princípios, hoje bem conhecidos, e nos sentimos satisfeitos com aqueles convictos que se entregaram à nossa Doutrina e a servem com abnegação, respeito e desprendimento.


O Racionalismo Cristão é uma Doutrina que se impõe pela Verdade que explana, e nem todas as criaturas gostam do ouvir a verdade, razão por que, muitos vinham e não voltavam, porque não lhes agradava a maneira franca e leal com que explanávamos os nossos Princípios. E como infelizmente a humanidade está habituada a que se lhe fale ao paladar, o Racionalismo Cristão, sendo uma Doutrina que assim não fala, porque não há nela a hipocrisia, a mentira, com que todos estão habituados, passou a ser uma Doutrina não compreendida por aqueles que gostam de curvaturas vertebrais, que gostam que se lhes minta, que se lhes insufle a vaidade.


Dentro dos nossos Princípios não há embustes, a mentira não tem guarida, tudo quanto dizemos às criaturas é para despertá-las e para obrigá-las a raciocinar e compreender a vida como a vida é, pois é preciso entrar na realidade dos fatos. Já basta de hipocrisia.


Quando o Racionalismo Cristão for de fato compreendido por toda a humanidade, estamos certos de que ninguém mais se iludirá, todos encararão a vida como a vida de fato é, e tudo se resolverá como deve ser resolvido.


Os milagres, o sobrenatural e os mistérios não terão mais guarida nos espíritos esclarecidos, porque esses baseiam o seu raciocínio somente na verdade, vivem uma vida real como criaturas esclarecidas e cônscias dos seus deveres, responsáveis pelos seus atos, não esperando proteção, nem ajuda de ninguém, porque cada um é aquilo que quer ser e conforme pensa assim é. Dentro destes Princípios, dentro da Verdade que o Racionalismo Cristão explana, todos podem ser felizes, todos podem viver bem.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home