RACIONALISMO CRISTÃO - 7

AJUDANDO UNS AOS OUTROS

Na vida deve haver compreensão para tirar-se dela aquilo que tenha real valor, ajudando-se uns aos outros, cooperando assim, mutuamente, como criaturas inteligentes, úteis, produtoras, prestativas, pois essa é a forma de suavizar a luta pela vida.


Na família o pai, à procura do pão de cada dia, pelo trabalho produz, para que não falte nada à família, para que ela seja feliz. A mãe, por seu turno, vive no constante labor, sempre ativa, alegre, disposta, procura atender às necessidades do lar, colabora dentro dele com o marido e, assim, cria um lar digno, incutindo nos filhos o amor ao pai e ao trabalho. E os filhos, obedecendo aos conselhos do pai e da mãe, estudam e crescem de modo a fazer o lar paterno cada vez mais feliz. Toda mãe que o sabe ser vai incutindo nos filhos o amor pelo trabalho, para que não encarem o trabalho como um sacrifício, mas, sim, como uma necessidade para a criatura poder ser feliz.


Na oficina, nas fábricas, na lavoura, em todos os ramos da atividade humana, o homem trabalha e produz, cooperando assim para grandeza da Nação e desenvolvimento da vida neste planeta. O espírito tem grande tarefa a desempenhar na Terra; em tudo se vê a sua grandeza ou pequenez. Desde nos grandes centros até nos lugarejos, a vida está em ação evolutiva. Em tudo, o homem coopera com a sua inteligência desenvolvida, com o seu raciocínio lúcido, tornando, assim, a vida mais suportável, mais leve, mais diáfana, mais feliz. É na ajuda de uns aos outros em todos os ramos da atividade humana que se nota a espiritualidade dos seres. Nos que mantêm a ordem pública, até às grandes organizações, em tudo se observa a evolução da vida, a irradiação do Grande Foco, dessa Inteligência Universal que dá força e coragem ao homem para enfrentar todas as vicissitudes, para ativar o progresso.


Todos, pois, devem procurar viver e agir com lisura nas suas obrigações, pois, assim agindo, haverá felicidade relativa, haverá entendimento e uma satisfação que só pode sentir aquele que tem a certeza de que cumpre o seu dever; e esse dever é cumprido quando o ser presta obediência às leis comuns e naturais que tudo regem. O Racionalismo Cristão, esta doutrina espiritualista, chama o homem ao cumprimento do seu dever, ensina como ele deve agir, caminhando sempre em linha reta, cumprindo à risca os deveres que a civilização lhe impõe, quer como chefe de família, quer como cidadão digno. Sendo um homem honrado, na extensão da palavra, ele tem o seu lugar destacado em toda a parte em que ele se encontre, onde entre em destaque, de acordo com as suas atribuições. Se todos pensassem assim, se todos procurassem pôr em prática os ensinamentos desta Doutrina, asseguro-vos que o progresso já seria outro, todos se entenderiam bem, um só querer para um só fim, para o mesmo progresso. Assim sendo, procurai evoluir no cumprimento dos vossos deveres, estudando, lendo, escolhendo leituras amenas que vos deleitem o espírito, para assim poderdes gozar de uma vida melhor nas vossas horas de lazer.


Procurai, pois, dentro dos ensinamentos do Racionalismo Cristão dar uma rota mais segura à vossa vida, procurai apresentar-vos sempre como membros da sociedade que não se confundem, estando sempre em boas condições mentais, espirituais, para serdes respeitados e considerados como criaturas dignas de respeito e consideração, porque o Racionalismo Cristão não explana os seus Princípios para ficarem entre quatro paredes. Aconselha o homem a agir por si, quer como membro da sociedade, quer como condutor de povos, fazendo-o conhecer-se como Força e Matéria, para que sirva de exemplo e algo consiga, pois, felizmente, nem todos estão corrompidos, nem todos se cosem com a mesma linha. Há ainda alguém que pugna pelo respeito, pela dignidade da família, pois é preciso respeitar a família, porque quem respeita a família, respeita a Pátria e a sociedade, e quem assim procede é um cidadão digno de respeito e de consideração.

TODAS AS PÁGINAS DO LIVRO

 1- A ARTE DE VIVER
 2- A CONDUTA E A LEI DO RETORNO
 3- A INDIFERENÇA
 4- A MENTIRA NÃO AJUDA AO PROGRESSO
 5- A MULHER
 6- A PAZ ESPIRITUAL SUPERA REVESES
 7- AJUDANDO UNS AOS OUTROS
 8- ANIMAL HUMANO
 9- ÂNIMO E VONTADE FORTES
10- ÂNIMO PARA VIVER
11- APRENDER A VIVER
12- AUSÊNCIA DE COMPREENSÃO
13- AUTOCORREÇÃO
14- CAMINHOS SEM SEGREDOS
15- CARÁTER DAS CRIANÇAS
16- CAVALHEIRISMO
17- CLARIVIDÊNCIA
18- CONHECER PARA NÃO TEMER
19- CONSTRUINDO A FELICIDADE
20- CONSTRUIR OU DESTRUIR A FELICIDADE
21- CRÍTICA DESAIROSA
22- CUIDEMOS DEVIDAMENTE DA CRIANÇA
23- CULTIVO DOS SENTIMENTOS
24- CURA DE OBSEDADOS
25- CURANDO A OBSESSÃO
26- DIVERSÃO PERIGOSA
27- DOMINANDO O GÊNIO
28- DOMÍNIO DO "EU"
29- DUAS VIDAS
30- EDUCAÇÃO E DECADÊNCIA
31- EDUCAÇÃO FALHA
32- EDUCAR OS SENTIMENTOS
33- EGOÍSMO E AUTORITARISMO
34- EGOÍSMO, FONTE DE SOFRIMENTOS
35- ENERGIZAR
36- EQUILÍBRIO TRAZ TRANQUILIDADE
37- ERROS DESCULPÁVEIS
38- ESCLARECER-SE PARA SER FELIZ
39- ESPIRITUALIZAÇÃO, ÚNICA VIA PARA A FELICIDADE
40- EVITANDO FRACASSOS
41- EVOLUÇÃO SEM MEDO
42- EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO
43- FALAR AOS ESPÍRITOS
44- GRAUS DE ESPIRITUALIDADE
45- IGNORÂNCIA DA VERDADE
46- IGNORÂNCIA E CONFIANÇA
47- IGNORANDO A ESPIRITUALIDADE
48- IMPORTÂNCIA AO QUE IMPORTANTE É
49- IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
50- IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA
51- MALES PSÍQUICOS
52- MUDANÇA DE HÁBITOS
53- O CAPRICHO
54- O LIVRO DO TEMPO
55- ORIENTAR SEM COAÇÃO
56- PENSAMENTO, ALAVANCA DO SUCESSO
57- PERSONALIDADE ESPIRITUAL
58- REAGINDO AOS SOFRIMENTOS
59- SER ESPIRITUALISTA
60- VENCENDO OBSTÁCULOS
61- VÍCIO DE RELIGIOSIDADE
62- VIVER COM REALISMO

FONTE DO TEXTO ACIMA

LUIZ DE MATTOS - CLÁSSICOS DO RACIONALISMO CRISTÃO - Volume 1 - 2ª edição - Centro Redentor - Rio de Janeiro - 2001.
Outras obras do Autor: Pela Verdade, 9ª ed. - Vibrações da Inteligência Universal, 9ª edição.

PLANO DO TRABALHO

A obra Clássicos do Racionalismo Cristão tem por objetivo reunir os trabalhos de Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Antonio Cottas, respectivamente, fundadores e consolidador da Doutrina. O Centro Redentor editará volumes sucessivos, sendo que os iniciais da série conterão os pronunciamentos de Luiz de Mattos, codificador doutrinário do Racionalismo Cristão.

O AUTOR DESTE WEBSITE

Busco oferecer neste sítio uma variedade abrangente de textos espiritualistas salutares e edificantes, de várias fontes, para que todos tenham a oportunidade de enriquecer e ampliar a sua cultura e desenvolver a consciência, mediante a sintonia com idéias e ensinamentos elevados. Concordo com muitas das idéias apresentadas mas não necessariamente com todas.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!








Google
 
Web www.eurooscar.com










Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.






Home