Receitas Macrobióticas Veganas - 12


TORTAS

89- Torta de Abóbora
(omitir as maçãs para os doentes)

1/2 quilo de abóbora e cebola. Cortar a cebola em cubos e refogar numa colher de sopa de óleo; adicionar abóbora cortada em fatias e ferver em um pouco de água; juntar sal e peneirar numa consistência cremosa.

A fim de preparar a massa da torta (pastelão), misturar 1 xícara de farinha. Se usar farinha integral, peneirar, a fim de remover as cascas e farelos, usando esses resíduos para fritada (tempura), pão, croquetes, etc. (não jogue fora).

3 colheres de sopa de óleo (de milho e de gergelim, em partes iguais, ou de oliva e gergelim, em partes iguais, ou de semente de girassol e gergelim em partes iguais), 1/2 colher de chá de sal, 1 colher de chá de canela, 1 colher de chá de casca de laranja picada.

Misturar com pequena quantidade de água, formando uma massa mole. Colocar num prato próprio para torta, numa camada de 1/2 centímetro de espessura. Encher a crosta com uma mistura acima, de abóbora, na espessura de cerca de 2 centímetros, e por cima colocar uma maçã cortada em cubos.

Cobrir a crosta, pressionando as extremidades com um garfo. Cortar em cruz pelo centro com uma faca. Assar no forno até ficar ligeiramente bronzeada e torrada.

Nota -A genuína farinha de araruta somente se adquire nos posto de venda especializados em produtos macrobióticos.

90- Torta de Maçã com Castanhas

Ferver as castanhas até ficarem macias; misturar canela, casca de laranja e sal;

Misturar com pedaços de maçãs cortadas em cubo. Cobrir a torta com a mesma massa de pastelão e da mesma maneira da torta de abóbora. preparar o arranjo da torta também do mesmo jeito que o anterior.

91- Torta Simples
(permitida aos doentes)

Para o recheio cremoso, ferver feijão japonês (azuki) com ou sem castanhas, temperando ligeiramente com sal. Encher a crosta de massa e levar ao forno.

92- Torta de Arroz (permitida aos doentes)

Poderá ser usada como alimento complementar. Misturar arroz cozido com refogadinho de vegetal (cenouras, raizes de lótus, cebolas, agrião, etc.) [Nituke]. Incluir um pouco de farinha. preparar a torta conforme dito acima, e levar ao forno.

93- Torta de Batata-Doce e Castanhas
(Não recomendável aos doentes)

Cozinhar as batatas e passá-las na peneira, adicionando um pouco de sal. Cozinhar as castanhas e juntar à batata-doce;

preparar a massa da torta e levar ao forno. Este prato pode também ser preparado só com batata-doce ou só com castanhas.

94- Torta de Hortaliças (Verduras)

Refogar em óleo cenouras, cebolas, couve, couve-flor, etc. e após cozinhar em água até amolecer. Pôr a massa do pastelão no prato, recheando-a com as verduras.

Ao molho do Nituke, misturar farinha tostada num pouco de óleo para engrossar. Despejar este molho por cima do recheio, em vez de cobrilo com a massa e levar ao forno.

96- Torta de Maçã

Forrar a forma com a massa do pastelão. Cortar 3 maçãs em forma de lua crescente e colocá-las na forma atraentemente, como uma flor redonda. Salpicar com sal e levar ao forno, até que a parte de cima fique bronzeada. Misturar a farinha de araruta (Kazu) na água e levar ao fogo até engrossar e derramar atrativamente a mistura sobre as maçãs, deixando esfriar. Gelatina de ágar-ágar pode ser usada, em vez de araruta, mas esta é preferível.

97- Torta de Ameixas

Tirar os caroços das ameixas secas e cozinhá-las, num pouco de água até ficarem macias. incluir uma pitada de sal e canela e preparar o pastelão como o de abóbora, levando ao forno.

98- Torta de Maçã e Castanha Kinton

(Não deve ser usado pelos doentes) Use castanhas e maçãs à razão de 3 por 1. Cozinhe as castanhas, deixando 1/3 de lado. Inclua as maçãs já picadas e cozinhe-as até ficarem no ponto. Passar na peneira e, após, incluir a totalidade das castanhas restantes.

Fonte

"Macrobiótica Zen - A Arte da Longevidade e do Rejuvenescimento",
de George Ohsawa (pseudônimo de Sakurazawa Nyoiti)

Próxima (13)    Anterior (11)

Índice de Receitas Macrobióticas Veganas

Mais de Mil Receitas Vegetarianas

A a E    F a P    Q a Z

Índice Geral de Vegetarianismo

Receitas vegetarianas, macrobióticas,
Substitutos veganos, dicas sobre crianças...

Notas de Euro Oscar

Sobre Direitos Autorais e acerca do trabalho


Pesquisar só neste Site

Pesquisar em Toda a Web





www.eurooscar.com  -  eurooscar@gmail.com
©Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade     Privacy Policy

Home