Vídeo: Rozilam, Dança Uigur Tradicional




O povo uigur é nativo do leste do Turquestão, região conhecida como Região Autônoma de Sinkiang ou Xinjiang. O mais recente censo chinês estima a sua população em 8,3 milhões de pessoas. Todavia, os próprios uigures afirmam que eles são mais de 20 milhões. Também há 500 mil uigures no oeste do Turquestão, no Kazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Turcomenistão e Tadjiquistão. E mais uns 75 mil uigures residem no Paquistão, Afeganistão, Arábia Saudita, Turquia, Europa e Estados Unidos da América.

As fontes chinesas indicam que os uigures são descendentes diretos dos huns. Ancestrais fontes gregas, iranianas e chinesas incluem os uigures nas suas tribos e subtribos, na vasta área que vai dos bancos ocidentais do rio Amarelo (Yang-Tsé), ao leste do Turquestão, abrangendo as estepes do nordeste da Mongólia, e isso desde 300 anos antes de Cristo.

A civilização uigur dominou a Ásia Central por mais de mil anos e decaiu depois da invasão dos manchus, da Manchúria, no leste do Turquestão. Essa decadência foi acentuada pelas leis nacionalistas do comunismo chinês.

Este vídeo foi gravado da Estação de TV da Região Autônoma dos Uigures, durante um show do Festival Noruz, com essa bela e graciosa dançarina.

Texto adaptado por Euro Oscar


Índice de todos os vídeos


Fonte do vídeo (video's source): Youtube