Pesto Tradicional Italiano




O pesto original é do norte da Itália, na região do porto de Gênova. A receita de pesto tradicional de hoje deste vídeo é tradicional da região das Cinco Terras. A receitas de pesto com manjericão podem ser usadas para uma grande variedade de pratos, desde saladas a pizzas.

Para fazer o pesto precisa-se de alguns pinholes (nozes de pinheiro), obtidas dos cones do pinheiro. Não é fácil consegui-los, e geralmente são caros. Em São Paulo podem ser achados no mercado central da rua Cantareira, no centro, que fica aberto até as 16 horas, de segunda a domingo. Neste site você acha uma receita com castanhas do Pará (castanhas brasileiras ou da Amazônia) como substitutas dos pinholes. Podem ser usadas nozes, também como opção, em vez das opções anteriores. Aliás, o texto original em inglês, desta receita, garante que as nozes (de nogueira) são um excelente substituto dos pinholes.

Antes de iniciar a preparar o pesto será necessário meia xícara (meia chávena) de pinholes (ou castanhas-do-Pará ou nozes) numa caçarola quente, em fogo alto, deve-se sacudir a caçarola ou frigideira continuamente, até que os pinholes (ou castanhas brasileiras ou nozes)se tornem douradas ou amarronzadas, quando então devem ser tiradas do calor.

É preciso ter um processador ou misturador de alimentos, para preparar o pesto. Os ingredientes são os seguintes:

2 xícaras (chávenas) de folhas frescas de manjericão;
4 dentes de alho;
de 1/2 a 1 xícara de pinholes (ou castanhas do Brasil ou nozes) tostados;
3/4 de xícara de queijo parmesão ralado;
1 colher (de sopa) de sal marinho não refinado;
1 1/2 a 2 colheres (de sopa) de azeite de oliva extra-virgem;
Pimenta em pedacinhos e mais sal marinho (se desejar incluir este sal adicional, para dar gosto).

No processador de alimentos, bata por cerca de um minuto as folhas de manjericão, os dentes de alho e os pinholes tostados, aplainando-os e os mexendo com uma espátula de borracha. Cuidado para não descer demais com a espátula para evitar acidentes, do mesmo modo que num liquidificador (batedeira) não se deve descer para próximo das lâminas, também para evitar acidentes.

Em seguida, junte o queijo parmesão ralado e o sal marinho. Devagar vá derramando, aos poucos, o azeite.

Tempere com os pedacinhos de pimenta e o sal adicional, se desejar esse acréscimo.

Para preparar uma pasta básica de manjericão, misture 2 xícaras (chávenas) de macarrão integral cozido do tipo penne com cerca de 1/2 xícara (chávena) de pesto fresco. Você pode usar qualquer tipo de pasta.

Caso deseje, você pode salpicar mais um pouco de queijo parmesão ralado, mais um pouco de pinholes (ou nozes ou castanhas do Brasil) tostados e mais um pouco de folhas de manjericão, para acentuar o sabor.

Índice de todos os vídeos


Fonte do vídeo (video's source): Youtube