REVISTA AMALUZ - 72



TÉCNICAS PARA GINÁSTICA CEREBRAL


Por Carlos Maurício Prado



AUMENTE A CAPACIDADE DO CÉREBRO

Estimular o cérebro e prepará-lo para o aprendizado. É o que defende a Ginástica Cerebral, Técnica desenvolvida na Califórnia e divulgada no Brasil pelo engenheiro químico Carlos Maurício Prado e pelo livro GINÁSTICA CEREBRAL (Brain Gym) do Dr. Paul Dennison, da Século XXI Editora. Carioca, 39 anos, residindo em Porto Alegre, Prado divulga a técnica há um ano e meio e dá treinamentos.


"A Ginástica Cerebral é a ligação entre o corpo e a mente e pode ser feita por pessoas de qualquer idade, do bebê ao octogenário. Ao enviar estímulos para o cérebro e fazê-lo funcionar ao mesmo tempo, você faz com que ele se desenvolva e aumente a sua capacidade", afirma Prado.

Mas, o que vem mesmo a ser a Ginástica Cerebral? Trata-se de um método científico, desenvolvido desde 1960 nos Estados Unidos pelo DR. Dennison (PhD em educação pela Universidade da Califórnia).


Ele e toda uma equipe de neurologistas, psicólogos, educadores, desenvolveram ao todo 32 exercícios que estimulam o cérebro, com o objetivo de fazer com que os dois hemisférios funcionem ao mesmo tempo – o lado direito, a parte criativa, da imaginação, da sensibilidade, e o do lado esquerdo, o da lógica, do raciocínio, do aprendizado.


A maioria das pessoas usa em média 3 a 4% da sua capacidade cerebral, isso foi constatado com aparelhos avançados de tomografia. É muito pouco. Estima-se que gênios como Einstein tenham chegado a 10%. O objetivo da técnica, ao fazer os dois hemisférios funcionarem juntos é exatamente aumentar essa capacidade.


Os benefícios são muitos: melhora a memória, a concentração, o aprendizado, a criatividade. O livro GINÁSTICA CEREBRAL ensina tudo isso, apresenta inclusive exercícios para quem tem problemas com português, ativando o lado do cérebro que raciocina com palavras, e no caso da matemática, ativando o lado do cérebro que raciocina com números.


Para cada dificuldade, existe um estímulo apropriado, até para evitar aquele famoso branco na hora da prova ou do vestibular. Você faz os exercícios e deixa o seu cérebro ligado. É bom para quem trabalha o dia inteiro na frente do computador porque o campo magnético dos aparelhos eletrônicos interfere diretamente no funcionamento do organismo. Ele suga energia e deixa a pessoa exausta, aumentando o desgaste.

Também podemos falar que, atualmente, o estresse é um dos grandes inimigos da vida moderna, a origem de todo e qualquer tipo de doença, faz com que os reflexos sejam mais lentos e as pessoas fiquem mais propensas a sofrer acidentes.


Um dia, agora no final dos anos 1990, equivale a 14 anos da vida no início do século. É um megabombardeio diário de informações, e você precisa manter-se atualizado. Dizemos que normalmente, para funcionar, a pessoa perde em média mil neurônios por dia. É a taxa normal que o organismo consome.


Mas, estressado, o indivíduo perde 4 mil neurônios por dia. No estresse crônico, em um ano temos a perda de um milhão e meio de neurônios. Isso vai indicar fadiga mental, perda de memória, dificuldade de concentração, etc.


Apesar de existirem ao todo 32 exercícios, o Dr. Dennison destaca sete fundamentais, que ele chama de Aquecimento de 7 Minutos. São todos exercícios muito simples, muito fáceis, que qualquer pessoa consegue fazer, e demoram em média um minuto cada um.


Recomenda-se que essa seqüência básica seja feita de preferencia pela manhã, para dar a partida instantânea no cérebro, ligando o motorzinho da mente para se ter um dia de sucesso em tudo aquilo que se faz, o dia transcorre melhor, tudo parece mais fácil, pois o cérebro funciona melhor.

Aqui no Brasil desenvolvemos uma apostila que acompanha o livro da GINÁSTICA CEREBRAL, apresentando passo a passo cada um desses exercícios. O primeiro é tomar um copo de água, logo ao acordar, ainda em jejum.


A água estimula o cérebro porque ativa o sistema elétrico do corpo, e os neurônios, as células especiais que compõem o cérebro, sendo que temos de 18 a 22 bilhões deles, comunicam-se uns com os outros através de impulsos elétricos. Como a água conduz a eletricidade, ela faz com que a pessoa raciocine melhor e mais rápido.


Mas também é importante mencionar que devemos tomar no mínimo dois litros de água por dia. A água é a gasolina do cérebro. O cérebro precisa de combustível porque é um órgão físico, e está sujeito às leis do universo. Na matéria, nada funciona sem energia.


Nos cursos de Ginástica Cerebral são trabalhados quatro princípios de funcionamento do cérebro, como se fossem os alicerces de um edifício.


Ou seja, leva-se a pessoa a desenvolver uma estrutura mental e de raciocínio baseada na sigla P A C E, onde cada letra responde por um princípio diferente.

P: O P é de POSITIVO, porque não adianta estimular o cérebro de uma pessoa negativa, vai ser um tiro pela culatra. Trabalhamos atitudes mentais positivas mas não de forma fantasiosa. Não é o simples pensar positivo que vai fazer dar certo, isso é mera conjectura. Para o Dr. Dennison, atitude mental positiva é trabalhar o exercício da ilustração, pontos positivos, massageando pontos da acupuntura na testa que são neurovasculares. Quando a pessoa fica sentada muito tempo trabalhando, estudando, a tendência da energia, até pela lei da gravidade, é ir baixando de nível, até acabar presa na base da nuca. Estressada, ela reclama de dor no pescoço e esse é um indício de que a energia está acumulada na parte de trás do pescoço. Qual o problema disso? É que a base da nuca é a parte mais pobre e primitiva do cérebro humano, equivale aos animais, deixa a pessoa irritada, agressiva, indisposta. Então, com esse exercício, pontos positivos, é como se a energia tomasse um elevador, você transfere, puxa de volta a energia pára essa parte do cérebro que é a parte rica e nobre.


A: O A é de ATIVO, onde aprendemos a trabalhar exercícios de magnetismo que se traduzem em motivação, liderança e iniciativa, que servem, por exemplo, para um gerente, ou na área de vendas. Também se aplica no campo da psicologia para combater a depressão, vencer medos e aumentar a auto-estima.


C: O C é de CLAREZA DE RACIOCÍNIO. Quantas vezes nossa mente está confusa e embaralhada, nossas idéias simplesmente embotadas. Existem exercícios que ajudam a colocar ordem no raciocínio, estabelecendo prioridades, linhas de pensamento, clarificando o entendimento.


E: O E representa os exercícios ENERGÉTICOS, como a água e a respiração abdominal ou profunda, que supre o cérebro com a quantidade necessária de oxigênio fresco, produzindo relaxamento e vitalização. Ajudam na prevenção de doenças como Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer.


Quem pratica a Ginástica Cerebral da testemunho: FUNCIONA! Faz a pessoa se sentir bem melhor em questão de dias. Vale a pena conferir!


P A C E significa paz em latim, a tão sonhada paz interior que se adquire ao ativar simultaneamente os dois lados do cérebro, equilíbrio e harmonia com sabedoria!

PONTOS POSITIVOS

Os Pontos Positivos estão localizados acima do centro de cada sobrancelha e a meio caminho até a raiz do cabelo. Você pode se deparar com uma pequena saliência em cada ponto.


Pressione suavemente cada um destes pontos com três dedos de cada mão. ( Algumas pessoas, enquanto pressionam os seus pontos, preferem cruzar as suas mãos de forma que a mão direita alcance o lado esquerdo da testa.) Feche os seus olhos e pressione os pontos ligeiramente durante seis a dez lentas respirações completas.


Você mesmo pode pressionar os seus próprios Pontos Positivos, ou pedir a alguém que os pressione para você. Para aliviar ainda mais o estresse, pressione os pontos enquanto repassa a situação provocadora do estresse, e considera possibilidades alternativas.

O QUE OS PONTOS POSITIVOS
PROPORCIONAM?

Os Pontos Positivos são pontos de acupuntura conhecidos especificamente por disseminarem o reflexo lutar-ou-fugir, aliviando o estresse emocional.


Tocar estes pontos transfere a resposta do cérebro ao estresse, do mesencéfalo para a parte frontal do cérebro (o lóbulo frontal), permitindo uma resposta mais racional.

ÍNDICE GERAL

Todas as páginas desta seção

FONTE DO TEXTO

(http://www.amaluz.com.br). Publicado originariamente na revista Amaluz, que não mais tem sido editada, embora fosse uma ótima publicação. Fazemos votos de que possa renascer, com a mesma qualidade de antes.




Google
 
Web www.eurooscar.com

www.eurooscar.com - Autor: Euro Oscar - © 2008
Direitos Reservados - Contato: eurooscar@gmail.com


Se veio até aqui por um link externo e não vê o menu fixo à esquerda, clique aqui, para melhor usar e controlar o site.


Página inicial do site