COMPREENDENDO O HOJE, SOLUCIONANDO O AMANHÃ

Por Luís Henrique Beust

1. PROBLEMAS: SEMENTES DE SOLUÇÃO

Todos os problemas têm solução. Essa é uma verdade que tem construído a História e a Civilização. Toda evolução humana, individual e coletiva, dá-se pela superação permanente e sistemática dos problemas que a vida oferece.


Temos a tendência de querer uma vida sem dificuldades e nutrimos fantasias de que nossa existência seria melhor sem as tribulações que nos sobrevêm. Sabemos, porém, que não existe vida sem problemas e dificuldades. Se pensarmos bem, podemos definir vida como a capacidade permanente de superar problemas.


Esse paradigma de enfrentar os problemas e dificuldades como instrumentos que a vida oferece para o crescimento é muito poderoso. Ele gera criatividade, perseverança, ânimo e otimismo.


Todo problema é, em si próprio, a semente de sua solução. Na realidade, se compreendemos adequadamente um problema, a solução emerge dele próprio naturalmente. Os problemas que se perpetuam não carecem de soluções. Carecem de entendimento.



2. ENTENDENDO O MUNDO ATUAL

Muitos vivem esperando o amanhã para que a vida seja melhor e os problemas sejam resolvidos. Nessa busca da vida melhor amanhã deixam de viver melhor a vida de hoje.


Isso não acontece apenas com indivíduos, mas também com povos e civilizações. Essa busca frenética pelo amanhã, não raro, impede as pessoas de entenderem bem o mundo contemporâneo, o mundo em que vivem. E essa falta de entendimento do presente faz com que o futuro seja apenas uma continuidade ou, pior ainda, um agravamento dos problemas e dificuldades atuais. Compreender os problemas contemporâneos exige concentração, atenção, empenho e dedicação.


É por esta razão que Bahá´u´lláh, o fundador da Fé Bahá´í, exorta:


"O remédio que o mundo necessita em suas aflições hodiernas não pode ser, jamais, o mesmo daquele requisitado por uma era subsequente... Cuidai zelosamente das necessidades da era em que viveis e concentrai vossas deliberações em suas exigências e requisitos."



3. A TEIA DA VIDA E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Outro fator que impede a solução dos problemas é que, em geral, cada um apenas se preocupa com o seu problema particular, pouco se interessando com os problemas dos outros. Tanto indivíduos, como povos, nações, classes e grupos sociais são geralmente insensíveis aos problemas alheios.


No entanto, a vida é uma teia de relações, onde o bem-estar de cada parte está ligado ao bem-estar de todas as outras. Não é possível que uma parte sofra sem que o todo sofra.


Não poucas vezes, a melhor maneira de resolver nosso próprio problema é ajudarmos os outros a resolverem os seus. Num mundo como o nosso, em que todos os povos e nações do planeta estão estreitamente ligados através da comunicação e do transporte, da economia e da política, da cultura e da religião, esta é uma verdade patente.


Os ensinamentos bahá´ís, por isso, conclamam:


"Ó filho do homem! ... se teus olhos estiverem volvidos para a justiça, escolhe tu para teu próximo o que para ti próprio escolhes. Bem-aventurado quem prefere seu irmão a si próprio..."


"Aconselhai-vos juntos e considerai somente o que possa trazer proveito à humanidade e lhe melhorar a condição..."



4. DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA E DO ESPÍRITO

Os avanços da humanidade na superação de problemas dependem dos desenvolvimentos em duas grandes áreas: as descobertas e aperfeiçoamentos técnicos e as inovações e aprimoramentos nas criações do espírito, como a literatura, a arte, a cultura e a política.


O desenvolvimento técnico sempre vem lado a lado com o desenvolvimento do espírito. Todo novo avanço tecnológico provoca um novo avanço na cultura, nas artes, na política, na administração...


O desenvolvimento técnico sempre foi o campo de atuação da Ciência, enquanto o desenvolvimento do espírito sempre foi fortemente influenciado pela Religião. Sem os valores espirituais de amor, fraternidade, justiça e paz que as grandes religiões ensinaram ao longo dos milênios, a humanidade não teria alcançado os atuais níveis de civilização.


Ao entendermos profundamente os problemas do nosso tempo não podemos deixar de notar que eles não são tanto devidos à falta de técnica, mas, sim à falta dos valores eternos que sustentam a vida, como a unidade, a cooperação, o perdão e a verdade.


Precisamos encontrar, nos problemas contemporâneos, aquelas dinâmicas que apontam para novos e mais elevados conceitos e padrões na vida do espírito.


Bahá´u´lláh escreveu:


"O desígnio de Deus em mandar Seus Profetas aos homens é duplo. O primeiro é livrar da escuridão da ignorância os filhos dos homens e guiá-los à luz da verdadeira compreensão. O segundo é assegurar a paz e tranquilidade do gênero humano, provendo todos os meios pelos quais podem ser estabelecidos."



5. REALIZAÇÕES HUMANAS E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Toda realização humana, individual ou coletiva, depende de quatro fatores: conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades.


Os conhecimentos são aqueles conceitos, percepções, noções e entendimento da realidade que nos permitem lidar com ela e executar ações. Tomemos o simples ato de passar roupa: saber identificar o tecido, conhecer a temperatura adequada para cada um, saber como passar cada parte da roupa, como vincos, golas, mangas, etc, são alguns dos conhecimentos necessários.


As habilidades são as destrezas necessárias para colocar o conhecimento em prática. Habilidades são mais operacionais, ligadas à execução de tarefas. No exemplo de passar roupa, habilidades necessárias seriam saber manusear o ferro elétrico, contornar botões, não amassar outra vez um lado da roupa ao passar o outro, etc.


As atitudes são, por assim dizer, o tempero das realizações. Elas indicam o estado de espírito em que algo é realizado e, consequentemente, o grau de excelência alcançado. Atitudes de boa vontade, atenção, abertura ao novo, motivação, ânimo, dedicação, esmero são alguns exemplos. No caso de passar roupas, sem uma atitude positiva de esmero e atenção é impossível que ela seja bem passada.


As qualidades ou virtudes, finalmente, são os mais profundos elementos a influenciar as realizações de indivíduos e sociedades. Elas fornecem os parâmetros morais das ações humanas e atuam como os mais poderosos determinadores dos resultados finais de qualquer empreendimento. Em nosso exemplo do passar roupa, podemos dizer que alguém que não tenha as qualidades do asseio, da paciência, da responsabilidade e do amor à família não executará essa tarefa.


Assim, ao analisarmos os problemas contemporâneos faremos bem em entender quais as dificuldades que são geradas por deficiências nestas quatro áreas. Tradicionalmente os conhecimentos e as habilidades têm sido privilegiadas, mas a história demonstra que sem as atitudes e qualidades adequadas todo conhecimento e habilidade só provoca desastres.


As escrituras bahá´ís comentam:


"Hoje, a necessidade capital é unidade e harmonia entre os amados do Senhor, pois eles devem constituir um único coração, uma só alma, e, na medida de suas forças ... pôr termo às trevas dos preconceitos de todas as nações e religiões e fazer saber a todo membro do gênero humano que todos são as folhas de um mesmo ramo, os frutos de uma só vergôntea."



6. LIDERANÇA ESPIRITUAL

Em todas as épocas, os maiores avanços morais, sociais e civilizatórios deram-se através da influência de líderes espirituais, que foram capazes de elevar as aspirações e realizações humanas a novos níveis de execelência. Personagens como Krishna, Moisés, Buda, Zoroastro, Cristo, Maomé, o Báb e Bahá´u´lláh, ao lado de outras tantas figuras proféticas, foram os principais protagonizadores das grandes transformações na vida do espírito. As civilizações jamais foram as mesmas depois de cada um deles, e a influência por eles causada supera em abrangência e duração a de qualquer outro indivíduo que tenha passado pelo mundo.


Cada geração de homens precisa para superar os problemas de cada era, não apenas reverenciar as figuras iluminadas do passado, mas também reconhecer e acatar as vozes proféticas de sua própria época.


Bahá´u´lláh escreveu:


"Sabe tu, seguramente, que a essência de todos os Profetas de Deus é uma e a mesma. Sua unidade é absoluta. Diz Deus, o Criador,: não há distinção alguma entre os Portadores de Minha Mensagem. Todos têm apenas um objetivo; Seu segredo é o mesmo segredo. De modo algum é permitido conferir honra a um em preferência a outro, enaltecer alguns acima dos demais."



7. A FÉ BAHÁ´Í

A Fé Bahá´í é a mais recente das grandes religiões mundiais reveladas. Nascida em 1844 na Pérsia congrega hoje cerca de 6 milhões de seguidores. É a segunda religião mais difundida no mundo, estando estabelecida em mais de 230 países e territórios independentes.


Os ensinamentos bahá´ís foram revelados por Bahá’u’lláh (1817-1892) durante quase quarenta anos de exílio e aprisionamento. Uma das mais influentes figuras de todos os tempos, Bahá’u’lláh afirmou ser portador de uma nova mensagem divina à humanidade. Seus ensinamentos estão preservados em centenas de volumes e têm despertado a admiração e reverência de alguns dos mais destacados pensadores do século XX.


Alguns dos princípios e ensinamentos proclamados por Bahá’u’lláh são:


* a harmonia entre a ciência e a religião;


* a unidade da humanidade;


* a eliminação do fanatismo e dos preconceitos;


* o desarmamento universal e a paz mundial;


* todas as religiões provém do mesmo e único Deus e a Ele conduzem;


* a eliminação dos extremos de riqueza e pobreza;


* a necessidade de uma língua internacional auxiliar;


* a necessidade de um governo mundial;


* a igualdade espiritual e social entre homens e mulheres;


* a proteção das minorias e de suas culturas;


* a tomada de decisão coletiva para a administração dos assuntos humanos;


* a igualdade de todos ante Deus;


* a necessidade da oração e da meditação para o desenvolvimento humano;


* a necessidade da educação universal obrigatória.



8. APRECIAÇÕES SOBRE A FÉ BAHÁ´Í

Leon Tolstoi, escritor e filósofo russo:


Os ensinamentos de Bahá’u’lláh nos apresentam, agora, a forma mais elevada e pura do ensinamento religioso...


Nós desperdiçamos nossas vidas tentando desvendar os mistérios do universo, mas havia um prisioneiro do governo turco, Bahá’u’lláh, em ‘Akká, Palestina, que possuía a chave...


Conheci os bahá’ís durante muito tempo e sempre me interessaram seus ensinamentos. Portanto, simpatizo com os ensinamentos bahá’ís de todo o meu coração, já que ensinam a fraternidade, a equanimidade e o sacrifício da vida material em favor do serviço de Deus.


Eça de Queirós, escritor português:


Calado, invadido pelo pensamento do Báb - o Arauto da Fé Bahá’í - revolvia comigo o confuso desejo de me aventurar nessa campanha espiritual... Por que não? Tinha a mocidade, tinha o entusiasmo... Via-me discípulo do Báb... E partia logo a pregar, a espalhar o verbo babista. Onde iria? A Portugal, certamente, levando de preferência a salvação às almas que me eram mais caras.


Arnold J. Toynbee, historiador:


Minha opinião é que (1) a Fé Bahá’í é, sem dúvida alguma, uma religião; (2) a Fé Bahá’í é uma religião independente, a par com o Islamismo, o Cristianismo e outras religiões mundiais. A Fé Bahá’í não é uma seita derivada de alguma outra religião; é uma religião independente e tem a mesma posição que as demais religiões conhecidas. Esta opinião se baseia tanto no estudo como em meu conhecimento pessoal dos bahá’ís.


Mahatma Gandhi:


A Fé Bahá’í é um consolo para a humanidade.


Ervin Laszlo, filósofo, membro do Clube de Roma:


Há mais de cem anos Bahá'u'lláh proclamou que a unidade da humanidade seria conseguida em etapas evolutivas repletas de lutas, caos e desordens... Bahá'u'lláh ensinou que a próxima etapa nesta evolução social é a organização da sociedade humana como uma civilização planetária que será caracterizada pelo aparecimento de uma comunidade, a consciência de uma cidadania mundial...



TEXTOS DE INSPIRAÇÃO NA FÉ BAHAI

OPINIÕES FAMOSAS SOBRE O MOVIMENTO BAHAÍ - 1


OPINIÕES FAMOSAS SOBRE O MOVIMENTO BAHAÍ - 2


PENSAMENTOS DE BAHÁ'U'LLÁH - 1


PENSAMENTOS DE BAHÁ'U'LLÁH - 2


AUTOBIOGRAFIA DE BAHÁ'U'LLÁH


UMA BIOGRAFIA DE BAHÁ'U'LLÁH


CURIOSIDADES, EPISÓDIOS E INFORMAÇÕES


CRONOLOGIA E PALAVRAS DE SABEDORIA


O PLANO DE QUATRO ANOS - 1


O PLANO DE QUATRO ANOS - 2


O PLANO DE QUATRO ANOS - 3


COMPREENDENDO O HOJE, SOLUCIONANDO O AMANHÃ


A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E O DIREITO - 1


A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E O DIREITO - 2


EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS


PONTO DE VISTA BAHAI SOBRE AS DROGAS


MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS - 1


MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS - 2


GLOSSÁRIO DE TERMOS ORIENTAIS E BIBLIOGRAFIA

OS TEXTOS DE IRADJI ROBERTO EGHRARI

A PAZ INTERIOR - 1


A PAZ INTERIOR - 2


NÓS E O FINAL DO MILÊNIO - 1


NÓS E O FINAL DO MILÊNIO - 2


O DIA DE DEUS - 1


O DIA DE DEUS - 2

CURSO GRATUITO - PRIMEIRA PARTE

LIÇÃO 1    LIÇÃO 2


LIÇÃO 3    LIÇÃO 4


LIÇÃO 5    LIÇÃO 6


LIÇÃO 7    APÊNDICE

POESIAS DE
INSPIRAÇÃO BAHAI

1    2    3    4    5

FONTE DO TEXTO

http://www.bahai.org.br



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!






Google
 
Web www.eurooscar.com








Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.





Home