CURSO DE DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL INTEGRAL

À LUZ DOS ENSINAMENTOS
DA FÉ BAHÁ'Í

1a Parte - 5a Lição

VIVÊNCIA ESPIRITUAL INTEGRAL:
BAHÁÍ - UM MODO DE VIDA

Disse uma vez Herbert Spencer que por nenhuma alquimia política é possível extrair de instintos de chumbo uma conduta áurea, e é também verdade que por nenhuma alquimia política é possível haver uma sociedade áurea composta de indivíduos de chumbo. Bahá'u'lláh, como todos os Manifestantes de Deus que O precederam, proclamou esta verdade e disse que, a fim de es-tabelecer o Reino de Deus na Terra, primeiro era preciso fazê-lo no coração dos homens.


Um modo de vida alegre, feliz, sadia, espiritual, foi o que Bahá'u'lláh trouxe para a humanidade, e que nos legou mais de cem livros revelados.


Nestas duas próximas lições, veremos alguns aspectos do que significa ser bahá'í - viver os ensinamentos de Bahá'u'lláh e a transformação que tal vivência trará ao nosso caráter, ao nosso coração, a alegria que decorrerá de tal transformação, a iluminação interna que sentiremos, o novo ser que veremos surgir dentro de nós, o nosso verdadeiro "eu", iluminado pela luz do Sol da Realidade, o Mensageiro de Deus para os dias atuais - Bahá'u'lláh, que significa A Glória de Deus.



A VIDA BAHÁ'Í

Tendo alguém perguntado a 'Abdu'l-Bahá, certa ocasião: Que é um bahá'í? Ele deu a seguinte resposta: Ser bahá’í significa simplesmente ter amor a todos; amar a humanidade e esforçar-se por servi-la, trabalhar pela paz e fraternidade universais. Em outra ocasião, definiu um bahá'í como sendo uma pessoa dotada de todas as perfeições humanas em ação. Num de Seus discursos em Londres, disse que uma pessoa podia ser bahá’í mesmo que nunca tivesse ouvido falar o nome de Bahá'u'lláh. Disse ainda:


O homem que leva a vida de acordo com os ensinamentos de Bahá’u’lláh já é bahá'í. Por outro lado, um homem pode se chamar de bahá’í durante cinquenta anos, mas se não viver de acordo com os ensinamentos, não será bahá’í. Um homem feio pode se chamar bonito, mas não engana a ninguém. 24


Quem não conhece os Mensageiros de Deus, entretanto, é como uma planta que cresce na sombra. Embora não conheça o sol, dele depende inteiramente. Os grandes Manifestan-tes, ou Profetas de Deus, são sóis espirituais. E Bahá'u'lláh é o sol deste "Dia" em que vivemos. Os sóis dos dias passados aqueceram e vivificaram o mundo, e se não tivessem brilhado, a Terra estaria agora fria e morta, mas somente o sol de hoje pode amadurecer os frutos que os sóis dos dias anteriores fizeram nascer.



DEVOÇÃO A DEUS

A fim de que seja atingida a vida bahá'í em toda a sua plenitude, uma relação direta e consciente com Bahá'u'lláh é tão necessária como o sol o é para o desabrochar do lírio ou da rosa.


O bahá'í não adora a personalidade humana de Bahá'u'lláh, mas sim, a Glória de Deus manifestada através desta personalidade. Venera a Cristo, a Maomé, e a todos os antigos Mensageiros de Deus à humanidade, mas ele reconhece Bahá'u'lláh como o Portador da Mensagem de Deus para a nova era em que vivemos, como o grande Educador mundial que veio prosseguir e consumar a obra de Seus predecessores.


A aceitação intelectual de um credo não faz de um homem um bahá'í, como também não o faz a observação externa de certas normas de conduta. Bahá'u'lláh espera de Seus discípulos uma devoção sincera. Somente Deus tem o direito de assim exigir de Suas criaturas. E Bahá'u'lláh fala como um Manifestante de Deus e Revelador de Sua Vontade.



BUSCA DA VERDADE

Bahá'u'lláh exorta todos os Seus seguidores a serem justos e leais na busca da verdade, afirmando que:


O homem deve estar livre da superstição e da imitação, para que possa discernir os Manifestantes de Deus com os olhos da unidade, e deve contemplar todas as coisas com vista aguçada. Palavras de Sabedoria 25.


É necessário que cada indivíduo veja e compreenda, por si mesmo, a Glória de Deus manifestada no templo humano de Bahá’u’lláh; de outro modo a Fé Bahá’í não lhe seria mais do que um nome sem significação.


Quem quiser tornar-se bahá’í precisa buscar destemidamente a verdade, sem contudo, limitar sua busca ao plano material. O seu poder de percepção espiritual deve ser desper-tado tanto quanto o físico. Ele deve usar todas as faculdades que Deus Ihe deu para aquisição da verdade, em nada acreditando sem provas válidas e suficientes. Se seu coração for puro, e sua mente estiver livre de preconceitos, quem busca sinceramente não deixará de reconhecer a Glória Divina, seja qual for o templo em que se manifeste.


Bahá’u’lláh declara também:


O homem deve conhecer a si próprio e saber quais são as coisas que o conduzem à elevação ou à baixeza, à vergonha ou à honra, à abundância ou à pobreza.


A origem de todo o saber é o conhecimento de Deus, exaltada seja Sua Glória! E este não pode ser atingido a não ser através do conhecimento dos Seus Manifestantes divinos. 26

Parte 6   Parte 4

TEXTOS DE INSPIRAÇÃO NA FÉ BAHAI

OPINIÕES FAMOSAS SOBRE O MOVIMENTO BAHAÍ - 1


OPINIÕES FAMOSAS SOBRE O MOVIMENTO BAHAÍ - 2


PENSAMENTOS DE BAHÁ'U'LLÁH - 1


PENSAMENTOS DE BAHÁ'U'LLÁH - 2


AUTOBIOGRAFIA DE BAHÁ'U'LLÁH


UMA BIOGRAFIA DE BAHÁ'U'LLÁH


CURIOSIDADES, EPISÓDIOS E INFORMAÇÕES


CRONOLOGIA E PALAVRAS DE SABEDORIA


O PLANO DE QUATRO ANOS - 1


O PLANO DE QUATRO ANOS - 2


O PLANO DE QUATRO ANOS - 3


COMPREENDENDO O HOJE, SOLUCIONANDO O AMANHÃ


A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E O DIREITO - 1


A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E O DIREITO - 2


EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS


PONTO DE VISTA BAHAI SOBRE AS DROGAS


MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS - 1


MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS - 2


GLOSSÁRIO DE TERMOS ORIENTAIS E BIBLIOGRAFIA

OS TEXTOS DE IRADJI ROBERTO EGHRARI

A PAZ INTERIOR - 1


A PAZ INTERIOR - 2


NÓS E O FINAL DO MILÊNIO - 1


NÓS E O FINAL DO MILÊNIO - 2


O DIA DE DEUS - 1


O DIA DE DEUS - 2

CURSO GRATUITO - PRIMEIRA PARTE

LIÇÃO 1    LIÇÃO 2


LIÇÃO 3    LIÇÃO 4


LIÇÃO 5    LIÇÃO 6


LIÇÃO 7    APÊNDICE

POESIAS DE INSPIRAÇÃO BAHAI

1    2    3    4    5

FONTE DO TEXTO

http://www.bahai.org.br



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!






Google
 
Web www.eurooscar.com








Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.





Home