CURSO DE DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL INTEGRAL

À LUZ DOS ENSINAMENTOS
DA FÉ BAHÁ'Í

1a PARTE - 6a LIÇÃO:
VIVÊNCIA ESPIRITUAL INTEGRAL

O MANIFESTANTE DIVINO

O Manifestante é o Homem Perfeito, o grande Exemplo para a Humanidade, o Primeiro Fruto da árvore do gênero humano. Antes de O conhecermos, não teremos conhecido as possibilidades latentes que existem dentro de nós. Cristo diz que devemos olhar para os lírios, como crescem, e declara que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se adornou como qualquer um deles. O lírio sai de uma raiz absolutamente sem atrativos. Se nunca tivéssemos visto o desabrochar do lírio, se jamais tivéssemos contemplado o incomparável encanto de suas folhas e flores, poderíamos conceber a realidade contida nesta raiz? Ainda que a dissecássemos com o maior cuidado e examinássemos minuciosamente, jamais descobriríamos a beleza adormecida que o jardineiro sabe despertar.


Assim, antes que tenhamos visto a Glória de Deus revelada no Manifestante, não poderemos fazer uma idéia da beleza espiritual latente em nossa própria natureza e na dos nossos semelhantes. Conhecendo e amando ao Manifestante de Deus, e seguindo os Seus en-sinamentos, tornamo-nos capazes, pouco a pouco, de compreender as perfeições potenciais que existem em nós. Então, e não antes, compreenderemos o significado e o propósito da vida e do universo.



AMOR A DEUS

Conhecer o Manifestante de Deus significa tambem amá-Lo. Uma coisa é impossível sem a outra. Segundo Bahá’u’lláh, o objetivo da criação da humanidade é conhecer e adorar a Deus.


Ter amor a Deus! Este é o objetivo único da vida para o bahá’í.


Ter Deus como seu maior Companheiro e mais íntimo Amigo, seu Bem-Amado sem igual, em Cuja Presença está a alegria completa!


E amar a Deus significa amar a tudo e a todos, pois todos provém de Deus. O ver-dadeiro bahá’í é a personificação perfeita do amor, a todos amando de coração puro, fer-vorosamente, a ninguém odeia, nem despreza, pois se habituou a ver a Face do Bem-Amado em toda a face, e a ver Seus traços em toda parte. Seu amor não conhece limites de credo, nação, classe ou raça.


Diz Bahá’u’lláh:


Antigamente se dizia: "O amor à pátria é elemento da Fé em Deus"... A Língua da Grandeza... no dia de Seu Manifestante, proclamou: "Não se vanglorie quem ama a sua pátria mas, sim, quem ama à sua espécie."


E mais:


Bem-aventurado aquele que prefere o seu irmão a si próprio. Tal pessoa é do povo de Bahá. 27


'Abdu'l-Bahá diz que devemos ser como uma só alma em muitos corpos, pois quanto mais amarmos uns aos outros, mais próximos estaremos de Deus.



DESPRENDIMENTO

A devoção a Deus exige também, o despreendimento de tudo que não seja de Deus, isto é, de todos os desejos egoísticos e mundanos e mesmo dos que dizem respeito à vida de além-túmulo. A vereda de Deus pode conduzir à riqueza ou à pobreza, à saúde, ou à doença, a um palácio ou uma masmorra, a um jardim de rosas ou uma câmara de tormen-tos. Qualquer que seja seu destino, o bahá’í aprenderá a aceitá-lo com "aquiescência radiante".


O despreendimento não quer dizer estulta indiferença do que lhe rodeia, ou resignação passiva às más condições, como também não significa desprezar as boas coisas criadas por Deus. O verdadeiro bahá’í não é insensível, apático, nem ascético. Encontra abundante inte-resse, abundante trabalho e abundante alegria no Caminho de Deus, mas ele não se desviará nem sequer pela grossura de um fio de cabelo em busca do prazer, nem cobiçará o que Deus lhe haja negado.


Quando um homem se torna bahá’í, a Vontade de Deus vem a ser sua vontade, pois não estar de acordo com Deus é o que ele não pode tolerar. No Caminho de Deus não há ter-rores que lhe possam amedrontar, nem aborrecimentos que lhe possam desanimar. A luz do amor ilumina seus dias mais escuros, muda os sofrimentos em alegria e o próprio martírio em êxtase. A vida é levada ao plano heróico e a morte torna-se uma alegre aventura.



SERVIÇO

A devoção a Deus implica também em uma vida de serviço aos nossos semelhantes. De nenhum outro modo podemos servir a Deus. Se voltarmos as costas aos nossos semelhan-tes, estaremos também dando as costas a Deus.


'Abdu'l-Bahá, diz:


Na Causa Bahá’í as artes, as ciências, e todos os ofícios, são tidos como adoração. O homem que faz um pedaço de papel da melhor maneira que lhe é possível, conscientemente, concentrando todas suas forças a fim de aperfeiçoá-lo, está dando louvores a Deus. Numa palavra, qualquer esforço ou trabalho que o homem faça de todo coração, é adoração, se for incentivado pelos motivos mais nobres e pelo desejo de servir à humanidade. Servir à humanidade e suprir às necessidades do povo é adoração.


Servir é orar. Um médico, cuidando de um doente, meiga e ternamente, livre de qualquer preconceito e acreditando na solidariedade da raça humana, está louvando a Deus. 28



CORTESIA E REVERÊNCIA

'Abdu'l-Bahá disse numa carta aos bahá'ís da América:


Acautelai-vos! Acautelai-vos, para que não ofendais a nenhum coração!


Acautelai-vos! Acautelai-vos, para que não ofendais a nenhuma alma!


Acautelai-vos! Acautelai-vos, para que a pessoa alguma trateis de um modo pouco bondoso!


Acautelai-vos! Acautelai-vos, a fim de que não sejais causa de desespero para nenhum ser!


Se alguém se tornasse causa de tristeza para algum coração, ou desânimo para qualquer alma, melhor seria que se escondesse nas íntimas profundezas da Terra, do que sobre ela andasse. 29

Parte 7   Parte 5

TEXTOS DE INSPIRAÇÃO NA FÉ BAHAI

OPINIÕES FAMOSAS SOBRE O MOVIMENTO BAHAÍ - 1


OPINIÕES FAMOSAS SOBRE O MOVIMENTO BAHAÍ - 2


PENSAMENTOS DE BAHÁ'U'LLÁH - 1


PENSAMENTOS DE BAHÁ'U'LLÁH - 2


AUTOBIOGRAFIA DE BAHÁ'U'LLÁH


UMA BIOGRAFIA DE BAHÁ'U'LLÁH


CURIOSIDADES, EPISÓDIOS E INFORMAÇÕES


CRONOLOGIA E PALAVRAS DE SABEDORIA


O PLANO DE QUATRO ANOS - 1


O PLANO DE QUATRO ANOS - 2


O PLANO DE QUATRO ANOS - 3


COMPREENDENDO O HOJE, SOLUCIONANDO O AMANHÃ


A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E O DIREITO - 1


A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E O DIREITO - 2


EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS


PONTO DE VISTA BAHAI SOBRE AS DROGAS


MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS - 1


MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS - 2


GLOSSÁRIO DE TERMOS ORIENTAIS E BIBLIOGRAFIA

OS TEXTOS DE IRADJI ROBERTO EGHRARI

A PAZ INTERIOR - 1


A PAZ INTERIOR - 2


NÓS E O FINAL DO MILÊNIO - 1


NÓS E O FINAL DO MILÊNIO - 2


O DIA DE DEUS - 1


O DIA DE DEUS - 2

CURSO GRATUITO - PRIMEIRA PARTE

LIÇÃO 1    LIÇÃO 2


LIÇÃO 3    LIÇÃO 4


LIÇÃO 5    LIÇÃO 6


LIÇÃO 7    APÊNDICE

POESIAS DE INSPIRAÇÃO BAHAI

1    2    3    4    5

FONTE DO TEXTO

http://www.bahai.org.br



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!






Google
 
Web www.eurooscar.com








Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.





Home