ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

A Comunidade Bahá'í acredita que a educação é indispensável para a concretização dos direitos humanos.


Uma educação que instile nos corações e mentes uma consciência e uma sensibilidade para com os direitos humanos de todas as pessoas constitui, em nossa opinião, uma ferramenta essencial para a implementação de padrões internacionais de direitos humanos.



UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL
É INDISPENSÁVEL

Apreciamos particularmente a ênfase dada pela Comissão pelos Direitos Humanos nesta década dedicada à educação para os direitos humanos, à importância de uma abordagem educacional integral, consubstanciada nestas palavras:


"a educação para os direitos humanos, tanto formal como não-formal, deve envolver mais que a transmissão de informações e deve se constituir em um processo amplo, que dure por toda a vida, e através do qual as pessoas em todos os níveis de desenvolvimento e de todas as camadas da sociedade possam aprender a respeitar a dignidade uns dos outros, e os meios e métodos de assegurar este respeito em todas as sociedades."


Além disso, a Comissão fez suas as palavras inspiracionais do Artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual proclama que "a educação será direcionada ao desenvolvimento integral da personalidade humana e ao fortalecimento do respeito pelos direitos e liberdades humanas fundamentais".



UMA EDUCAÇÃO PARA
OS DIREITOS HUMANOS

A educação para os direitos humanos, para que possa ser bem-sucedida, deve buscar transformar atitudes e comportamentos individuais e assim estabelecer, em cada comunidade local e nacional, uma nova "cultura de respeito pelos direitos humanos".


Somente uma mudança dessa natureza na perspectiva social fundamental de cada indivíduo-seja funcionário público ou cidadão comum-poderá fomentar o cumprimento universal dos princípios dos direitos humanos na vida diária das pessoas.


Como um exemplo de atuação neste campo, em 1997, o Prêmio Cidadania Mundial, instituído em 1994 pela Comunidade Bahá'í do Brasil, será dedicado a 9 instituições/personalidades que trabalham para a promoção de uma "educação direcionada para os direitos humanos".



DIREITOS HUMANOS É UM DESAFIO TANTO DAS OG's QUANTO DAS ONG's

Em última análise, os direitos humanos de um indivíduo são respeitados-ou violados-por outros indivíduos, mesmo que estejam agindo em uma posição oficial. Portanto, é essencial tocar os corações, e elevar o comportamento, de todos os seres humanos se, nas palavras do Plano de Ação, os direitos humanos deverão ser transformados da "expressão de normas abstratas" em "realidade" das "condições sociais, econômicas, culturais e políticas" experimentadas pelas pessoas em suas vidas diárias.


Os ensinamentos bahá'ís vêm, há muito tempo, advogando a educação tanto intelectual como moral, como essencial para capacitar os seres humanos a realizarem plenamente suas potencialidades como membros contribuintes de comunidades em avanço social e espiritual.



DIREITOS HUMANOS E AQUISIÇÃO DE QUALIDADES/ATITUDES MORAIS

Bahá'u'lláh, o Profeta-Fundador da Fé Bahá'í, proclamou que "o homem é o talismã supremo. A falta de devida educação, porém, privou-o daquilo que ele inerentemente possui".


Além disto Bahá'u'lláh aconselhou: "Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício".


Do ponto de vista bahá'í, a educação necessária para enriquecer a mente e o espírito humanos deve procurar desenvolver aqueles atributos essencialmente morais-incluindo a veracidade , a cortesia, a generosidade, a compaixão. a justiça, o amor, e a fidedignidade-os quais, refletidos nas vidas diárias dos seres humanos, podem gerar famílias e comunidades produtivas e harmoniosas e fazer do desfrute dos direitos fundamentais uma realidade para todos os seus membros.


Tal educação deve, ademais, ajudar a instilar em cada indivíduo uma percepção acurada e emocionalmente fundamentada da unidade fundamental da humanidade. Quando começarem a ver-se uns aos outros como membros de uma família humana, eles se mostrarão dispostos a descartar estereótipos negativos aprendidos e começarão a ver pessoas de outros grupos étnicos, nacionalidades, classes e crenças religiosas como amigos em potencial, não como ameaças ou inimigos.



DIREITOS HUMANOS PRESSUPÕEM A EXISTÊNCIA DE "RESPONSABILIDADES HUMANAS"

Programas educacionais devem cultivar uma compreensão maior de que a cada direito está atrelada uma responsabilidade correspondente. O direito de ser reconhecido como uma pessoa perante a lei, por exemplo, implica na responsabilidade de obedecer a lei - e tornar tanto as leis como o sistema legal mais justos.


Igualmente, no plano sócio-econômico, o direito ao casamento carrega consigo a responsabilidade de manter a unidade familiar, de educar os filhos e tratar todos os membros da família com respeito. O direito de trabalhar não pode ser divorciado do dever de realizar suas tarefas da melhor forma possível de acordo com sua habilidade.


No sentido mais amplo, a noção de direitos humanos "universais " implica em uma responsabilidade para com a humanidade como um todo.


Esta inter-relação entre direitos e responsabilidades já é, há quase cinqüenta anos, reconhecida no Artigo 29 da Declaração Universal, e é reafirmada no próprio Plano de Ação.


Consequentemente, a educação para os direitos humanos deve enfocar o desenvolvimento de uma consciência da ligação entre direitos e responsabilidades e da responsabilidade pessoal que cada um de nós tem de salvaguardar os direitos de nossos semelhantes.



O PAPEL DA RELIGIÃO NA QUESTÃO DOS DIREITOS HUMANOS

As escrituras Bahá'ís afirmam que a religião é o principal instrumento "para o estabelecimento da ordem no mundo e da tranqüilidade entre seus povos". Acreditamos, portanto, que as organizações religiosas têm um papel especialmente importante a realizar ao prover o tipo de educação centrada em valores que descrevemos aqui, e acolhemos alegremente a sua inclusão explicita no Plano de ação.



A EXPERIÊNCIA DA COMUNIDADE BAHÁ'Í A SERVIÇO DOS DIREITOS HUMANOS

Comunidades Bahá'ís em 173 países já estão tanto promovendo como provendo educação baseada no princípio da unidade da humanidade, a qual procura cultivar o respeito pelos direitos dos outros, um sentido de responsabilidade pelo bem estar da família humana, e os atributos morais que contribuem para uma civilização mundial justa, pacífica e harmoniosa. Como um principio fundamental da Fé Bahá'í, estamos comprometidos com a erradicação de todas as formas de preconceito, inclusive aquelas baseadas em raça, origem étnica, religião, gênero ou nacionalidade-preconceitos que abastecem o ódio e fazem com que pessoas normalmente boas privem seus concidadãos de seus direitos.


Estamos portanto, trabalhando para construir, nas comunidades em que residimos, a nova cultura conducente ao desfrute universal dos direitos humanos que é a meta prioritária da Década dos Direitos Humanos.



OFERECIMENTO DE SERVIÇO

A Comunidade Bahá'í, seja a nível nacional ou internacional, terá prazer em oferecer sua contribuição na construção de novas parcerias, que possam ser úteis, com base em seu século e meio de experiência, promovendo o respeito pelos direitos de todas as pessoas.

TEXTOS DE INSPIRAÇÃO NA FÉ BAHAI

OPINIÕES FAMOSAS SOBRE O MOVIMENTO BAHAÍ - 1


OPINIÕES FAMOSAS SOBRE O MOVIMENTO BAHAÍ - 2


PENSAMENTOS DE BAHÁ'U'LLÁH - 1


PENSAMENTOS DE BAHÁ'U'LLÁH - 2


AUTOBIOGRAFIA DE BAHÁ'U'LLÁH


UMA BIOGRAFIA DE BAHÁ'U'LLÁH


CURIOSIDADES, EPISÓDIOS E INFORMAÇÕES


CRONOLOGIA E PALAVRAS DE SABEDORIA


O PLANO DE QUATRO ANOS - 1


O PLANO DE QUATRO ANOS - 2


O PLANO DE QUATRO ANOS - 3


COMPREENDENDO O HOJE, SOLUCIONANDO O AMANHÃ


A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E O DIREITO - 1


A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E O DIREITO - 2


EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS


PONTO DE VISTA BAHAI SOBRE AS DROGAS


MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS - 1


MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS - 2


GLOSSÁRIO DE TERMOS ORIENTAIS E BIBLIOGRAFIA

OS TEXTOS DE IRADJI ROBERTO EGHRARI

A PAZ INTERIOR - 1


A PAZ INTERIOR - 2


NÓS E O FINAL DO MILÊNIO - 1


NÓS E O FINAL DO MILÊNIO - 2


O DIA DE DEUS - 1


O DIA DE DEUS - 2

CURSO GRATUITO - PRIMEIRA PARTE

LIÇÃO 1    LIÇÃO 2


LIÇÃO 3    LIÇÃO 4


LIÇÃO 5    LIÇÃO 6


LIÇÃO 7    APÊNDICE

POESIAS DE INSPIRAÇÃO BAHAI

1    2    3    4    5

FONTE DO TEXTO

http://www.bahai.org.br



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!






Google
 
Web www.eurooscar.com








Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.





Home