OPINIÕES FAMOSAS SOBRE A FÉ BAHAÍ

PRIMEIRA PARTE

LEON TOLSTOI, ESCRITOR E FILÓSOFO RUSSO

Os ensinamentos de Bahá’u’lláh nos apresentam, agora, a forma mais elevada e pura do ensinamento religioso.


Nós desperdiçamos nossas vidas tentando desvendar os mistérios do universo, mas havia um prisioneiro do governo turco, Bahá’u’lláh, em ‘Akká, Palestina, que possuía a chave.


Conheci os bahá’ís durante muito tempo e sempre me interessaram seus ensinamentos. Portanto, simpatizo com os ensinamentos bahá’ís de todo o meu coração, já que ensinam a fraternidade, a equanimidade e o sacrifício da vida material em favor do serviço de Deus.



AUGUSTO FOREL, CIENTISTA E PSIQUIATRA SUÍÇO

Em 1920, conheci em Karlsruhe a religião mundial não confessional dos bahá’ís, fundada no Oriente há setenta anos por um persa, Bahá’u’lláh. Esta é a verdadeira religião do "Bem-Estar Social", sem dogmas ou sacerdotes, unindo a todos os homens deste nosso pequeno globo terrestre. Eu me tornei bahá’í.


Que esta religião viva e prospere para o bem da humanidade. Este é o meu mais ardente desejo... Com toda segurança, chegará um dia em que haverá um estado mundial, um idioma universal e uma religião universal. O Movimento Bahá’í pela unidade da humanidade é, em meu apreço, o maior movimento hoje em dia que está trabalhando para a paz universal e fraternidade.



RAINHA MARIA DA ROMÊNIA

O ensinamento bahá’í traz paz à alma e esperança ao coração... É como um amplo abraço que reune a todos os que buscaram, durante muito tempo, palavras de esperança. Aceita todos os Profetas anteriores, não destrói nenhum credo e deixa todas as portas abertas.


Entristecida pela contenda contínua entre os crentes de muitas religiões e aborrecida pela intolerância de uns para com os outros, descobri nos ensinamentos bahá’ís o verdadeiro espírito de Cristo, que é tão amiúde negado e mal compreendido. A unidade em vez da dissenção, a esperança em vez da condenação, o amor em vez do ódio e uma grande confiança renovada para todos os homens.


Hoje, mais do que nunca, quando o mundo se defronta com uma crise de confusão e intranqüilidade, temos que nos manter firmes na fé e buscar aquilo que une, em vez do que divide. Para aqueles que buscam a luz, os ensinamentos bahá’ís oferecem uma estrela que os guiará para a compreensão mais profunda, dando-lhes a certeza da paz e boa vontade para com todos os homens.



ARNOLD J. TOYNBEE, HISTORIADOR

Minha opinião é que (1) a Fé Bahá’í é, sem dúvida alguma, uma religião; (2) a Fé Bahá’í é uma religião independente, a par com o Islamismo, o Cristianismo e outras religiões mundiais. A Fé Bahá’í não é uma seita derivada de alguma outra religião; é uma religião independente e tem a mesma posição que as demais religiões conhecidas. Esta opinião se baseia tanto no estudo como em meu conhecimento pessoal dos bahá’ís.



BENJAMIN JOWETT, UNIVERSIDADE DE BALLIOL, OXFORD

Este Movimento Bahá’í é a maior luz que apareceu no mundo desde o tempo de Jesus Cristo. Devem observá-lo e nunca perdê-lo de vista. É demasiado grande e está demasiadamente próximo para que esta geração o compreenda. Somente o futuro poderá revelar sua importância."



EDUARDO BENES, EX-PRESIDENTE DA TCHECOSLOVÁQUIA

O Ensinamento Bahá’í é uma das forças espirituais absolutamente necessárias nestes momentos, para por em primeiro plano o espírito, nesta batalha contra as forças materiais... É um dos grandes instrumentos para a vitória final do espírito e da humanidade.


Estou mais convencido do que nunca que com o aumento da crise moral e política do mundo, devemos ter maior coordenação internacional. Faz-se necessária uma Fé, como a Causa Bahá’í, que pavimente o caminho para uma organização universal de paz.



ÉRICO VERÍSSIMO, ESCRITOR

Gostaria de caminhar sem pressa por suas ruas (de Haifa) e subir um dia, à hora do poente, os degraus de mármore que, por entre solenes ciprestes, me levariam até à porta do Templo Bahá’í... e talvez à salvação espiritual.



EDWARD G. BROWNE, PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE

Não me foi preciso perguntar em cuja presença estava, enquanto me curvei diante Daquele que é objeto de uma devoção e um amor que os reis poderiam invejar e os imperadores almejar em vão! Uma voz cheia de dignidade e doçura convidou-me a sentar e prosseguiu: ‘Louvado seja Deus por teres atingido... Vieste ver um prisioneiro e exilado... Só desejamos o bem do mundo e a felicidade das nações; não obstante, nos consideram provocadores de luta e sedição, dignos de cativeiro e exílio... Que todas as nações se unam em uma mesma fé e todos os homens sejam fortalecidos; que cesse a diversidade de religião, e as diferenças de raças sejam anuladas - que mal há nisso?...


E assim há de ser: essas lutas infrutíferas, essas guerras arruinadoras, hão de passar e a Paz Máxima há de vir... Vós na Europa não precisais disso também? Não foi o que Cristo predisse?... Vemos, entretanto, vossos reis e governantes gastarem os tesouros mais livremente com os meios da destruição da humanidade do que com aquilo que lhes pudesse proporcionar felicidade... Essas lutas, carnificinas e discórdias devem cessar, e todos os homens ser como uma família...


Que o homem não se vanglorie pelo amor à pátria e sim pelo amor à sua espécie...’ Se não me falha a memória, foram estas as palavras que além de muitas outras, ouvi de Bahá’u’lláh. Que aqueles que as lêem julguem por si mesmos se o propagador de tal doutrina merece morte e encarceramento, e se é mais provável que o mundo ganhe ou perca com a sua difusão."



MAHATMA GANDHI

A Fé Bahá’í é um consolo para a humanidade...



HELLEN KELLER, EDUCADORA E ESCRITORA CEGA, SURDA E MUDA

A filosofia de Bahá’u’lláh merece a melhor atenção que nós lhe possamos prestar... Que tema mais nobre do que o bem do mundo e a felicidade das nações para ocupar nossas vidas? A mensagem da paz universal há seguramente de prevalecer. É inútil opor-se a uma idéia que contém a potência de criar uma nova terra e um novo céu, e de animar os seres humanos com uma santa paixão por servir."



T. K. CHEYNE, ESCRITOR E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE OXFORD

Eu deveria expressar minha própria adesão ao líder bahá’í em termos mais brilhantes. Se existiu algum profeta nos últimos tempos, é para Bahá’u’lláh que nos devemos voltar. O Caráter é o juiz final. Bahá’u’lláh foi um homem da mais alta classe - aquela dos profetas.



CHARLES BALDOUIN, ESCRITOR

Escreve referindo-se aos ensinamentos de Bahá’u’lláh como sendo "um código de ética dominado pela lei do amor ensinada por Jesus e por todos os profetas. Nos mil e um detalhes da vida prática, esta lei está sujeita a diversas interpretações. A de Bahá’u’lláh é inegavelmente uma das mais compreensivas de todas, uma das mais elevadas, uma das mais satisfatórias para a mentalidade moderna..."



DR. GLENN SCHOCK, CIENTISTA E DIR. DO DEPTO. DE FÍSICA DO COLÉGIO WHEATON, EUA

Cientista e Diretor do Departamento de Física do Colégio Wheaton, EUA Aqui está um poderoso rio do conhecimento. Dirige-se tanto ao cientista quanto ao leigo. Os ensinamentos de Bahá’u’lláh respondem ao desafio de nossa época frente a frente e oferecem soluções positivas e razoáveis. Tem sido uma valiosa descoberta para mim, como indivíduo.



SIR HERBERT SAMUEL, ALTO COMISSÁRIO DA PALESTINA SOB O MANDATO BRITÂNICO

Os bahá’ís são geralmente considerados como valiosos elementos na população, inteligentes, ordeiros, bem-educados, e acima de tudo, dignos de confiança. Como funcionários públicos ou como comerciantes, são muito estimados por serem livres de corrupção... pessoas de boa conduta, corteses para com o próximo. A Fé Bahá’í provoca o respeito e a boa vontade de seus vizinhos.



J. TYSSUL DAVIS, ESCRITOR

A Religião Bahá’í impôs-se porque satisfaz as necessidades de seu dia. Adapta-se ao vasto panorama de nosso tempo melhor que as antigas fés, rígidas e exclusivas... Aceita todas as grandes religiões como verdadeiras e suas escrituras como inspiradas... Seu ideal ético é muito elevado.


O que impressiona o estudioso não é tanto a parte ética ou filosófica... mas a extraordinária reação que seu ideal despertou num tão grande número de pessoas, a influência poderosa que seu padrão de vida exerce sobre a conduta humana... Podemos dirigir a essa jovem religião uma mensagem de boas vindas completas. Não podemos deixar de reconhecer em sua atividade uma outra prova, um testemunho vivo em nossos dias, do trabalho do infatigável espírito de Deus nos corações dos homens...(Do seu livro "A League of Religions")



GEORGE TOWNSHEND, ESCRITOR, EX-CÔNEGO DA CATEDRAL DE ST. PATRICK, DUBLIN E ARQUIDIÁCONO DE CLONFERT

A mais eloqüente prova de ser Profeta que alguém pode exibir, é a sua própria pessoa e a eficácia de Seu Verbo. Bahá’u’lláh reacendeu as chamas da fé e da felicidade no coração dos homens. Seu saber era inato e espontâneo, não adquirido em qualquer escola. A ninguém foi possível refutar ou resistir à sua sabedoria, e mesmo os Seus mais arraigados inimigos admitiam Sua grandeza.


Todas as perfeições humanas foram Nele encarnadas. Sua força era infinita. Penas e sofrimentos só serviram para tornar mais sólidas Sua decisão e fortaleza. Como um médico divino, Ele diagnosticou o mal da época e prescreveu o remédio. Seus ensinamentos foram de âmbito universal e iluminaram toda a humanidade.



GIBRAN KHALIL GIBRAN, POETA, ESCRITOR E PINTOR LIBANÊS

Referindo-se ao filho mais velho de Bahá’u’lláh, ‘Abdu’l-Bahá disse: "Pela primeira vez vi uma forma suficientemente nobre para ser o recipiente do Espírito Santo." "Às 9 horas o desenho ficou pronto e o nobre ‘Abdu’l-Bahá" - O Exemplo Perfeito da Vida Bahá’í - "sorriu..." Em seguida ‘Abdu’l-Bahá disse-me em árabe: ‘Aqueles que trabalham com o Espírito trabalham bem. Você tem dentro de sí o poder de Alá.’ Em seguida citou Maomé: ‘Os profetas e os poetas vêem com a luz de Deus’, e tornou a sorrir.


Em seu sorriso havia o mistério da Assíria, da Arábia e da Pérsia... Os seguidores de ‘Abdu’l-Bahá gostaram do desenho porque é um verdadeiro retrato de seu Mestre. Eu gosto dele porque é uma verdadeira expressão do meu melhor eu! É tão bom quanto o de Rodin; talvez, de certa forma, seja até melhor!"



Parte 2

TEXTOS DE INSPIRAÇÃO NA FÉ BAHAI

OPINIÕES FAMOSAS SOBRE O MOVIMENTO BAHAÍ - 1


OPINIÕES FAMOSAS SOBRE O MOVIMENTO BAHAÍ - 2


PENSAMENTOS DE BAHÁ'U'LLÁH - 1


PENSAMENTOS DE BAHÁ'U'LLÁH - 2


AUTOBIOGRAFIA DE BAHÁ'U'LLÁH


UMA BIOGRAFIA DE BAHÁ'U'LLÁH


CURIOSIDADES, EPISÓDIOS E INFORMAÇÕES


CRONOLOGIA E PALAVRAS DE SABEDORIA


O PLANO DE QUATRO ANOS - 1


O PLANO DE QUATRO ANOS - 2


O PLANO DE QUATRO ANOS - 3


COMPREENDENDO O HOJE, SOLUCIONANDO O AMANHÃ


A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E O DIREITO - 1


A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E O DIREITO - 2


EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS


PONTO DE VISTA BAHAI SOBRE AS DROGAS


MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS - 1


MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS - 2


GLOSSÁRIO DE TERMOS ORIENTAIS E BIBLIOGRAFIA

OS TEXTOS DE IRADJI ROBERTO EGHRARI

A PAZ INTERIOR - 1


A PAZ INTERIOR - 2


NÓS E O FINAL DO MILÊNIO - 1


NÓS E O FINAL DO MILÊNIO - 2


O DIA DE DEUS - 1


O DIA DE DEUS - 2

CURSO GRATUITO - PRIMEIRA PARTE

LIÇÃO 1    LIÇÃO 2


LIÇÃO 3    LIÇÃO 4


LIÇÃO 5    LIÇÃO 6


LIÇÃO 7    APÊNDICE

POESIAS DE INSPIRAÇÃO BAHAI

1    2    3    4    5

FONTE DO TEXTO

http://www.bahai.org.br



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!






Google
 
Web www.eurooscar.com








Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.





Home