OPINIÕES FAMOSAS
SOBRE BAHÁÚ'LLÁH

SEGUNDA PARTE

LAZARO L. ZAMENHOFF, CRIADOR DA LÍNGUA ESPERANTO

Referindo-se a ‘Abdu’l-Bahá, o exemplo perfeito dos ensinamentos de Bahá’u’lláh, disse: "Estimo muitíssimo a personalidade de ‘Abdu’l-Bahá e seu trabalho. Nele vejo um dos grandes benfeitores que a humanidade já produziu!"

UDO SCHAEFFER, ESCRITOR ALEMÃO

A Fé Bahá’í, de acordo com sua própria interpretação não almeja ser uma reforma ou restauração do Islã, mas fundamenta sua origem em um novo ato de Deus, em uma nova efusão do espírito divino, em um novo convênio divino. A base da crença e da lei é a palavra divina revelada por Bahá’u’lláh.

EÇA DE QUEIRÓS, ESCRITOR PORTUGUÊS

Calado, invadido pelo pensamento do Báb - o Arauto da Fé Bahá’í - revolvia comigo o confuso desejo de me aventurar nessa campanha espiritual... Por que não? Tinha a mocidade, tinha o entusiasmo... Via-me discípulo do Báb... E partia logo a pregar, a espalhar o verbo babista. Onde iria? A Portugal, certamente, levando de preferência a salvação às almas que me eram mais caras.

CONDE VON PROKESCH-OSTEN

Declarou que nutria grande "veneração" por Bahá’u’lláh, considerando-o "uma personalidade de grande distinção, conduta exemplar, grande moderação e uma figura muito dignificada".

A. L. M. NICOLAS, HISTORIADOR E REPRESENTANTE CONSULAR DO GOVERNO FRANCÊS NO IRÃ, NO SÉCULO PASSADO

Referindo-se ao Báb, o Profeta-Precursor de Bahá'u'lláh, escreveu: Este é um dos mais magnificentes exemplos de coragem que a humanidade tem testemunhado e é também uma admirável prova do amor nutrido por nosso herói por seus semelhantes.


Ele sacrificou-se pela humanidade, deu seu corpo e sua alma, sofreu provações, insultos, indignidades, tortura e martírio. Ele selou com seu sangue o pacto da fraternidade universal e como Jesus, deu sua vida como o arauto do reino da concórdia, justiça e amor por seu próximo.



SIR VALENTINE CHIROL, EX-EDITOR DO THE TIMES

Aquele movimento que testemunhou o nome apostólico do mártir religioso (O Báb), que foi condenado em Tabriz... é ainda uma força viva na Pérsia e é quase universalmente reconhecido. Socialmente, uma das mais interessantes conquistas do Babismo é a elevação da condição da mulher... O próprio Báb tinha uma mulher como discípulo, que tendo compartilhado todos os perigos das primeiras missões apostólicas, desafiou e morreu com coragem viril, como uma mártir.


A nova dispensação deve ser lembrada como a continuação e o cumprimento das prévias dispensações Mosaica, Cristã e Muçulmana. Os judeus não esperam ainda o Prometido Messias, os cristãos a segunda vinda de Cristo e os muçulmanos pelo aparecimento do Mihdí? O Babismo é a manifestação que todos eles estão esperando...



ROMAIN ROLLAND, ROMANCISTA E BIÓGRAFO FRANCÊS, PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA EM 1916

Eu primeiro conheci o Baháismo em Genebra... Ela é ou deseja ser uma fusão de todas as religiões do Oriente e do Ocidente. Ela é acima de tudo uma religião ética, que não concebe a religião sem a prática e que busca estar de acordo com a ciência e a razão, sem cultos ou sacerdotes.


O primeiro dever é que cada um tenha uma profissão: o trabalho é sagrado, é uma benção divina. Tenho observado uma analogia com a Ciência Cristã. Em meu espírito, eu prefiro o Baháismo. Eu o considero mais flexível e refinado. E ele oferece uma rica festa à imaginação poética.


Suas raízes estão fincadas nos grandes sonhos metafísicos do Oriente... Existem também, algumas páginas luminosas nas palestras de ‘Saint-Jean D’Arc’ (O Esplendor da Verdade) de ‘Abdu’l-Bahá... Bahá’u’lláh, um prisioneiro, escrevendo e respondendo algumas epístolas de admirável beleza moral sob o nome de ‘O Oprimido’...



MARK TOBEY, PINTOR DOS EUA

A Causa Universal de Bahá’u’lláh conduz o homem ao desenvolvimento de seus frutos, desafia-o e o atrai para ver a luz deste dia que é a unidade em toda a vida. Ela o despoja de lidar com a herança automática do meio ambiente, busca criar nele uma visão absolutamente necessária à existência.


Os ensinamentos de Bahá’u’lláh são em sí próprios, a luz com a qual podemos nos guiar na estrada da evolução. Certamente que nós falamos hoje em estilos internacionais mas eu penso que nós falaremos em estilos universais...


O futuro do mundo deve ser a compreensão de sua unidade, que é o ensinamento básico que tenho encontrado na Fé Bahá’í e de cuja unidade, naturalmente se desenvolverá um novo espírito na arte, uma que é isso o que ela é. A arte é espírito e não apenas novas palavras e novas idéias.



JOSÉ HERMÓGENES, ESCRITOR, PIONEIRO DA YOGA NO BRASIL

Não existe no Irã somente a ira dos violentos e ignorantes, mas de lá vem a mensagem de verdadeira e luminosa paz, a que os bahá’ís reinvindicam. Exatamente porque a mensagem é de um ecumenismo irrestrito e pretende implantar a unidade das nações, não em proveito de um ismo, seja religioso, ideológico ou político, mas fundamentado em amor, auto-sacrifício, pureza, renúncia, justiça e verdade, desde seus primeiros dias, seus profetas e seguidores foram massacrados pelos violentos e ignorantes, que dispondo de poderes governamentais e inspirados por sua falsa interpretação de guerra santa, os martirizaram.


O Báb foi exilado nas montanhas, depois em fortalezas e finalmente fuzilado em praça pública no estilo dos maus seguidores do Islã. Bahá’u’lláh, seu sucessor, foi encarcerado em Teerã e, em 1852, foi exilado, e na cidade prisão de ‘Akká, foi encarcerado por 24 anos. Em certa fase, vinte e cinco mil seguidores foram barbaramente trucidados...


Em seu afã de profeta, Bahá’u’lláh escreveu inspiradas epístolas aos maiores estadistas e políticos de sue tempo, convocando-os para a unidade e paz da humanidade. Esta guerra contra a mentira, a ignorância, o egoísmo... na qual as armas são a verdade e o amor é a lição que o profeta da paz - Bahá’u’lláh, desde o século passado, de sua pátria, o Irã, lançou ao mundo.



ERWIN LASZLO, ESCRITOR, EDITOR DA ENCICLOPÉDIA MUNDIAL DA PAZ E MEMBRO DO CLUBE DE ROMA

Há mais de cem anos Bahá'u'lláh, o fundador da fé Bahá'í, proclamou que a unidade da humanidade seria conseguida em etapas evolutivas repletas de lutas, caos e desordens. O desenvolvimento histórico começa com o nascimento da família, a chegada à sociedade tribal, e continua, através da constituição da cidade-estado e de outras unidades políticas. Em tempos recentes estas unidades se têm expandido em nações soberanas e independentes.


Bahá'u'lláh ensinou que a próxima etapa nesta evolução social é a organização da sociedade humana como uma civilização planetária que será caracterizada pelo aparecimento de uma comunidade, a consciência de uma cidadania mundial e a fundação de uma civilização e cultura mundiais que permitirão uma infinita diversidade nas características de seus componentes.


Um governo mundial, consumação da evolução humana aparecerá através de períodos de transtornos. As diferentes etapas no desenvolvimento da humanidade se assemelham às etapas da vida de um indivíduo: o tempo presente caótico é comparado com a etapa da adolescência que antecede à culminação da maturidade.


Confinado durante a vida na colônia penal otomana de 'Akká, até fins do século dezenove, Bahá'u'lláh escreveu, advertindo que "os ventos do desespero" estavam soprando de todas as direções. A luta que divide e aflige a raça humana está aumentando; os sinais de convulsões iminentes podem discernir-se. Uns cem anos mais, seus seguidores, membros da rapidamente crescente comunidade mundial bahá'í atual, reconhecem esta tendência evolutiva não linear estão compromentidos a atuar de acordo com ela.


Deve ser agregado a esta resenha do humanismo inerente aos grandes sistemas de crenças, a doutrina da Fé Bahá'í, a mais nova e rapidamente crescente religião mundial. Fundamentada nos escritos do profeta persa do século XIX, Bahá'u'lláh, a doutrina bahá'í vê o conjunto da humanidade como uma unidade orgânica em processo evolutivo. Todas as grandes religiões e todos os seus profetas desempenham um papel na religião deste processo. Todas as revelações, de Abraão a Moisés, passando por Jesus, Maomé e Buda, funciona como marcos referenciais no caminho da humanidade para um estágio final de unidade e unicidade que ora se aproxima.



FRIEDRICH HEILER, TEÓLOGO PROTESTANTE ALEMÃO

Bahá'u'lláh é o criador de uma nova religião. De um lado, a relação da Fé Bahá'í com o Islã é comparável àquela existente entre o Islã, o judaísmo e cristianismo. Classificar a Fé Bahá'í entre as seitas islâmicas ou sub-comunidades é tão inadequado como classificar o Islã de uma seita judaica ou cristã.


O próprio feito de que Bahá'u'lláh, como portador da última e mais exaltada revelação, assuma a posição que o Islã tem reservado para Maomé, torna clara a independência da religião bahá'í em relação ao Islã. Como um fenômeno histórico, a religião bahá'í se situa, então, em um status igual ao das outras religiões universais: Hinduísmo, Budismo, Islã, Sikh e Cristianismo.



GERHARD ROSENKRANZ, TEÓLOGO PROTESTANTE ALEMÃO

A Fé Bahá'í é uma nova religião... de um ponto de vista histórico-religioso constitui desde suas primeiras origens um verdadeiro movimento profético... com a Fé Bahá'í nos deparamos, não com uma dessas pseudo modernas religiões que se encontra no Ocidente, com um movimento religioso original.



HELMUT VON GLASENAPP, CIENTISTA E TEÓLOGO

É verdade que a Fé Bahá'í tem suas origens no Islã, mas representa uma forma independente de adoração e não uma seita islâmica. De outra forma teria que se considerar o Cristianismo como uma seita judaica, uma vez que surgiu do Judaísmo.



JEAN-FRANÇOIS MAYER, HISTORIADOR FRANCÊS

Através de publicações e declarações bahá'ís se evidencia a aspiração e instauração da paz universal e o estabelecimento de uma nova ordem mundial entendida como um processo gradual que faz necessária hoje a interdependência de todos os povos. A Comunidade Mundial Bahá'í é considerada como a prefiguração desta era nova.



PEPE RODRÍGUEZ, ESCRITOR E JORNALISTA ESPANHOL

A Fé Bahá'í é uma maneira atípica e privilegiada de viver a espiritualidade. Coloca o homem à altura de Deus e Deus à altura do homem porque para servir a um não é imperativo a destruição do outro.


É uma religião que respeita a Deus e ao homem - em vez de utilizar Deus contra o homem, tal como é normativo na maioria das religiões estabelecidas - e isto a torna transcendente, crível e desejável aos olhos de qualquer pessoa interessada na prática religiosa...


A história futura - sempre a inexorável verdade que que o tempo escreve e ninguém pode modificar nem alterar, dentro de alguns séculos, terá situado a Fé Bahá'í em sua verdadeira dimensão.



Parte 1

TEXTOS DE INSPIRAÇÃO NA FÉ BAHAI

OPINIÕES FAMOSAS SOBRE O MOVIMENTO BAHAÍ - 1


OPINIÕES FAMOSAS SOBRE O MOVIMENTO BAHAÍ - 2


PENSAMENTOS DE BAHÁ'U'LLÁH - 1


PENSAMENTOS DE BAHÁ'U'LLÁH - 2


AUTOBIOGRAFIA DE BAHÁ'U'LLÁH


UMA BIOGRAFIA DE BAHÁ'U'LLÁH


CURIOSIDADES, EPISÓDIOS E INFORMAÇÕES


CRONOLOGIA E PALAVRAS DE SABEDORIA


O PLANO DE QUATRO ANOS - 1


O PLANO DE QUATRO ANOS - 2


O PLANO DE QUATRO ANOS - 3


COMPREENDENDO O HOJE, SOLUCIONANDO O AMANHÃ


A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E O DIREITO - 1


A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E O DIREITO - 2


EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS


PONTO DE VISTA BAHAI SOBRE AS DROGAS


MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS - 1


MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS - 2


GLOSSÁRIO DE TERMOS ORIENTAIS E BIBLIOGRAFIA

OS TEXTOS DE IRADJI ROBERTO EGHRARI

A PAZ INTERIOR - 1


A PAZ INTERIOR - 2


NÓS E O FINAL DO MILÊNIO - 1


NÓS E O FINAL DO MILÊNIO - 2


O DIA DE DEUS - 1


O DIA DE DEUS - 2

CURSO GRATUITO - PRIMEIRA PARTE

LIÇÃO 1    LIÇÃO 2


LIÇÃO 3    LIÇÃO 4


LIÇÃO 5    LIÇÃO 6


LIÇÃO 7    APÊNDICE

POESIAS DE INSPIRAÇÃO BAHAI

1    2    3    4    5

FONTE DO TEXTO

http://www.bahai.org.br

FONTE
DO TEXTO

http://www.bahai.org.br



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!






Google
 
Web www.eurooscar.com








Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.





Home