PENSAMENTOS DE BAHÁÚ'LLÁH

MOVIMENTO BAHAI, FÉ BAHAI



PRIMEIRA PARTE

1
O equilíbrio do mundo foi perturbado pela influência vibrante desta nova e mais grandiosa Ordem Mundial.


2
Imergi-vos no oceano de Minhas palavras, a fim de que possais desvendar seus segredos e descobrir todas as pérolas de sabedoria que jazem ocultas em suas profundezas.


3
Meu primeiro conselho é este: possui um coração puro, bondoso e radiante, para que seja tua uma soberania antiga, imperecível e eterna.


4
A mais amada de todas as coisas, a Meu ver, é a justiça; não te desvies dela, se é que Me desejas.


5
O objetivo fundamental que anima a Fé de Deus e Sua Religião é proteger os interesses da humanidade e promover a unidade, e nutrir o espírito de amor e amizade entre os homens.

6
Sê generoso na prosperidade e grato no infortúnio.


Sê digno da confiança de teu próximo e dirige-lhe um olhar afetuoso e acolhedor.


Sê um tesouro para o pobre, advertência ao rico, resposta ao clamor do necessitado, guarda fiel da santidade de tua promessa.


Sê reto no teu julgamento e discreto nas tuas palavras.


Com ninguém sejas injusto e a todos mostrai brandura.


Sê como lâmpada para os que caminham nas trevas, alegria para o triste, água para o sedento, refúgio ao abatido, sustentáculo e defesa da vítima da opressão. Integridade e retidão sejam a divisa de todos os teus atos.


Sê lar para o forasteiro, bálsamo para o sofredor, fortaleza para o perseguido.


Sê olhos para os cegos e farol para os pés dos desencaminhados.


Na face da verdade, sê adorno; coroa, na fronte da fidelidade; coluna no templo da retidão; sopro de vida, no corpo da humanidade; emblema dos que buscam a justiça; estrela sobre o horizonte da virtude; orvalho no solo do coração; arca no oceano do conhecimento; sol no céu da generosidade; jóia no diadema da sabedoria; luz radiante no firmamento de tua geração; fruto na árvore da humanidade.

7
Tão poderosa é a luz da unidade que pode iluminar a terra inteira.


8
Incumbe a todo homem, neste Dia, firmar-se naquilo que possa promover os interesses e exaltar a condição de todas as nações e governos justos.


9
Se algumas diferenças surgirem entre vós, vede-Me diante de vossa face e não olheis as faltas um do outro, por respeito a Meu nome e em sinal de vosso amor à Minha manifesta e resplandecente Causa.


10
Em tempos antigos foi revelado: O amor à pàtria e elemento da Fé Divina. A língua da Grandeza no Dia de Seu Manifestante, porém, proclamou: Não se vanglorie quem ame sua pátria, mas sim, quem ame o mundo.

11
Quem se dedica, hoje, ao serviço da inteira raça humana é, em verdade, um homem.


12
A veracidade e a benevolência, em todos os tempos têm distinguido suas relações com todos os homens. Sua conduta exterior é apenas um reflexo de sua vida interior, e sua vida interior um espelho de sua conduta exterior.


13
Se a tribulação te atingir por Minha Causa, recorda de Minhas aflições e de Meus sofrimentos; lembra-te de Meu exílio e Minha prisão.


14
As artes, os ofícios e ciências elevam o mundo do ser e conduzem à sua sublimidade. O conhecimento é como asas para a vida do homem, e uma escada pela qual ele pode subir. Incumbe a todos sua aquisição.


15
Ó amigos! Não desprezeis as virtudes das quais fostes dotados, nem descuideis de vosso alto destino... Vós sois as estrelas do céu da compreensão, a brisa que se agita ao romper do dia, as águas suaves das quais deve depender a própria vida de todos os homens, as letras inscritas em seu sagrado pergaminho.

16
Entoa, ó Meu Servo, os versículos de Deus por ti recebidos, assim como os entoam os seres que Dele se aproximaram, a fim de acender tua própria alma com a doçura de tua melodia e atrair os coracões de todos os homens.


17
Um só ato reto é dotado de tal potência que pode elevar o pó além do céu dos céus. Pode romper todo o laço e tem o poder de restaurar a força que foi gasta e se desvaneceu.


18
Uma língua bondosa é o ímã dos corações dos homens. É o pão do Espírito, veste as palavras com significado, é a fonte da luz da sabedoria e compreensão.


19
Bem-aventurado é o lugar, a casa e o coração, e bem-aventurada a cidade, a montanha, o refúgio, a caverna e o vale, a terra e o mar, o prado e a ilha, onde se haja feito menção de Deus e celebrado Seu louvor.


20
Bem-aventurado o homem que do Sol de Minha Palavra buscou iluminação.

21
Bem-aventurado e feliz é aquele que se levanta para promover os melhores interesses dos povos e raças da Terra.


22
Grande é a bem-aventurança que espera os pobres que suportam pacientemente e ocultam seus sofrimentos, e felizes os ricos que doam suas riquezas aos necessitados e os preferem a si próprios.


23
Grande é a bem-aventurança daquele sacerdote que não tenha permitido que o conhecimento se tornasse um véu entre ele e aquele Ser, Objeto de todo o conhecimento e, ao aparecer o Subsistente por Sí Próprio, se haja volvido para Ele com face radiante. Em verdade, ele é contado entre os sábios. Os habitantes do Paraíso procuram a benção de seu sopro, e sua lâmpada brilha sobre todos os que estão no céu e sobre a terra.


24
Uma nova vida, nesta era, agita-se dentro de todos povos da Terra; e no entanto ninguém lhe descobriu a causa, nem percebeu o motivo. O vós, filhos dos homens, o propósito fundamental que anima a Causa de Deus e Sua Religião é o de salvaguardar os interesses e promover a unidade da raça humana...


25
Todos os homens foram criados a fim de levarem avante uma civilização que sempre evolua.

26
A Terra é um só país e a humanidade seus cidadãos.


27
O mundo é apenas uma peça de teatro; é vão e vazio, simplesmente nada, uma simulação da realidade. Não lhe dediqueis vossa afeição. Não rompais o laço que vos une com vosso Criador e não sejais dos que erraram e se desviaram de Seus caminhos. Em verdade, digo, o mundo é como o vapor no deserto, que o sedento imagina ser água e se empenha, com todas as suas forças em alcançar, até que ao fazê-lo verifica ser apenas uma ilusão...


28
Velado em Meu Ser imemorial e na eternidade antiga de Minha essência, conheci Meu amor por ti e assim te criei, gravando em ti Minha imagem e revelando-se Minha beleza.


29
Teu paraíso é Meu amor; teu lar celestial, a reunião Comigo. Entra nele e não tardes. Isto é o que te foi destinado em Nosso Reino nas alturas e em Nosso excelso domínio.


30
Eu te criei rico, por que tu te empobreces? Nobre te fiz; por que te rebaixas? Da essência da sabedoria, Eu te concedi a existência; por que buscas iluminação de outro, senão de Mim? Da argila do amor, te moldei; como é que te ocupas com outro? Volve teus olhos a ti mesmo, a fim de que, dentro de ti, Me possas encontrar forte, poderoso, O que subsiste por Si Próprio.

31
Volve tua face à Minha e renuncia a tudo salvo a Mim, pois Minha soberania perdura e Meu domínio não perece. Se buscares outro, que não seja Eu, ainda que procures eternamente no universo, tua busca será em vão.


32
Não Me peças o que Nós não te desejamos; que estejas contente, então, com aquilo que ordenamos, por amor a ti, pois é o que te dará proveito, se com isto te contentares.


33
Insuflei em ti um sopro de Meu próprio Espírito, a fim de que Me pudesses amar. Porque Me abandonanste e quiseste outro, senão a Mim, como teu bem-amado?


34
Nobre Eu te criei, mas tu te tens rebaixado. Eleva-te, pois, àquilo para que foste criado.


35
Não te enalteças acima do pobre, pois Eu o guio em seu caminho, enquanto te vejo em tua lastimável condição e te humilho para sempre.

36
Nem sequer sussurres os pecados alheios enquanto tu próprio fores pecador. Fosses tu transgredir este mandamento, mal aventurado serias, e disto dou testemunho.


37
Sabe tu, em verdade, quem exorta os homens a serem justos mas comete, ele mesmo, iniquidades, não pertence a Mim, ainda que seja chamado por Meu Nome.


38
Não atribuas a nenhuma alma o que não desejarias que a ti fosse atribuído, nem digas o que não cumpres. É este Meu mandamento a ti; observa-o.


39
Não negues a servo Meu, se a ti ele algo pedir, porque sua face é Minha face. Sê humilde, pois, diante de Mim.


40
Tenho feito da morte a mensageira de teu júbilo. Por que lamentas? A luz, Eu a fiz derramar sobre ti o seu esplendor. Por que te ocultas diante deste esplendor?

41
Não te entristeças salvo por te encontrares longe de Nós, nem exultes, a menos que te estejas aproximando, de regresso a Nós.


42
Prossegue em Minhas leis, por amor a Mim, e renuncia o que tu desejas, se aspiras a Meu prazer.


43
Não descuideis de Meus mandamentos, se amas a Minha beleza, nem te esqueças de Meus conselhos, se quiseres alcançar Meu beneplácito.


44
Faze menção de Mim em Minha Terra, para que Eu, em Meu Céu, possa Me lembrar de ti; assim os Meus olhos e os teus acharão consolo.


45
Teu ouvido é Meu ouvido; que ouças com ele. Tua vista é Minha vista; com ela deve tu ver, para que, no imo de tua alma, possas testemunhar Minha santidade sublime e Eu, dentro de Mim Mesmo, possa te atestar uma posição excelsa.

46
Para tudo há um sinal. O sinal do amor é fortaleza em Meu decreto e paciência em Minhas provações.


47
Minha calamidade é Minha providência; exteriormente, é fogo e vingança, mas, interiormente, é luz e misericórdia. Apressa-te para ela, a fim de que venhas a ser uma luz eterna e um espírito imortal. É este Meu mandamento a ti; observa-o.


48
Teu coração é Meu lar; santifica-o para Minha descida. Teu espírito é a sede de Minha Revelação; purifica-o, para que nele Eu possa Me manifestar.


49
Sois Meu tesouro, pois em vós entesourei as pérolas de Meus mistérios e as jóias de Meu conhecimento. Guardai-as dos estranhos entre Meus servos e dos ímpios em meio a Meu povo.


50
No jardim de teu coração nada plantes salvo a rosa do amor e não te desprendas do rouxinol do afeto e do desejo. Estima a companhia dos justos...

Parte 2

TEXTOS DE INSPIRAÇÃO NA FÉ BAHAI

OPINIÕES FAMOSAS SOBRE O MOVIMENTO BAHAÍ - 1


OPINIÕES FAMOSAS SOBRE O MOVIMENTO BAHAÍ - 2


PENSAMENTOS DE BAHÁ'U'LLÁH - 1


PENSAMENTOS DE BAHÁ'U'LLÁH - 2


AUTOBIOGRAFIA DE BAHÁ'U'LLÁH


UMA BIOGRAFIA DE BAHÁ'U'LLÁH


CURIOSIDADES, EPISÓDIOS E INFORMAÇÕES


CRONOLOGIA E PALAVRAS DE SABEDORIA


O PLANO DE QUATRO ANOS - 1


O PLANO DE QUATRO ANOS - 2


O PLANO DE QUATRO ANOS - 3


COMPREENDENDO O HOJE, SOLUCIONANDO O AMANHÃ


A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E O DIREITO - 1


A RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO E O DIREITO - 2


EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS


PONTO DE VISTA BAHAI SOBRE AS DROGAS


MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS - 1


MODELO ATUAL DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS - 2


GLOSSÁRIO DE TERMOS ORIENTAIS E BIBLIOGRAFIA

OS TEXTOS DE IRADJI ROBERTO EGHRARI

A PAZ INTERIOR - 1


A PAZ INTERIOR - 2


NÓS E O FINAL DO MILÊNIO - 1


NÓS E O FINAL DO MILÊNIO - 2


O DIA DE DEUS - 1


O DIA DE DEUS - 2

CURSO GRATUITO - PRIMEIRA PARTE

LIÇÃO 1    LIÇÃO 2


LIÇÃO 3    LIÇÃO 4


LIÇÃO 5    LIÇÃO 6


LIÇÃO 7    APÊNDICE

POESIAS DE INSPIRAÇÃO BAHAI

1    2    3    4    5

FONTE DO TEXTO

http://www.bahai.org.br



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!






Google
 
Web www.eurooscar.com








Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.





Home