SANTIAGO BOVISIO



REFLEXÃO 27

Expansão das Ensinanças


a - SÃO MUITOS OS CHAMADOS;


b - SEM INTERMEDIÁRIOS;


c - EXORTAÇÃO.

As Ensinanças do Mestre Santiago Bovisio se expandiram por todo o mundo, e as estatísticas que nos envia o Server de Internet indicam que foram copiadas 1.706.069 Ensinanças tipo, desde que iniciamos a tarefa no dia 1o. de janeiro de 2001, há dois anos.


O crescimento deste ano em relação ao anterior é de 108%, mais que o dobro. A região geográfica que mais estuda os Ensinanças é América do Norte, com 56% do total das cópias (informe do 01/01/2003).


São 49 os países e zonas que copiaram as Ensinanças: Estados Unidos, México, Chile, Peru, República Dominicana, Cuba, Venezuela, Guatemala, Panamá, Honduras, Nicarágua, Argentina, Brasil, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, Canadá, Belize, Equador, Bolívia, Itália, Portugal, França, Alemanha, Dinamarca, Finlândia, Suíça, Irlanda, Espanha, Polônia, Reino Unido, Holanda e Iugoslávia, Bélgica, Suécia, Romênia, Europa Oriental, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Índia, Japão, Nova Zelândia, Austrália, Emirados Árabes, Malásia, Cingapura, Israel, Região Sub-Saariana e Não Especificados.


Para aqueles leitores que desejem compreender o significado destes números e destes nomes, sugerimos informar-se nas próprias palavras do Mestre Santiago em duas Ensinanças-chave do Livro XIX, "As Mensagens", Capítulo 11, "A Mensagem da Renúncia", de 1957, e Capítulo 16, "A Expansão", de 1962. O espírito do Mestre está entre os homens com suas palavras originais, autênticas, caminhando pelas nações da Terra.


Certa vez, quando vivia, disse na Comunidade que ele iria aos Estados Unidos ditar conferências. Perguntaram-lhe como faria, já que ele não falava inglês. Respondeu: "Muito fácil; com um tradutor". As estatísticas demonstram que sua voz profética se cumpriu novamente: mais da metade de seus leitores estão na nação do norte, em castelhano e em inglês.


Anunciamos nesta ocasião que foi iniciada a tradução ao português da coleção completa das Obras, por Discípulos Fiéis Brasileiros, e esperamos publicar os primeiros Livros em março. Além disso, em seguida acrescentaremos novos títulos: Comentários ao Zatachakra Nirupana; Comentários sobre a Meditação; Exercícios Mágicos; Exercícios e Exemplos de Meditação; O Tarô; Espírito de Cafh; As Rodas Etéreas; Métodos de Meditação; Oratória.

a- SÃO MUITOS OS CHAMADOS

São muitos os Correios Eletrônicos que recebemos, procedentes de antigos discípulos do Mestre, que estiveram ou estão relacionados com associações, colégios, grupos e comunidades, geralmente sem remetente, de maneira que não podemos dar-lhes as respostas que empregamos nestes casos: "Estude as Ensinanças; estão como as escreveu o Fundador, pensando nas almas e suas necessidades, autênticas, originais, sem modificações. Encontrará a solução a seus problemas".


As organizações espirituais sofrem alterações em seus objetivos e doutrina com o correr dos anos - por mais férreas que sejam as normas que as regulam depois que morrem seus fundadores, e aparecem outros atores e outros interesses.


A sociedade humana é móvel, e as instituições sagradas também. São conhecidos na História os esforços daqueles que lutaram para manter a pureza da doutrina fundamental em Beneditinos, Cistercienses, Franciscanos e Carmelitas. O mesmo ocorre no Hinduismo, Judaísmo, Budismo, Islamismo, e suas incontáveis variações, geralmente pela deterioração de suas fontes originárias.


A tendência é para o materialismo,o relaxamento dos costumes e o fanatismo, até que finalmente se dissolvem. Onde estão as extraordinárias Ordens Esotéricas e Lojas Maçônicas que floresceram nos séculos XVIII e XIX? Só restam espectros e ruínas poeirentas.


A Obra visível do Mestre Santiago, que ele mesmo explicou detalhadamente em seus escritos, porque dirigia seus discípulos diretos por meio das idéias, não pôde escapar ao destino de desvios doutrinários, que ocorreram após sua morte.


Uma parte destes discípulos se retirou, ocultando-se nas multidões, outros foram dispersos, e alguns mais permanecem entre as velhas estruturas, sem futuro nem esperança. Com a mudança do Regulamento, modificações no texto das Ensinanças, alterações doutrinárias e promiscuidade entre os grupos, a Obra central tangível, Cafh, terminou faz tempo.


Porém, a missão espiritual que lhe foi encomendada pelos Grandes Iniciados, anunciar e preparar a chegada do Redentor Maitreya, está mais ativa que nunca, e em pleno crescimento. O espírito do Mestre está vivo na Terra, e percorre-a todos os dias, incansavelmente, com sua palavra, seus conselhos, seus estímulos de aperfeiçoamento, e seus incessantes chamados, chamando seus Discípulos Fiéis.

b- SEM INTERMEDIÁRIOS

Diz o Mestre no Livro XIX: "As Mensagens", Capítulo 10,12: "...preparar esse mundo onde desaparecerão os intermediários entre Deus e o homem, entre mestre e aluno, entre o produtor e o necessitado."


A Obra do Mestre Santiago tem três etapas. Na primeira etapa, de intermediação, desde sua chegada a América em 1926 até sua morte, em 1962, 36 anos, prepara e funda a Doutrina da Renúncia e coloca-a em ação, por meio de grupos, instituições, colégios, oradores e conferências públicas.


Na segunda etapa, desde 1962 até o fim do milênio, a Obra intermediária vai se ocultando visivelmente, submerge-se nas sombras, desaparecem instituições, os discípulos se dispersam, a doutrina é modificada nas palavras e nos atos, o nome do Fundador é esquecido e substituído por outros nomes. Terceira etapa: atual, a partir de 1o de janeiro de 2001, a Obra do Mestre Santiago é revelada mundialmente pelos mais modernos sistemas de comunicação; sua palavra direta e original escrita, sem intermediários, tudo o que ensinou, criou, organizou e profetizou, explicado com suas próprias idéias sem interpretações nem desvios, está nos lares ao alcance de quem queira conhecê-lo.


É uma autêntica explosão da Mensagem. E a onda expansiva continua a uma média de 100.000 cópias de Ensinanças por mês. Curiosamente, os Estados Unidos recolhem 50% dessa corrente. Indubitavelmente, o povo do consumismo, da riqueza material, hegemônico e desafiante, é o mais carente espiritualmente e o que mais necessita do Mestre, o qual se oferenda livremente, em estilo de futuro, sem intermediários.


O mundo antigo caducou, e suas instituições materiais estão caindo aos pedaços de tão velhas. Ninguém vai demoli-las; destroem-se a si mesmas com seus próprios instrumentos. Assim como um moribundo leva em si os germes da morte, as civilizações morrem e corrompem-se por dentro. Depois que desapareceu o Fundador, os colégios, as associações culturais e o Cafh extrínseco, que pertenciam ao século passado, terminaram, porque já não satisfaziam as necessidades mais evidentes dos homens aquarianos. Permaneceu a idéia e a missão.


A Obra do Mestre Santiago é ele mesmo, ensinando a caminhar na senda da Renúncia, até que cada um descubra, por esforço próprio, sua identidade e seu nome espiritual.

c- EXORTAÇÃO

Os homens estão predestinados à liberdade espiritual, a qualquer tempo e encarnações necessárias para conquistá-la. A doutrina expressa por Santiago Bovisio é análoga à Revelação Universal dada pelo Manu, no começo da Raça Ária, e que conhecidas pelos mais diversos Sistemas Filosóficos, Religiões e Teologias . Quanto mais aqueles seres que se aproximaram do Mestre! A predestinação perdura sempre.


Muitos Filhos Espirituais, que o conheceram direta ou indiretamente - após sua morte - crêem que com seu afastamento das Reuniões já não têm mais possibilidades, e que sua vida está arruinada para sempre. Não é assim; a Renúncia é da alma e não dos protocolos.


A Divina Mãe olha a alma, e permanece escondida ali, até que o ser a descubra. Leia-se no Livro XVI: "História das Ordens Esotéricas", o Capítulo 9, "As Provas Iniciáticas", e compreender-se-ão muitas coisas secretas.


Nesta Reflexão sobre dois anos de Ensinanças no tempo de Aquário, quiséramos expressar às almas que se sentem desalentadas por uma idéia de fracasso pessoal, sejam do âmbito do Mestre ou não, que a missão, anunciando o Redentor, está plena na dimensão vibratória da nova era, em um nível superior ao que conheceram anteriormente.


Os quarenta anos de sombras que transcorreram foram indispensáveis para que a Mensagem acumulasse potencialmente a força que a levaria a cobrir as nações do Planeta. Quando um corpo, orgânico ou conceitual, cumpriu sua função e já não é apto para a tarefa, deve ser abandonado por inútil, e deve-se usar outro novo.


Apegar-se às vestiduras usadas, continuar os antigos rituais, repetir as velhas formulações que nada significam, ou chorar porque se perderam, é contrário à liberação espiritual que se busca. Enquanto isso, o Grande Iniciado Solar Maitreya caminha entre os homens buscando aos seus.


Exortamos aqueles que ainda crêem em si mesmos, para que considerem as dificuldades e tropeços no caminho, por mais duros que tenham sido, como provas necessárias para superar etapas e adversidades da natureza humana.


Agora, o Fundador está muito alto, dirigindo a Mensagem que anuncia o Redentor, como sempre. Chega-se a ele com a alma, pela oração e o estudo sistemático da Doutrina Fundacional. Discípulos: as Ensinanças estão à sua disposição, livres, generosas, magistrais. Você escolhe. O Mestre Santiago regressou!

AS OUTRAS PÁGINAS

Próxima (28)   Anterior (26)


Índice geral sobre Santiago Bovisio

FONTE DO TEXTO

http://www.santiagobovisio.org



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!






Google
 
Web www.eurooscar.com








Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.





Home