O TAO DO OCIDENTE
PÁGINA 1

INTRODUÇÃO

O objetivo deste livro, é buscar esclarecer de forma simples, um conceito muito difundido no oriente, o Tao. Para os ocidentais a tarefa exige um certo cuidado, pois nossa mente racional remeteria o tema a campos muito específicos como a Religião, a Filosofia e até mesmo a Física, onde o Tao não seria percebido por inteiro já que sua área de atuação é bem mais extensa. A Lei Universal da Gravidade faz com que todas as coisas se atraiam entre si. Aceitemos, por enquanto, que o Tao é uma Lei Absoluta que faz com todas as coisas sejam elas materiais ou não, funcionem bem e harmoniosamente. A maioria dos textos que versam sobre o Tao, tratam da interpretação das citações encontradas no Tao-Te-Ching, o mais importante livro sobre o assunto.


Em outras obras encontramos sua ligação com certos ramos da atividade humana, como a Comunicação e a Música. Afora estes, é reduzido o número de trabalhos que tenham como objetivo principal a divulgação do Tao como conceito. Entendemos que um tema tão vasto e instigante, deveria ter sensibilizado um número maior de escritores, o que lamentavelmente não vem ocorrendo.


O povo chinês possui um inconsciente coletivo onde o Tao está presente há muito, muito tempo. Não é necessário que os chineses sejam iniciados em seu significado. Diferentemente deles, nós precisamos. Convivendo, como convivemos, há séculos com a cultura ocidental não precisamos, por nosso lado, que nos expliquem a idéia de Deus, pois esta é tão natural para nós como o Tao é para eles.


A propósito do livro, nossa idéia inicial era escrever um texto sobre o Tao, pura e simplesmente. Logo percebemos que seria necessário algo mais do que esta abordagem solitária, pois que a natureza, os atributos e a ação do Tao, poderiam ficar nebulosos apesar de todo o cuidado com o conteúdo e organização do trabalho.


Passamos então a cogitar sobre algum tipo de exercício prático que seria acrescentado, de sorte a fixar os conceitos teóricos. Teria que ser algo de interesse geral e, de preferência, ligado em linha direta à atividade do Tao. Decidimos pela prática do desenvolvimento pessoal; com isto atingiríamos nosso objetivo primário, e ainda poderíamos dar aos Leitores um complemento útil e agradável.


A teoria, por sua vez, não deveria exigir do Leitor qualquer pré-requisito para poder ser entendida. O aperfeiçoamento ou desenvolvimento pessoal, envolve a modificação de valores negativos de comportamento ou a aquisição de valores positivos de caráter e comportamento. O resultado é uma postura mais serena, tranqüila e feliz. Este objetivo parece irrealizável para muitas pessoas; no entanto é possível, através do Tao, conseguir um apreciável desenvolvimento num espaço de tempo relativamente curto. Uma das partes deste trabalho trata justamente de um exemplo do dia-a-dia num processo individual de crescimento.


Vamos ver que não é fundamental a presença de orientadores ou gurus, nem haverá interferência na religiosidade do Leitor, tenha ele uma crença ou não. Afinal quem pode ter Lao-Tsé, autor do Tao-Te-Ching, como orientador, está em muito boas mãos. Com um pouco de aplicação, persistência e vontade no coração, o Leitor poderá desenvolver as virtudes mencionadas.


O livro oferece ainda a chance de exercitar o raciocínio lógico mas também incentiva a busca de soluções dentro do inesgotável e mágico terreno da intuição. Mesmo para aqueles que estejam lendo o livro como mera curiosidade, acreditamos que, sua simples Leitura será de grande utilidade. Estamos convencidos que aqueles que usarem plenamente o texto, terão uma base que tornará possível leituras mais profundas. Quanto à adoção da filosofia do Tao como padrão normal de comportamento isto vai depender, é claro, de uma decisão pessoal.

Próxima  

Todas as páginas

01  02  03  04  05  06  07  08  09  10  11
12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22
23  24  25  26  27  28  29  30  31  32  33
34  35  36  37  38  39  40  41  42  43  44

FONTE DOS TEXTOS

O TAO DO OCIDENTE
Direitos reservados © 2000
P. G. Romano
pgromano@hotmail.com
A quem felicito e muito agradeço por permitir
que esta excelente obra seja aqui veiculada
para divulgar ensinamentos profícuos, edificantes.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!


/p>





Google
 
Webwww.eurooscar.com








Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.





Home