O TAO DO OCIDENTE
PÁGINA 26

PALAVRAS DE SABEDORIA
(continuação)

45- "O Tao acumula em virtudes." (prosseguimento do texto)
E o que acontece com o Tao? Facilitemos o nosso raciocínio, imaginando que o Tao é um atributo, uma qualidade de Deus. Isto então significa dizer que Deus promove a Harmonia, mediante este atributo que os orientais chamam de Tao. Exemplifiquemos: supondo uma pessoa avarenta, materialista e caladona. Se esta pessoa, resolve entrar no caminho da Harmonia, e efetivamente deseja aperfeiçoar seu caráter, uma das primeiras coisas que fará, será atacar o seu materialismo. Não vai ser muito difícil, podem crer, mudar sua idéia em relação a este assunto. Não que de um segundo para o outro aconteça uma mudança radical. O Tao poderia até prover isto, mas habitualmente não é conveniente, pois a pessoa sempre terá compromissos em sua vida comum.


Ao acordar para a relatividade do materialismo, do imediatismo, o outro defeito de caráter, a ganância, deixará de existir, como um passo perfeitamente normal. Desta forma estaremos acumulando virtudes. O fato desta pessoa ser caladona, o que sugere desconfiança no próximo, terá um caminho próprio e inverso. As outras pessoas, ao notarem a mudança, se aproximarão e em algum tempo o nosso personagem já estará balbuciando algumas palavras agradáveis... Assim age o Tao. Cumulativamente.


Atacar um ponto-chave resulta num ajuste cumulativo total. Como na prática se utiliza a ação do Tao?
a) Pense bem na questão;
b) Não se ocupe das respostas, a tarefa não é mais sua;
c) Esvazie a mente, faça um "vácuo" onde atualmente existem as preocupações;
d) Não pense mais no assunto;
Mantenha esta atitude o tempo em que você se sentir confortável. O importante é fazer a coisa bem feita. Pronto, é só isto! A solução virá no tempo mais adequado ao reequilíbrio da questão: alguns segundos ou alguns dias.Aqui, repetimos, não é questão de fé. Não é também questão de oferecer votos ou oferendas - de nada adiantaria. O Tao, mediante esta sua característica, fará com que a Harmonia passe a existir naquela situação até então desequilibrada, e isto significa que ele irá prover a solução perfeita para a questão. Você acha que isto é mágica? Pois eu não acho. Já vi coisas notáveis acontecerem exatamente desta maneira...


46- "O fraco está em cima, o forte em baixo."
Quem é fraco e quem é forte? Mil razões e motivos podem ser invocados como resposta à questão. Acompanhemos um exemplo, de modo a nos esclarecer melhor. Imaginemos um indivíduo fraco fisicamente. Ele apresentará, sem dúvida alguma, algum problema de saúde ou de desenvolvimento. Em suma, ele tem sua constituição física desarmônica, não equilibrada. É comum que estas pessoas, bem como aquelas que sofrem de algum defeito inato ou adquirido, compensem estas características com outras, normalmente de caráter mental. Com isto, acabam por se tornar excelentes artistas, escritores, criadores, etc. Por esta via, tornam-se pessoas harmônicas, felizes e produtivas.


O indivíduo forte fisicamente também tem sua constituição desequilibrada, na medida em que seus padrões fogem dos normais. Por outro lado, a compensação que neste caso deveria seguir um desenvolvimento espiritual, habitualmente é relegada a um segundo plano, quando não totalmente esquecida.


Assim, de uma forma bastante simples, fica claro como os indivíduos "fracos", acabam ficando por cima e os fortes por "baixo". E isto só aconteceu porque um se ocupou de sua complementariedade mental e o outro ateve-se aos sentidos. O exemplo, propositadamente simples, não se aplica a todos os fracos nem a todos os fortes. Ser fraco não é pré-requisito para se atingir a sabedoria, nem ser forte uma destinação invariável para a obtusidade.


Se assim fosse o indivíduo de constituição média, seria um sábio por natureza... Só que não é bem assim. Ser fraco, é o nome paradoxal que damos àqueles que SUPERAM SUAS FALTAS físicas, mentais ou intelectuais, e mediante um processo consciente de crescimento, atingem o seu Todo, sua PLENITUDE. Ser forte, por analogia,é exatamente o oposto. É aquele que, por excesso de confiança em suas qualidades físicas, nega todo e qualquer esforço no sentido de seu crescimento mental ou espiritual, permanecendo assim um ser incompleto. Pense nisto...

Próxima  Anterior

Todas as páginas

01  02  03  04  05  06  07  08  09  10  11
12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22
23  24  25  26  27  28  29  30  31  32  33
34  35  36  37  38  39  40  41  42  43  44

FONTE DOS TEXTOS

O TAO DO OCIDENTE
Direitos reservados © 2000
P. G. Romano
pgromano@hotmail.com
A quem felicito e muito agradeço por permitir
que esta excelente obra seja aqui veiculada
para divulgar ensinamentos profícuos, edificantes.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!


/p>





Google
 
Webwww.eurooscar.com








Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.





Home