O TAO DO OCIDENTE
PÁGINA 29

CAMINHO DE UM VIAJANTE

Os comentários que se seguem foram escritos partir de cadernos de anotações ou diários de pessoas que se vêm dedicando a trilhar o caminho do aperfeiçoamento pessoal, e obedecem a uma ordem pseudo-cronológica. As notas tratam de assuntos do cotidiano não tendo o rigor exigido pelos textos anteriores. As situações às vezes se mostram contraditórias e mesmo incongruentes; observam-se passos muitas vezes desajeitados pois refletem uma trilha real percorrida por gente comum. Estes passos podem auxiliar os exercícios de crescimento interior e julgamos que poderão ter utilidade imediata para boa parte dos leitores. O tratamento na primeira pessoa, é apenas uma questão de estilo, não significando que todos os fatos descritos ocorreram com a mesma pessoa embora alguns sim.

1 - Buscar a paz interior

A primeira anotação que fiz, logo no dia seguinte ao início da Leitura do Tao-Te-Ching, foi - Preciso buscar a paz interior. Nestas rápidas palavras, havia um compromisso que eu estava assumindo comigo e mais ninguém. Creio que foi uma das decisões mais importantes que tomei em minha vida. Talvez pela primeira vez, eu sabia exatamente o que queria. Lembro muito bem, que estas simples palavras me tocaram profundamente, como se elas tivessem sido ditadas num processo intuitivo de alta confiabilidade.

2 - Dar sem ter

Uma psicóloga amiga minha, havia dito que uma pessoa que dá algo sem ter - amor, por exemplo - fica em débito com suas emoções. PRIMEIRO, você precisa gostar de você mesmo. O seu comentário sugere que, da mesma forma, só podemos dar paz aos nossos amigos e pessoas queridas quando alcançarmos a nossa paz interior. Aí está uma boa razão para crescer.

3 - Por que crescer

Crescer é desenvolver qualidades que tornam nossa vida mais harmônica, ou seja mais produtiva, serena e criativa. Eu acho que é um objetivo formidável e estou disposto a trabalhar por ele.

4 - Paz e sabedoria – I

Foi a primeira lição prática que tive do Tao: ao pacificar nossas ações e sentimentos, estaremos invariavelmente ganhando em sabedoria. E sabedoria não se perde, ao contrário acumula-se.

5 - Começar a viver

Dois dos fatores que impedem o crescimento são o egoísmo e a vaidade. Há que se libertar do ego inflacionado e voltar-se para o Eu interno e total. Quando você enfim começa a se despojar destas características prejudiciais, percebe surpreso que continua vivendo muito bem sem elas. Ganha então uma auto-confiança diferente; uma certeza de que o caminho do crescimento é este.

6 - O bem-estar físico

Eu estava comendo muito e mal, resultando em um desagradável mal estar. Da mesma forma, brigava no trabalho e decididamente era muito intolerante. Percebi neste dia, ao examinar o Tai-Chi, que deveria tomar alguma providência. Sabia que não seria coisa fácil. Em todo caso era uma importante exigência que se fazia e a manteria anotada no caderno e no coração.

7 - Paz e Sabedoria - II

Eu reafirmava o que dissera dias antes. Estava convencido disto, principalmente porque eu percebia uma sensível melhora no meu relacionamento, enquanto mantivesse minhas atitudes mais pacificadas e menos orgulhosas.

8 - Esforço para crescer

Quantas vezes nas relações do dia-a-dia eu perdia a paciência ou mesmo a compostura. Sentia vontade de desistir e jogar tudo para o alto. Relaxei um pouco, respirei fundo e esvaziei o quanto possível minha mente que estava bastante agitada. Num instante uma frase me veio à cabeça - Dê uma chance a você mesmo - e a escrevi. E gostei tanto que a venho utilizando constantemente.

Próxima  Anterior

Todas as páginas

01  02  03  04  05  06  07  08  09  10  11
12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22
23  24  25  26  27  28  29  30  31  32  33
34  35  36  37  38  39  40  41  42  43  44

FONTE DOS TEXTOS

O TAO DO OCIDENTE
Direitos reservados © 2000
P. G. Romano
pgromano@hotmail.com
A quem felicito e muito agradeço por permitir
que esta excelente obra seja aqui veiculada
para divulgar ensinamentos profícuos, edificantes.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!


/p>





Google
 
Webwww.eurooscar.com








Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.





Home