O TAO DO OCIDENTE
PÁGINA 3

O TAO ESTÁ ACIMA E ALÉM
DA COMPREENSÃO HUMANA COMUM

Se você nunca ouviu falar no Tao, e está tomando conhecimento dele agora, é conveniente que não procure um dicionário mas, pacientemente, siga a Leitura deste capítulo, pois, no momento adequado tudo ficará esclarecido, assim esperamos...


Temos que ser cautelosos, pois para nós ocidentais, há necessidade de uma abordagem muito peculiar, caso contrário, o entendimento acaba sofrendo deformações que prejudicarão a série de excelentes práticas que podemos fazer baseados no Tao.


O verso 1 do Tao-Te-Ching diz:
"Aquilo que pode ser definido, não é o Tao".
O que isto significa? Significa que o Tao, está acima e além da compreensão humana comum. A linguagem não possui palavras nem símbolos que o definam. É mais ou menos como acontece com Deus. Podemos por acaso, responder a pergunta - O que é Deus? - Não obstante, há muitas respostas que tentamos e que fazem sentido para nós. Isto não significa entretanto que a resposta esteja correta. Dizer que Deus é uma certa entidade que criou o Universo, é muito vago. O que é uma - certa entidade -, o que é - Universo ?


No Antigo Testamento, está escrito:
"Deus é Aquele que é".
É o que? Talvez, quem sabe, não seja para saber mesmo... As eternas especulações só têm uma certeza: que nos levarão ao infinito, ou seja, a lugar algum. A mesma linha de pensamento se dá em relação ao micro e ao macro. Qual a menor partícula? Onde fica o fim do mundo? Cada vez que se encontra a menor partícula que existe, logo adiante encontra-se outra menor ainda. O mesmo se dá no macro: uma galáxia, depois outra mais longínqua...E isto não terminou. E parece que nunca vai terminar. Com o Tao ocorre o mesmo. Não há como definir, porque sua definição, por mais elaborada que seja, será sempre incompleta e em conseqüência incorreta. Será que o que deixou de serdefinido, não é fundamental para sua compreensão? Provavelmente é.


Voltemos ao Tao-Te-Ching - encontramos em outra parte: "O Tao não tem extensão, no entanto está em todas as partes". Como compreender este paradoxo? Conterá alguma verdade esta estranha afirmação? Sim, contém. É tão verdade quanto um mais um é igual a dois. É verdade, porque esta é a verdade axiomática do Tao. Não há nada o que provar.


Isto me lembra as horas de sono perdidas por sonhadores de todo o mundo, em todos os tempos; aqueles que até hoje tentam provar racionalmente que Deus existe. Creio que é mais fácil listar os atributos divinos ou a origem dos números primos, do que procurar a resposta a este tolo e ocioso problema. Se você acredita em Deus, então ele existe. Uma simples gota d"água serve como prova. Se você não acredita, nem toda a fantástica energia irradiada no Universo conseguiria mudar sua opinião.


E o Tao? Se não pudermos defini-lo ou estabelecer seus atributos, o que podemos então fazer? O que podemos fazer, é exatamente definir e atribuir. Paradoxal outra vez? Nem tanto. Para os ocidentais é fundamental. Tudo precisa ser devidamente definido e explicado. Esta é nossa mentalidade, nossa maneira de ver as coisas. Estamos acostumados a muitos séculos de pensamento racional e lógico. Assim, enquanto não definirmos o Tao, ele não existe. É mais ou menos como o ornitorrinco, um pequeno animal australiano que tem bico de pato, põe ovos e é mamífero. Enquanto você não vê uma fotografia, não segura o bichinho, simplesmente ele não existe. A mente se recusa a acreditar em tal aberração. No entanto o animal está lá, à sua disposição. Enquanto não obtivermos uma prova cabal da existência do ornitorrinco, ele simplesmente não existe. Continuará sendo um mito.

Próxima  Anterior

Todas as páginas

01  02  03  04  05  06  07  08  09  10  11
12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22
23  24  25  26  27  28  29  30  31  32  33
34  35  36  37  38  39  40  41  42  43  44

FONTE DOS TEXTOS

O TAO DO OCIDENTE
Direitos reservados © 2000
P. G. Romano
pgromano@hotmail.com
A quem felicito e muito agradeço por permitir
que esta excelente obra seja aqui veiculada
para divulgar ensinamentos profícuos, edificantes.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!


/p>





Google
 
Webwww.eurooscar.com








Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.





Home