O TAO DO OCIDENTE
PÁGINA 44

REVISÃO




O TAO-TE-CHING

O mais importante livro sobre o Tao, o Tao-Te-Ching, foi escrito por Lao-Tsé, controvertida figura de escritor e filósofo, de cerca de 26OO anos atrás, na China. O livro é constituído de 81 versos cujo objetivo é sensibilizar os Leitores para os méritos do Tao e, ao seguir este caminho, conseguir uma vida mais feliz e completa. Apesar de ter sido escrito em uma só noite, o livro apresenta grande profundidade, o que nos leva a supor que Lao-Tsé estivesse inspirado ou mesmo iluminado quando o escreveu.

O TAO

Inicialmente, o Tao nos lembra Deus, e isto não é correto, já que o Deus ocidental é antropomórfico – voltado para o ser humano, enquanto o Tao é mais genérico. O homem ocidental tem a mente marcada pela razão e pela lógica. Como os conceitos deste livro passam também pelo processo intuitivo, houve a necessidade de adaptar o texto à nossa forma de pensar. No primeiro verso do Tao-Te-Ching, encontramos - "O que pode ser definido, não é o Tao".


Mesmo assim, há necessidade de algum tipo de definição para que possamos dar prosseguimento ao nosso estudo. Esta definição baseia-se nos efeitos do Tao - O Tao é uma Ordem universal, harmônica e harmonizante.


1- O Tao é uma Ordem, porque é uma Lei axiomática que não se cumpre ou se deixa de cumprir. Ela simplesmente atua sobre todas as pessoas e coisas, independe da vontade de cada um.


2- O Tao é universal, porque tem a maior abrangência possível: a totalidade dos espaços, tempos, coisas e pessoas, sejam elas objetivas ou sutis, como o pensamento.


3- O Tao é cósmico ou organizado, porque ele cria ou recupera o equilíbrio e, não se podendo dar o que não se tem, o Tao é necessariamente organizado.


4- O Tao é harmônico, porque, se não o fosse, não poderia harmonizar as partes que estejam em relação.


5- O Tao é harmonizante, porque possui a capacidade de prover solução para as situações em conflito.

O TAI-CHI

Um bom entendimento do Tao passa necessariamente pela compreensão do Tai-Chi, símbolo que representa a unidade de uma situação e as duas partes que a compõe. Para os estudiosos, toda situação apresenta dois elementos opostos ou complementares: saúde/doença, claro/escuro, etc. Alegam que só fica doente quem tem saúde, e só fica curado quem esteja doente.


Esta situação saúde/doença, é então colocada no Tai-Chi e examinada para se encontrar o caminho da cura. Estar doente, é ter um lado do Tai-Chi maior, ficando o conjunto em desequilíbrio. As terapias dão as condições para a ação do Tao, que será a de restaurar a Harmonia, ou seja, a cura propriamente dita.


Colocar mente e corpo em wu-wei, isto é em nível de serenidade, permitirá que qualquerpessoa consiga curar seus pequenos males. A prática é fundamental para o aperfeiçoamento desta arte. Problemas de qualquer natureza podem ser visualizados no Tai-Chi. Achar suas partes constituintes, e daí a melhor solução é, assim, uma questão de bom senso. Também aqui, o exercício da identificação das duas partes, é a chave doprocesso.

O WU-WEI

O wu-wei, mente-vazia ou não-fazer, é uma atitude importante para que o Tao atue no espaço aberto. Isto é conseguido mediante um esvaziamento progressivo das preocupações e um certo relaxamento do corpo.


Se ao caminhar você sentir que está tenso, utilize o "gatilho da serenidade": torne seus passos lentos e compassados; deixe os braços pendentes; solte os músculos do rosto e barriga; semicerre os olhos visualizando um ponto no horizonte; esvazie a mente (wu-wei). Em um ou dois minutos, você sentirá a diferença.


A SERENIDADE

Por que a ênfase na serenidade? Porque ela não apenas nos faz sentir bem, mas abre o espaço necessário para a ação do Tao. Além disso, desenvolve o processo de intuição. Mais e mais pessoas no Ocidente, passaram a pautar suas vidas nos ensinamentos que vimos. Afinal, não havendo necessidade de se afastar da rotina diária, o que poderia ser melhor do que levar esta mesma vida com mais Harmonia, alegria e eficiência?

TEMAS PARA REFLEXÃO

A seguir, você encontrará 2O afirmações retiradas do Tao-Te-Ching. Após o tema proposto, há uma pequena frase que poderá ajudar na processo pessoal de reflexão. Em exercícios desta natureza, não há respostas certas ou erradas. O mais importante, é você ser coerente consigo mesmo.


1-"A razão não nos leva ao Tao" (Pense em termos de razão e intuição);


2-"Crescer, é reduzir os nossos desejos" (Como os desejos podem nos frustrar?);


3-"Tao não é Deus" (Como é o Deus ocidental?);


4-"Não se deixe dominar pelas paixões" (Que diferencia o amor da paixão?);


5-"Livros trazem erudição mas não sabedoria" (Imagine um sábio e um intelectual);


6-"Considere a experiência dos mais velhos" (A nossa opinião será sempre a melhor?);


7-"O sábio é firme na Justiça" (Qual a coisa mais importante para você?);


8-"Está errado ganhar dinheiro?" (Como se pode ganhar dinheiro?);


9-"O homem feliz é prestativo, sincero e suave" (Lembre de alguém realmente feliz);


1O-"As boas idéias não precisam ser impostas" (Alguma vez você já tentou impor?);


11-"Temos nossos próprios limites" (Muitas pessoas sabem suas fraquezas);


12-"Esperar reconhecimento,é caminho certo para as frustrações" (Que você acha de doar sem esperar volta?);


13-"O sábio orienta" (É o seu caso?);


14-"Muitas pessoas agem na vida como se tudo fosse continuar no mesmo clima de festa" (Você tem facilidades financeiras?);


15-"O vaidoso não terá reconhecimento" (O que voce entende por vaidade?);


16-"A ação do Tao é inexorável" (Lembre-se o que é uma Ordem);


17-"Ser feliz é estar satisfeito com o que se tem" (Você concorda? Por que?);


18-"Viver para os sentidos, impede o crescimento" (Visualise o Tai-Chi e pense);


19-"A corrida para o sucesso não tem vencedor" (O sucesso é fato compartilhado?);


2O-"O sentido da vida" (Como gostaria que fosse sua vida?).

Anterior

Todas as páginas

01  02  03  04  05  06  07  08  09  10  11
12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22
23  24  25  26  27  28  29  30  31  32  33
34  35  36  37  38  39  40  41  42  43  44

FONTE DOS TEXTOS

O TAO DO OCIDENTE
Direitos reservados © 2000
P. G. Romano
pgromano@hotmail.com
A quem felicito e muito agradeço por permitir
que esta excelente obra seja aqui veiculada
para divulgar ensinamentos profícuos, edificantes.



Sorria ao acordar
e antes de dormir!

Muito obrigado pela visita,
veja sempre as novidades!


/p>





Google
 
Webwww.eurooscar.com








Se não vê à esquerda o menu
rolante do site, clique aqui.

If you do not see the left
scrolling menu, click here.





Home