Receitas Veganas Macrobióticas - 2


Pratos com trigo Sarraceno
(trigo mourisco ou cachá)


27 - Trigo Mourisco em Grão (cachá)

Fritar, ligeiramente, uma xícara de trigo sarraceno numa colher de óleo.


Adicionar duas taças de água e uma colherinha de café rasa, de sal. Ferver, lentamente, em chama baixa desde o começo. Servir com legumes refogados, creme de pasta de soja ou com missô.


28 - Croquetes de Cachá

Adicionar ao cachá cozido cenouras picadinhas e cebolas, etc., farinha, um pouco de água e sal. Misturar tudo. Fazer bolinhos e fritar em óleo.


29 - Cachá Frito

Misturar cachá cozido com um pouco de farinha, cebolas picadinhas, sal e água. Fritar em óleo, deixando cair a massa na frigideira com uma colher.


30 - Cachá Gratiné

Colocar cachá cozido numa caçarola e cozinhá-lo no forno, até a parte superior ficar bronzeada.


31 - Creme de Trigo Sarraceno (kaki)

Diluir farinha de trigo sarraceno em 2,5 partes de água. Levar ao fogo e mexer até cozinhar bem. Servir com molho de soja (shoyu).


32 - Creme de Trigo Sarraceno - 2

Fritar os bolinhos de arroz da receita acima, em bastante óleo, até torrar os dois lados.


33 - Trigo Sarraceno Frito - 1

Diluir a farinha de trigo sarraceno (cachá) em uma e meia parte de água. Adicionar um pouco de sal. Fritar como se fossem batatas em bastante óleo.


34 - Trigo Sarraceno Frito - 2

À mistura acima citada, adicionar cebola picada, antes de fritar.


35 - Trigo Sarraceno Gratiné

Fritar, ligeiramente, cebolas, cenouras e couve-flor em óleo e em seguida ferver em um pouco de água e salgar. Colocar tudo em uma caçarola, derramar por cima uma fina camada de trigo sarraceno e assar no forno.


37 - Molho de Trigo Sarraceno (mori)

Cortar em pedacinhos uma cebola verde e fritar ligeiramente, com uma colher (de café) de óleo. Acrescentar 3 xícaras de água, 12 centímetros de algas Kombu secas (algas longas, colhidas em profundidade de 20 metros). Fazê-las cozinhar bem. Retirar as algas e guardá-las para usar novamente. Adicionar uma colher de café de sal e 5 colheres de sopa de molho shoyu. Retirar do fogo assim que começar a ferver. O molho deve ser um pouquinho salgado. Sal a gosto, mas lembre-se de que o shoyu já é bem salgado.


38 - Trigo Sarraceno (rake)

Colocar o talharim doméstico, de trigo mourisco, numa peneira e despejar água fervendo sobre o mesmo. Servir em tigelas e adicionar molho de trigo mourisco,
(receita nº 37) por cima.


39 - Trigo Sarraceno Ensopado com Verduras Fritas (tempurá, "à milanesa")

Aquecer o talharim de trigo mourisco (soba) e colocá-lo em tigelas. Colocar em cima verduras à milanesa, (tempura) e cobrir com molho de trigo mourisco/sarraceno/cachá (receita 37).


(Nota de Euro Oscar: Mais receitas de tempura na página 4.)


40 - Trigo Sarraceno com Feijão Frito (kitune)

Aquecer o talharim de trigo mourisco (soba), colocando-o em tigelas. Adicionar feijão-vagem, cebolinha verde cozida. Acrescentar molho de sarraceno sobre tudo (37).


41 - Trigo Sarraceno Cremoso (ankake)

Aquecer talharim de sarraceno (soba) e servir em tigelas. Fritar ligeiramente em óleo, cebola verde, cenoura, couve, etc. Adicionar molho de sarraceno, e em seguida acrescentar um pouco de pasta de farinha de araruta, que se obtém misturando farinha de araruta com água, pouco a pouco. Ferver até alcançar determinada consistência (que engrosse) e derramar a mistura assim obtida sobre o talharim.


42 - Trigo Sarraceno Frito (jaki)

Fritar o talharim doméstico (ou soba em pouco óleo; colocar num prato e despejar por cima legumes, Ankake (41).


43 - Missô à Sarasina

Preparar molho da pasta de soja (missô) e de tahine (manteiga de gergelim) e derramá-lo sobre o talharim de sarraceno. O missô de melhor qualidade e mais saudável não contém ingredientes refinados (açúcar, sal, conservantes, corante, etc.) e a marca mais natural e fácil de achar, que recomendo, é a Daimaru, fabricada na cidade de Lucélia. A marca Natural Healthy é do mesmo fabricante. Encontra-se em entrepostos de chineses, japoneses, coreanos, p. ex., principalmente no bairro da Liberdade, próximo à estação metroviária Liberdade, na cidade de São Paulo.


44 - Trigo Sarraceno (gratiné)

Fritar ligeiramente em pouco óleo, cebolas, cenouras, couve-flor, etc. Preparar molho bechamel e misturar com os legumes. Pôr o talharim de trigo-sarraceno cozido numa caçarola, despejar por cima a mistura e levar ao forno. Sal a gosto.


Próxima (3) | Anterior (1) | Índice


Fonte

"Macrobiótica Zen - A Arte da Longevidade e do Rejuvenescimento",
de George Ohsawa (pseudônimo de Sakurazawa Nyoiti)


Nota de Euro Oscar

Não aproveitei nesta coleção as receitas com ingredientes de origem animal.


Buscar no Site


Buscar na Web


Home