Receitas Veganas Macrobióticas - 4


Sopas e Ensopado


70 - Sopa Russa

Uma cenoura, 3 cebolas, um pouco de couve, 150 gramas de arroz, quatro colheres de sopa de óleo e sal.


Cortar bem fino e refogar de novo até tostar. Ferver em fogo médio durante longo tempo. Quando a sopa engrossar, salgar ao sabor.


71 - Sopa à Jardineira

Cortar em pequenos pedaços cenouras, cebolinha verde (a parte branca), couve-flor, etc., e refogar em óleo. Adicionar água e ferver até amolecer. Salgar a gosto. O verde da cebolinha verde pode ser utilizado para fazer “refogadinho” (Nituke).


72 - Sopa de Polenta (farinha grossa de milho ou painço)

Cortar em grandes fatias nabo branco, cenouras, cebolas, etc. Refogá-los em óleo. Adicionar água que cubra completamente os legumes. Ferver até amolecer. Tostar 3 colheres desopa cheias de polenta, em 3 colheres de sopa de óleo; misturar com água até se obter uma massa fina. Despejar esta pasta sobre a mistura de legumes e ferver tudo lentamente, com chama baixa. Temperar com sal.


73 - Sopa de Painço

Preparar polenta e milho moído grosso, de modo semelhante ao da polenta, utilizando farinha fina de paínço.


74 - Sopa de Legumes

Refogar em óleo, nabos, cebolas, cenouras, couve-flor, etc., e em seguida ferver. Após cozidos e bem amolecidos, espalha-se sobre oslegumes a farinha tostada no óleo e adiciona-se água e sal. Cozinhar até engrossar.


75 - Sopa de Legumes Gratinados (Cozido-puchero)

Fervem-se os vegetais,como para sopa, numa caçarola, cobrindo-os de polenta ou de farinha fina de paínço ou dew trigo mourisco, etc. preparadas como para o molho bechamel (Assar no forno) (ver 219).


76 - Sopa de Abóbora

Tomam-se 400 gramas de abóbora, ou massa de abóbora, uma cebola, óleo, sal, 4 colheres de farinha. Corta-se a cenoura em pequenos pedaços e refoga-se em óleo; adiciona-se a abóbora em pequenos pedaços e refoga-se de novo. Ferver em panela com a metade de água até amolecer, salga-se a gosto. Passar numa peneira e temperar; torrar com farinha no óleo; misturar com água, e com a mistura da abóbora pôr a ferver. Serve-se com quadradinhos de pão tostado no óleo, com salsa, etc. Esta sopa é deliciosa com abóbora de Hokkaido. Se tentar, ficará surpreendido.


77 - Ensopado de Cenouras

Prepara-se do mesmo modo que o de abóbora (76).


Próxima (5) | Anterior (3) | Índice


Fonte

"Macrobiótica Zen - A Arte da Longevidade e do Rejuvenescimento",
de George Ohsawa (pseudônimo de Sakurazawa Nyoiti)


Nota de Euro Oscar

Não aproveitei nesta coleção as receitas com ingredientes de origem animal.


Buscar no Site


Buscar na Web


Home