Mais de Mil Receitas Vegetarianas - 137

CHURRASCO VEGETARIANO

Verão, praia, piscina, calor, natureza... E churrasco... Muito churrasco.

Sim, você gosta de passar tempo com seus amigos e sua família, mas tem arrepios com o espetáculo dantesco movido a gordura e fumaça? Sem contar que sempre tem alguém - muito bem intencionado - que sugere que você não terá problema pois poderá comer pão com vinagrete e salada de rúcula... Ou tem a brilhante idéia de comprar queijo de coalho (se não sabe qual o problema com coalho, leia o artigo sobre o consumo de queijos para entender).

Muito embora dê pra se divertir sem comida (sempre tem piscina, jogos, conversa, filmes, videokê ou outros atrativos), melhor aproveitar a ocasião e mudar os conceitos.

Bem, você não precisa passar fome cada vez que aceita participar de um churrasco...

Por que não promover um churrasco diferente ou levar para os seus amigos? Churrasco vegetariano. Além do benefício próprio, você ajuda seus amigos a aumentarem a ingestão de fibras e minimizarem um pouco os efeitos da ingestão excessiva de carnes. Um banquete colorido e apetitoso.

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR (acessórios):

Uma churrasqueira com uma grelha limpa ou uma churrasqueira elétrica.

Uma grelha avulsa (vendida normalmente para peixes)

Uma chapa, caso queria fazer grelhados no fogão.

Espetos (grandes ou palitos).

Papel Alumínio.

Algumas sugestões:

a) "Bifes" de Berinjela/Abobrinha: corte no sentido do comprimento em várias fatias médias. Tempere com shoyu, azeite e orégano (e alho, se vc não tiver nada contra ele). Deixe pegar gosto. Coloque na grelha (longe da carne, obviamente).

b) Barcas de berinjela: Corte a berinjela na metade, no sentido do comprimento. Tempere com sal e enrole em papel alumínio. deixe até ficar macia. Retire a polpa (deixe um pouco para não ficar só casca) com uma colher/faca e amasse com azeite, tofu (ou ricota/cottage para os lacto-vegetarianos), sementes de girassol, salsinha e pimenta, etc. Recheie e coma!

c) Tomates: corte o tomate na metade, também no sentido do comprimento. Tire as sementes. Tempere com uma pasta de açúcar mascavo, sal e azeite (mais ou menos 1 colher de sopa, 1 colher de chá e outra colher de sopa). Coloque em espetos grandes e deixe até a casca ficar bem enrugada.

d) Cebola (também para os que não tem nada contra cebola): Corte a cebola fazendo um "x" por cima. Tempere com sal e azeite, una novamente e enrole em papel alumínio. Coloque diretamente nas brasas e deixe até ficar macia.

e) Frutas: Banana com casca, colocada diretamente na brasa, e abacaxi em rodelas com canela, na grelha. Assar a maçã besuntada em melado e especiarias é outra dica.

f) Espetinho de PTS* ou Glúten: Lave e Hidrate a PTS grossa (5 minutos em água fervente), lave novamente, esprema bem. Ou então faça o gluten e cozinhe com temperos ou use a carne vegetal em lata. Tempere com um pouco de vinagre branco e temperos a gosto. Deixe pegar gosto. Faça espetinhos intercalando a PTS/glúten, pedaços de tomate, pimentão, cebola, tofu, brinjela, abobrinha, etc. Coloque na grelha (ou no forno, apoiando as pontas do palito sobre a borda de uma fôrma).

g) Tofu: corte uma fatia grossa de tofu. Drene a água por uns 30 minutos e depois faça uma marinada com temperos de sua preferência. Deixe mais uns minutos. Coloque na grelha besuntada de azeite até formar uma casquinha. Vire com cuidado pra não quebrar. Pode usar também o tofu drenado, congelado e drenado mais uma vez. A textura é mais elástica e não corre o risco de esfarelar.

h) Batata: Lave bem com a casca e cozinhe por uns 10 minutos. Embrulhe em papel alumínio e coloque na brasa até ficar macia. Recheie como quiser.

i) Hambúrgueres e salsichas vegetais, feitos em casa ou comprados prontos, também dão bons grelhados.

j) Molho vinagrete com pão ou saladasClaro, o molho vinagrete com pão também é bom, além da salada de rúcula. Ou invente saladas misturando folhas, frutas e castanhas, com um molho refrescante (hortelã, limão, mostarda, iogurte...)

l) Leve uma salada tipo maionese sem ovos que faz o maior sucesso. Está na seção de receitas, escolham a de ricota ou a de cenoura.

m) Palmito Pupunha in Natura. Vendido em diversos supermercados (certifique-se de ser fiscalizado pelo IBAMA). Basta enrolar no papel alumínio e 2 horas direto na brasa (um lugar ao lado do carvão, sem encostar, nunca sobre a brasa. Caso contrário queima). Aí é só abrir a casca, temperando com azeite e sal.

n) Alho Poró (alho porro): Corte as folhas, abra o talo no sentido do comprimento e coloque para assar.

o) Cenoura, Pimentão e Cebola: Corte uma cenoura em lâminas no sentido do comprimento, tiras grandes de pimentão e rodelas grossas de cebola (sem destacar os anéis). Tempere com sal e - opcional - um pouquinho de azeite e alecrim. Asse na grelha ou chapa bem quente até ficar macio. Sirva acompanhado de um molho feito com shoyu e limão.

p) Pão de alho (compra-se pronto ou faz com pão, alho, orégano e azeite). Só colocar na grelha pra torrar.

q) Cogumelos frescos: escolha cogumelos grandes, como Portobello e Shiitake ou faça espetinhos com os menores (Paris, Shimeji). Higienize, tempere como preferir e grelhe.

r) Bolo salgado: feito com fatias de pão de fôrma sem casca levemente umedecidas com uma mistura de água e shoyu, intercalados com purê de batata, maionese de cenoura ou beterraba (mesma receita), faça PTS desfiada e bem temperada, coloque milho, ervilha, cubra com batata palha. Sirva gelado.

Acostume-se: todos os comedores de carne vão avançar na sua comida... Aliás, não servir carne (assim como tem gente que não serve álcool ou café) pode ser uma questão de princípios, então não se sinta constrangido em fazer um churrasco livre de carne e crueldade.

A churrasqueira em si é só um acessório pra cozinhar alimentos. Cada um faz dela o que julgar conveniente.

Bom churrasco!

Nota de Euro Oscar: * PTS: Proteína texturizada de soja, o mesmo que PVT.

FONTE:
Renata Octaviani
http://roctaviani.multiply.com/journal/item/56
Ligeiras modificações por Euro Oscar.
Conto com a compreensão da autora.
Não se sabe ainda se é copyleft ou não.

Próxima (138)    Anterior (136)

Índice das Receitas Vegetarianas

A a E    F a P    Q a Z

Índice Geral de Vegetarianismo

Receitas vegetarianas, macrobióticas,
Substitutos veganos, dicas sobre crianças...

Notas de Euro Oscar

Sobre Direitos Autorais e acerca do trabalho

Google
 
Web www.eurooscar.com

www.eurooscar.com  -  eurooscar@gmail.com
©Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade - Privacy Policy

Se não vê o menu esquerdo de navegação clique aqui.

Only if you are not seeing the left navbar click here.

Home