Mais de Mil Receitas Vegetarianas - 96

BOLO INTEGRAL QUE NÃO É VEGANO

Para uma fôrma pequena, redonda, com furo no meio, +-15 cm de diâmetro.

INGREDIENTES:
Umas 2 xícaras de farinha de trigo integral peneirada 3 ovos Banana passa, ameixa seca, passas, maçã em cubos (opcionais) Mel (de meia a uma xícara, dependendo da intensidade do docedesejado) ou açúcar mascavo dissolvido em água morna (mesmas quantias) 1 pitada de sal.

PREPARO:
Dilua o mel num pouco de água para ficar mais fino. Separe as gemas das claras. Bata as gemas numa terrina com um garfo até aumentar de volume, ficar espumoso e esbranquiçado. Vá colocando o mel diluído às colheradas e batendo sem parar. Coloque uma ou duas colheradas, bata até incorporar, mais uma ou duas, bata de novo. Se quiser provar, tem de ficar bem mais doce do que o bolo fim. Faça assim até acabar o mel.

Vá então polvilhando a farinha sobre o líquido espumoso e continue a bater. Polvilhe um punhado, bata até incorporar, polvilhe mais um punhado, bata até incorporar. Vá sentindo o ponto. Sabe como fica massa de bolo, tipo mingau grossinho que faz aquelas bolhas gordas que sobem devagar e demoram para explodir? Pois é, quando chega neste ponto é porque já tem farinha suficiente. As duas xícaras devem bastar, mas como a farinha mais nova é mais absorvente do que a farinha velha (e quanto mais orgânica e natural mais esta diferença é importante) o olho da doceira tem importância nesta etapa.

Quando você achar que a massa está boa, pare para bater as claras. Tem de bater até ficar em neve firmíssima, aquela que a gente vira a terrina e ela não cai. Tipo a que mamãe fazia quando eu era menina e que parecia mágica. Não tem mistério: é só bater (com garfo ou batedor de ovos) sempre no mesmo ritmo e no mesmo sentido, sem parar nem correr (por isso é bom iniciar sem muito ímpeto, para não cansar a mão antes do tempo).

A clara estando bem batida, vá colocando-a aos poucos na massa. NÃO BATA MAIS! Apenas misture, pegando a massa que está no fundo da terrina e jogando sobre o suspiro que você acabou de pôr, fazendo isso com muita delicadeza e cuidado para não perder o "efeito espuma" das claras em neve. É preciso paciência e carinho para isso. Quando a massa estiver toda homogênea, você pode enfarinhar pedacinhos de banana passa, ameixa seca, maçã, banana fresca, o que preferir, e misturar de leve na massa. Tem de enfarinhar antes senão fica tudo no fundo do bolo e acaba queimando. Unte com fina camada de óleo a fôrma para o bolo, polvilhe-a com farinha (ou maizena, ou farinha de arroz, caso a de trigo tenha acabado) e despeje a massa dentro. Coloque em forno médio, pré-aquecido, e deixe assar. Leva coisa de meia hora, quarenta minutos, pouco mais, pouco menos.

Espete um palito (se sair limpo, tá bom) para conferir se já assou direito. Mas não fique abrindo o forno toda hora, senão pode murchar! Espere sentir o perfume do bolo assando antes!

Não são instruções muito precisas, mas dão bastante campo para a criatividade... Como este bolo é mais um pão de ló que um bolo e não leva manteiga nem leite nem fermento, é muito leve e difícil de dar errado.

Pode-se fazer uma versão grande deste bolo, assando dois tabuleiros, recheando, p. ex., com doce de banana (cozinhando bananas d'água, bananas passas e passas de uva em fogo bem baixinho por várias horas até virar uma pasta marrom). Pode-se usar o mesmo doce para escrever uma mensagem em cima, sem cobertura).

Misturar bem e levar ao forno quente em forma untada.

Rendimento: 24 porções.

FONTE:
www.vegetarianismo.com.br
Colaboração de Beatriz Medina.

Próxima (97)    Anterior (95)

Índice das Receitas Vegetarianas

A a E    F a P    Q a Z

Índice Geral de Vegetarianismo

Receitas vegetarianas, macrobióticas,
Substitutos veganos, dicas sobre crianças...

Notas de Euro Oscar

Sobre Direitos Autorais e acerca do trabalho

Google
 
Web www.eurooscar.com

www.eurooscar.com  -  eurooscar@gmail.com
©Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade - Privacy Policy

Se não vê o menu esquerdo de navegação clique aqui.

Only if you are not seeing the left navbar click here.

Home