Substituto Vegano da Gelatina


Gelatina Vegetal, de Ágar-Ágar


Esta gelatina é muito mais saudável, rica em sais minerais. É uma mucilagem que provém de algas marinhas vermelhas e o sabor é ótimo, neutro.

Só um pouco do pó já rende bem. 4 gramas (1/2 colher de sopa) do pó de ágar-ágar, dissolvido em 1/2 litro de suco previamente preparado, com pedaços de fruta, se preferir. Se for utilizar 1 litro de suco, gaste 1 colher de sopa do pó de ágar-ágar (8 gramas). Aqueça em fogo lento, mexendo com colher de pau, de preferência. Quando começar a ferver, desligue. Ao esfriar endurece, não precisa ir à geladeira. Experimente!

Aconselho o uso do açúcar demerara, aquele açúcar cristalizado amarelado, em vez do nocivo e desequilibrante açúcar branco. O mascavo acho muito forte, pois deixa tudo com aquele gosto característico semelhante ao da rapadura.

Onde Adquirir

Em armazéns ou entrepostos naturalistas, principalmente os atacadistas, em zonas cerealistas e de ervanários distribuidores, que possuem melhor preço do ágar-ágar (na língua portuguesa esta é a única forma correta de escrever e pronunciar a palavra).

Também em importadores ou mercados de produtos orientais, geralmente de origem japonesa, chinesa ou coreana.

Em São Paulo, o melhor preço se encontra na Zona Cerealista, atrás do Parque Dom Pedro II, a uns 500 metros de uma das saídas da estação metroviária Dom Pedro II (saída que dá para a rua do Gasômetro. Depois dessa, surge a avenida Mercúrio), em 2 distribuidores de ervas medicinais da avenida Mercúrio, e nas adjacências, na rua Santa Rosa, rua Assunção e rua Polignano a Mare. Muito cuidado com os seus pertences, pois há assaltos nessa região e é comum os ladrões fugirem pelas diversas entradas do descuidado parque que lá existe. Quando eu vou lá, prefiro andar um pouco mais e vir do outro lado, o do mercado central da rua Cantareira.

Vários estabelecimentos dessa região possuem este importante ingrediente oriundo dos mares. Aliás, nos mesmos distribuidores costuma haver a alga espirulina, a fonte mais rica em proteínas do reino vegetal e riquíssima em clorofila, e também a alga chlorella, ainda mais rica nutricionalmente.

Diz-se ágar-ágar, em português. Acha-se em entrepostos de chineses, japoneses, coreanos, etc. Também conhecida como "kanten". P. ex., no bairro da Liberdade, perto do metrô. Ficam abertos até as 19 ou 20 h., também aos domingos.

Tanto o ágar-ágar quanto a espirulina são vendidos a granel, por quilo, portanto, e custam em média de 10% a 20% do preço de venda dos similares encapsulados encontráveis em lojinhas ou drogarias.

Em cidades pequenas onde não se encontre ágar-ágar, tente-se pesquisar pela Internet ou pelo catálogo telefônico, contatando para ver se entregam por transportadora e qual o custo.


Vídeos Selecionados:



Gelatina vegana saborosa, com frutas.




10 Receitas de Gelatina Vegana.




Receita de ágar-ágar com frutas.




Ágar-ágar ajuda a emagrecer.




Gelatina de algas - Recheio da Infância.



Mais Substitutos Veganos

Leite - Carne

Ovos - Maionese

Manteiga e Margarina


Dicas Sobre Crianças Vegetarianas

Parte 1     Parte 2


Receitas Macrobióticas Veganas

Índice


Home