Substitutos Veganos da Manteiga e da Margarina


Margarina de Soja

Use 2 colheres (de sopa) de farinha de soja; misturar, aos poucos, com 1 colher (de sopa) de água fria. Ferva em fogo brando, até adquirir consistência cremosa . Após ter esfriado, trabalhar bem com uma batedeira, em uma vasilha larga.


A pouco e pouco junte 250 ml. de óleo vegetal. Pode ir despejando mais depressa o óleo, conforme a sua intuição.


Patê de Azeitonas

Bater no liquidificador 1/2 copo de azeitonas descaroçadas, junto com o dobro do seu volume em torradas de pão integral, previamente amolecidas em água bem quente.
Podem-se juntar: salsinha, tomate (sem casca, devido ao excesso de agrotóxicos), orégano, manjericão, alho, cebola,um pouco de azeite e umas gotas de limão, espremidas no momento de comer.


Patê de Berinjelas

Asse as berinjelas, retire as cascas possíveis, bata com sal, óleo de oliva. Para cada 5 xícaras de berinjela assada, 1 xícara de molho de tomate (preparado com tomate, cebola, alho e orégano), e 1/2 xícara de óleo de oliva e 3 colheres de tahine (pasta de gergelim moído).


Vídeos Selecionados:



Substitutos de manteiga e margarina (1).




Substitutos de manteiga e margarina (2).




Substitutos de manteiga e margarina (3).




Substitutos: manteiga vegana: (4).




Substitutos: manteiga vegana: (5).




Substitutos: manteiga vegana: (6).
Com óleo de coco. Derrete no pão.




Substitutos: manteiga vegana: (7). Fácil.



Patê de Cenoura - Receita Vegana.




Como Fazer Patês Veganos.




Patê de Azeitonas.



Patê de Castanhas-de-Caju

Cozer farinha de trigo em água, por 1 hora ou mais, para render 2 xícaras de mingau.
Bater no liquidificador, com 1 xícara de castanhas-de-caju. Pode acrescer algum tempero.

Ter sempre uma boa variedade de temperos e especiarias vegetais. Prefira-os frescos; para isso, programe-se e compre no dia do preparo.


Patê de Cenoura

Para cada 5 xícaras (chávenas, em Portugal) de cenoura cozida use 1 xícara de tempero (molho de tomate, cebola e alho) e 1/2 xícara de azeite. Bata.


Patê de Nozes e Melado
(para pôr no pão)

Ralar a quantidade desejada de nozes ou avelãs, castanhas, etc. Juntar com ½ xícara de melado de cana-de-açúcar e 1 colher (de chá) de gotas frescas de limão. Misturar bem.


Patê de Tofu

Escalde o tofu e escorra bem.
Para cada 5 xícaras (chávenas) de tofu escaldado e escorrido, 1 xícara de palmito temperado com cebola e alho e 1/2 xícara de óleo de oliva. Bata no processador.


Patê de Tomate

Para 5 xícaras de molho de tomate sem pele e temperado (com cebola, alho, orégano ou manjericão), pôr meia xícara de óleo de oliva e usar pão velho ou farinha de rosca, até o ponto de patê.


Outros Patês

Podem-se usar abóboras ou outros vegetais seus preferidos. Improvise com ingredientes frescos, naturais. Para dar consistência, engrosse com alguma farinha integral. Se você tiver uma balança, pese e anote cada ingrediente. Assim, quando tiver aprendido a fórmula certa, pode repeti-la sempre.


Creme de Nozes

Moer a quantidade pretendida de nozes cruas, no liquidificador (batedeira, em Portugal), adicionando óleo vegetal prensado a frio.

Recuse as nozes que tenham fungo ou bolor. Examine cada uma delas. O amendoim é contraindicado, por costumar ter o fungo aflatoxina, que é cancerígeno e também aparece em outros tipos de nozes e castanhas. Examine bem as nozes, uma por uma.


Dica sobre Azeite

Prefira o azeite extra-virgem de oliva, prensado a frio, da primeira espremedura, em embalagens de vidro escuro. O grau de acidez não deve ultrapassar 0,5. Somente uma minoria dos azeites se enquadra nessas condições, atualmente.


Mais Substitutos Veganos

Gelatina - Carne

Ovos - Maionese

Leite


Dicas Sobre Crianças Vegetarianas

Parte 1     Parte 2


Receitas Macrobióticas Veganas

Índice


Home