Imagens de Animais Selvagens - 157


Photos of Animals, Wildlife Pictures


As raposas do Ártico correm grandes distâncias, algumas de mais 2300km, todos os anos, em busca de comida

Description: Arctic fox (Alopex lagopus) in Quttinirpaaq National Park, Nunavut, Canada.

A raposa-do-ártico, também conhecida por raposa-polar, é uma raposa de pequenas dimensões habitante do Hemisfério Norte. Embora alguns classificadores a relacionem ao gênero Vulpes, este animal é considerado atualmente como o único membro do gênero Alopex.

Mede de 70 cm a 1 metro de comprimento e possui 28 cm de altura até os ombros. Pesa de 2,5 a 7 kg. Vive de 3 a 10 anos e atinge a maturidade aos 10 meses.

A pelagem da raposa varia conforme a estação do ano, branca no inverno e castanho-parda no verão. A camada de pelo externo da raposa cobre uma densa e espessa camada de pelo inferior. Tem pequenas orelhas revestidas de pelo que ajudam a reter o calor. As patas são relativamente grandes para evitar que o animal afunde na neve fofa e têm pelo lanudo nas patas que funciona como isolante e antiderrapante. A cauda é pequena, espessa e densa, com até 30 cm de comprimento.

As raposas do Ártico correm grandes distâncias, algumas de mais 2.300km, todos os anos em busca de comida. Acasalam com o mesmo par durante toda a vida. Quando estão procriando, partilham o território com outros casais, geralmente construindo a toca em uma zona abrigada e sem gelo ou entre pedras. Essas tocas são construções complexas, chegando a possuir 250 entradas. Algumas têm sido utilizadas continuamente ao longo da mais de 300 anos. A raposa usa a toca como esconderijo contra o mau tempo, despensa para armazenar sobras de comida, abrigo para as crias ou para se refugiar de predadores. Entretanto, não hibernam nessas tocas. Quando o tempo está muito ruim, escava uma cova na neve, enrosca-se e enrola a cauda à volta dos pés e pernas para se aquecer.

A raposa-do-ártico vive no norte da Europa, da Ásia e da América, na Groenlândia e na Islândia. Encontrada principalmente na tundra ártica e alpina, e também próximo ao litoral.
(Adaptado da Wikipédia)

Source: photo taken by Ansgar Walk.

Date: created August 05, 1997.

Author: Ansgar Walk.

Permission (Reusing this image): see below.

Licensing: I, the copyright holder of this work,
hereby publish it under the following license:

This file is licensed under the Creative Commons Attribution ShareAlike 2.5 License.
In short: you are free to share and make derivative works of the file under the conditions that you appropriately attribute it, and that you distribute it only under a license identical to this one.
Official license.


Próxima (158) - Índice - Anterior (156)


Fonte

www.wikimedia.org


Buscar no Site


Buscar na Web


Home