Imagens de Animais Selvagens - 167


Photos of Animals, Wildlife Pictures


As lhamas foram domesticadas pelo povo inca

Description: Photo d'un lama pris dans les Andes juste à côté du mont Illimani.

A lhama (português brasileiro) ou o lama (português europeu) (Lama glama), do quíchua llama, é um mamífero ruminante da América do Sul, da família dos camelídeos, gênero Lama. É um animal de pelagem longa e lanosa, domesticado para a utilização no transporte de carga e na produção de lã, carne e couro.

A lhama é relacionada com o guanaco, a vicunha e a alpaca. Foram domesticadas pelo povo inca, tendo sido muito importantes para o desenvolvimento desse povo. Vive na cordilheira dos Andes, onde as temperaturas são baixas. Assim, as pelagens servem como proteção contra o frio, além de resguardar o seu corpo de arranhões e outros ferimentos. A lhama é conhecida pelo seu estilo calmo, muitas vezes andando devagar, porém pode se irritar facilmente: por este motivo, foi considerada o oitavo animal mais irritável do mundo, segundo o canal Animal Planet. Quando irritada, ou para chamar a atenção, espirra seu muco na direção do objeto de sua irritação.

A lhama alimenta-se de capim e mato. Estes animais medem de 1,40 a 2,40 metros de comprimento (contando com a cauda, adiciona-se mais 25 cm ao comprimento). Chega a pesar 150 quilogramas. Algumas raças de lhama são criadas para fins estéticos e de companhia, como a raça lhoodle, cujo comportamento se assemelha a cães da raça dos poodles.

As palavras lama e lhama são substantivos uniformes, comuns de dois gêneros, portanto tanto se pode dizer a lhama, o lhama, a lama ou o lama.
(Da Wikipédia, com pequenas adaptações)

Prise en 2005 par User: Anakin.

Licensing:
I, the copyright holder of this work, hereby publish it under the following licenses:
Permission is granted to copy, distribute and/or modify this document under the terms of the GNU Free Documentation License, Version 1.2 or any later version published by the Free Software Foundation; with no Invariant Sections, no Front-Cover Texts, and no Back-Cover Texts. A copy of the license is included in the section entitled "GNU Free Documentation License".

This file is licensed under the Creative Commons Attribution ShareAlike license versions 2.5, 2.0, and 1.0.

You may select the license of your choice.


Próxima (168) - Índice - Anterior (166)


Fonte

www.wikimedia.org


Buscar no Site


Buscar na Web


Home